Anafilaxia Definição: Anafilaxia é uma reação de hipersensibilidade aguda potencialmente fatal, que envolve a liberação de mediadores dos mastócitos, basófilos e recrutamento de células inflamatórias.
O que é: É a forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia), desencadeada por diversos agentes como drogas, alimentos e contrastes radiológicos. Os sinais e sintomas podem ter início após segundos à exposição ao agente ou até uma hora depois.
Os sintomas variam de leves a graves e incluem rubor, prurido, urticária, espirros, rinorreia, náuseas, cólicas abdominais, diarreia, uma sensação de asfixia ou dispneia, palpitação e tonturas. Os sinais de anafilaxia incluem hipotensão, taquicardia, urticária, angioedema, sibilos, estridor, cianose e síncope.
Anafilaxia é uma reação alérgica aguda, com risco de morte, que pode afetar todo o corpo geralmente é provocada por algo ingerido ou injetado.
As reações anafiláticas são reações alérgicas repentinas, generalizadas, potencialmente graves e fatais. As reações anafiláticas começam, frequentemente, com uma sensação de desconforto, seguida por sensações de formigamento e tontura.
36 curiosidades que você vai gostar
As reações anafiláticas são geralmente causadas por:Fármacos (como a penicilina)Picadas de insetos e venenos de animais.Certos alimentos (especialmente ovos, frutos do mar e nozes)Látex.
O que fazer em caso de choque anafiláticoChamar uma ambulância, ligando para o número 192 ou levar a pessoa imediatamente para o pronto-socorro;Observar se a pessoa está consciente e respirando. ... Se estiver respirando, deve-se deitá-la e levantar as suas pernas para facilitar a circulação sanguínea.
O principal tratamento para a anafilaxia é o uso da epinefrina (adrenalina) para contenção da crise. Esse hormônio atua aumentando a resistência vascular periférica, a pressão arterial e a perfusão das artérias coronarianas. Ele também reduz o inchaço e a urticária, sintomas comuns da anafilaxia.
Os medicamentos são uma das principais causas de anafilaxia. Os agentes mais comuns são os analgésicos, anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), antibióticos, bloqueadores neuromus- culares utilizados em procedimentos cirúrgicos e anestésicos locais.
A evolução do choque anafilático pode ser unifásica, bifásica - quando ocorre recrudescimento de suas manifestaçose clínicas em oito a 12 horas após ataque inicial - ou persistente, com duração de cinco a 32 horas.
Os órgãos-alvo envolvidos incluem pele e mucosas (80% a 90% dos episódios), aparelho respiratório (70% dos episódios), trato gastrointestinal (30% a 40%), sistema cardiovascular (10% a 45%) e sistema nervoso central em 10% a 15% dos episódios1(D).
Anafilaxia é uma reação de hipersensibilidade aguda potencialmente fatal, que envolve a liberação de mediadores dos mastócitos, basófilos e recrutamento de células inflamatórias. Anafilaxia inclui sintomas e sinais, isolados ou combinados, que ocorrem em minutos ou em até poucas horas da exposição ao agente causal.
As ações da epinefrina ocorrem por seu efeito alfa-adrenérgico que aumenta a resistência vascular periférica, a pressão arterial e a perfusão das artérias coronarianas ao mesmo tempo em que reduz o angioedema e a urticária, muitas vezes presentes nos pacientes com anafilaxia.
O choque tem diversas causas: Volume de sangue reduzido, função de bombeamento do coração inadequada ou alargamento (dilatação) excessivo dos vasos sanguíneos.
Causas da Anafilaxia
A anafilaxia é uma reação alérgica mais forte, e tem causas mais comuns, como reações a medicações específicas, reações a alimentos (amendoim, por exemplo) e picadas de animais que possuem algum tipo de veneno.
O que se deve fazer num caso de edema da glote inclui:Chamar ajuda médica ligando para o SAMU 192;Perguntar se a pessoa tem algum medicamento para alergia, para que tome enquanto espera o socorro. ... Manter a pessoa preferencialmente deitada, com as pernas elevadas, para facilitar a circulação sanguínea;
Os anti-histamínicos anti-H1 aliviam o prurido e a urticária; os anti-H2 podem potencializar os efeitos dos anti-H1, dando alívio adicional à urticária; corticoides podem prevenir anafilaxia bifásica e protraída; drogas beta-adrenérgicas seletivas, como salbutamol, têm importante efeito broncodilatador.
O efeito da adrenalina é muito rápido, por isso, se o paciente não sentir melhora em menos de 1 minuto, pode-se repetir a dose, utilizando outra caneta.
A adrenalina tem atividades a, ß1 e ß2 potentes(29). A atividade a promove vasoconstricção revertendo a hipotensão; a atividade ß1 aumenta a contratilidade miocárdica, aumentando a pressão arterial e a atividade ß2 promove broncodilatação. Reduz também a liberação de mediadores dos mastócitos e basófilos.
Anafilaxia - sinais e sintomas
O tempo que demoram a surgir os primeiros sinais e sintomas é rápido e a duração pode ser variável, até se administrar o tratamento.
Sintomas de choque anafiláticoDificuldade em respirar com chiado;Coceira e vermelhidão na pele;Inchaço da boca, olhos e nariz;Sensação de bola na garganta;Dor abdominal, náuseas e vômitos;Aumento dos batimentos cardíacos;Tonturas e sensação de desmaio;Suores intensos;
As reações anafiláticas possuem manifestações clínicas mistas, que incluem uma série de sinais e sintomas. Diante de um quadro de reação anafilática com sintomas cardiovasculares, tais como hipotensão, tontura e arritmias, o técnico de enfermagem deve: colocar o paciente em posição de Trendelenburg.
O QUE É O CHOQUE ANAFILÁTICO ? O choque anafilático é uma reação alérgica grave que resulta em intensa queda da pressão arterial e problemas de circulação, dos pulmões e do coração. Nessa situação o paciente corre risco de morte.
Na reação anafilática, os vasos sanguíneos deixam vazar líquido para a área circunvizinha. Como resultado, sua pressão arterial pode cair abruptamente. Como diminui o fluxo sanguíneo, menos oxigênio atinge o cérebro e outros órgãos vitais.
PAPEL PRIMÁRIO DA ADRENALINA
Por meio de efeitos vasoconstritores, previne ou diminui o edema da mucosa da via aérea superior (edema laríngeo), a hipotensão e o choque, alem de possuir importantes efeitos broncodilatadores e efeitos cardíacos inotrópicos e cronotrópicos.
É um exemplo de onda mecânica *?
Quais são os objetivos da governança corporativa?
Qual é a melhor raça de galinha para chocar?
O que eu posso desinstalar do Windows 10?
O que dificulta a pesquisa científica no Brasil?
Porque uma empresa entra em recuperação judicial?
Quem é o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí?
Quando surgiu a divisão do trabalho?
Qual o melhor e mais rápido conversor de vídeo?
Quando a coruja aparece o que significa?
Qual a doença causada pela falta de vitamina E?
Quanto tempo deve durar a contenção mecânica?
O que é carregamento estático?
Quais são os vegetais mais nutritivos?
Qual foi a novela mais longa da Rede Globo?