Em epidemiologia, podemos elaborar dois tipos de indicadores, utilizando coeficientes para mensuração de eventos de prevalência e de incidência. O coeficiente de prevalência expressa a proporção que, em determinado momento, é portadora do evento de interesse em relação ao total.
Destacam-se, como indicadores convenientes, a mortalidade infantil, a mortalidade até cinco anos por doenças diarréicas e a morbidade até cinco anos por doenças diarréicas com base na MDDA – monitorização de doenças diarréicas agudas.
O Objeto Medidas de freqüência de doença esclarece que o principal objetivo da epidemiologia é medir a frequência com que ocorrem os problemas de saúde em populações humanas e que para isso é utilizado as medidas de incidência e prevalência.
As medidas de controle de uma doença ou dano à saúde são organizadas ao redor dos quatro níveis de prevenção básicos: primordial, primária, secundária e terciária.
É calculado dividindo-se o total de óbitos, em determinado período, pela população calculada para a metade do período. Veja: As vantagens desse indicador são a simplicidade de seu cálculo e a facilidade de obtenção de seus componentes. Permite comparar o nível de saúde de diferentes regiões ao longo do tempo.
35 curiosidades que você vai gostar
Para saber como calcular indicadores de desempenho, é preciso conhecer todos os processos e operações de cada área a ser mensurada. Assim, é possível fazer a relação entre tais processos e os objetivos, levantando os números que devem ser levados em consideração.
Exemplos:Passo 1. Examinar a integridade dos dados completos e válidos que compõem o indicador.Passo 2. Examinar a consistência do indicador estimado quanto aos atributos de indivíduo.Passo 3. ... * UAD = último ano disponível. ... Passo 4. ... Passo 5. ... Rede Interagencial de Informação para a Saúde (RIPSA).
Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.
estabelecer medidas preventivas; auxiliar o planejamento e desenvolvimento dos serviços de saúde; gerar dados para a administração e avaliação de serviços de saúde; estabelecer critérios para a Vigilância em Saúde.
Como são classificadas as medidas preventivas? Prevenção primária, secundária e terciária. Período pré-patogênico: - As ações primárias são aplicadas em fases anteriores ao início biológico da doença, e estão dirigidas para a manutenção da saúde.
É definido como sendo a razão entre a incidência entre indivíduos expostos pela incidência entre os não-expostos. É usualmente utilizado em estudos de coorte.
A Vigilância Epidemiológica (VE) do DCCI tem por objetivo a observação e análise permanente da situação epidemiológica das IST, do HIV/aids, das hepatites virais e coinfecções, articulando-se em um conjunto de ações destinadas à promoção, prevenção e recuperação da saúde.
Conclusões: As medidas de freqüência, ou seja, prevalência e incidência, são fundamentais para o estudo da ocorrência das doenças. Apesar de terem qualidades diferentes estão relacionadas entre si e complementam-se neste processo descritivo.
Quais são os indicadores de desempenho mais utilizados?Indicadores de lucratividade. Este é um dos indicadores de desempenho mais utilizados. ... Indicador de eficácia. ... Indicador do valor de ticket médio. ... Indicador de turnover. ... Indicadores estratégicos.
Os indicadores definidos foram agrupados em oito temas: Atenção à situação de crise; Qualificação dos atendimentos grupais; Trabalho em rede; Gestão dos Caps; Educação permanente; Singularização da atenção; Atenção às pessoas com deficiência intelectual; e Uso de medicação.
São indicadores: população; razão entre os sexos; crescimento populacional; taxa de fecundidade; taxa bruta de natalidade; mortalidade proporcional por idade em menores de um ano; esperança de vida ao nascer; índice de envelhecimento, entre outros.
ÍndiceSISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO (SINAN)SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE MORTALIDADE (SIM)SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC)SISTEMA DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES (SIH/SUS)SISTEMA DE INFORMAÇÕES AMBULATORIAIS DO SUS (SIA/SUS)OUTRAS IMPORTANTES FONTES DE DADOS.
Desta maneira, Pereira (2006) subdivide o conhecimento em epidemiologia em três pilares: Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Estatística.
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EPIDEMIOLÓGICO E SUA APLICAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE SAÚDE. ... AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE SAÚDE. ... AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE SAÚDE. ... AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE. ... DESIGUALDADES SOCIAIS, MODELOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE - PSP.
O que é Epidemiologia:
Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos problemas de saúde em populações humanas, bem como a aplicação desses estudos no controle dos eventos relacionados com saúde. É a principal ciência de informação de saúde, sendo a ciência básica para a saúde coletiva.
Existem três tipos de medidas de prevalência:Prevalência pontual ou instantânea: Frequência de casos existentes em um dado instante no tempo (ex.: em determinado dia, como primeiro dia ou último dia do ano).Prevalência de período: Frequência de casos existentes em um período de tempo (ex.: durante um ano).
Para a finalidade deste compêndio, os indicadores de saúde são definidos como medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho de um sistema de saúde.
Para a seleção dos indicadores, sugerimos iniciar pelos seguintes critérios: 1. Deve estar acessível ou ser obtido em curto prazo e sem demandar muito recurso; 2. Deve ter sua utilidade reconhecida por outros atores envolvidos na avaliação.
Outros atributos de um indicador são: mensurabilidade (basear-se em dados disponíveis ou fáceis de conseguir), relevância (responder a prioridades de saúde) e custo-efetividade (os resultados justificam o investimento de tempo e recursos).
Um indicador (taxa, índice) é uma medida em geral quan- titativa dotada de significado substantivo e usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito.
Qual o nome de todos os ossos do nosso corpo?
Qual o efeito colateral do Lacto-purga?
O que escrever em certificações no currículo?
Qual a internet mais rápida do Mundo 2021?
Quais são os tipos de rochas e como eles se formam?
O que significa chamar uma pessoa de lagartixa?
O que é uma paisagem natural e antrópicas?
Quais as principais diferenças morfológicas e produtivas entre taurinos e zebuínos?
Porque o dedo fica preto com anel de ouro?
Como organizar sua lista de leitura?
Como calcular o valor do aviso prévio?
Estou perdendo peso o que pode ser?
Como é feita a análise do leite?
Como formatação figuras e tabelas ABNT?