Nome técnico oficial do autismo: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), segundo o DSM-5 (2013). Definição de autismo: condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos).
O Autismo é classificado como “espectro” porque admite diversos graus de gravidade (como em muitas outras condições médicas). Quadros clínicos leves tem melhores chances de se aproximar ao desenvolvimento normal.
Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada.
O que é o Transtorno do Espectro Autista Trata-se de uma condição que afeta crianças e adultos, que por definição sofrem de dificuldades persistentes na comunicação e interação social, além de apresentarem padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamentos, interesses ou atividades.
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e ...
Longe de ser um simples capricho nosso, usar o termo correto para se referir à condição de nossos filhos significa empatia e respeito para com eles. Portanto, o termo correto é Transtorno do Espectro Autista.
El autismo es un conjunto de trastornos del desarrollo neurológico, reflejados en dificultades para relacionarse y comunicarse, conductas repetitivas…
Visto en estos términos, el síndrome autista es sólo la última expresión de las diferentes alteraciones neuronales que la determinan (Izard & Harris1995). El término autismo (del griego mi mismo) fue introducido en la psicopatología por Bleuler en 1911.
Significa que las imágenes, sonidos, olores, gustos y texturas del día a día que posiblemente tú no notes, son estímulos fuertes (inclusive dolorosos) para las personas con autismo. El lenguaje receptivo y expresivo, así como el vocabulario, pueden representar grandes retos para aquellos con el trastorno.
La realización de un diagnóstico adecuado es difícil para el médico practicante con entrenamiento limitado o poca exposición al autismo, ya que las características de dicho trastorno varían mucho. Una breve observación en un solo medio ambiente no puede presentar un cuadro verdadero de las habilidades y patrones de comportamiento de un individuo.