Está comprovado que o futebol é um meio eficaz para melhorar ou manter a saúde e sua prática desde a infância permite desenvolver não só qualidades físicas senão que também psíquicas e morais. A seguir, um artigo publicado pela FIFA no qual mostra a importância da prática do futebol.
O Brasil é o país do futebol e do café também. Por mais que seja difícil imaginar, essas duas paixões nacionais, tão distintas entre si, têm coisas em comum – e não é só o amor e a admiração dos brasileiros.
Talvez a maneira em que o futebol se expressa mais intensamente no cotidiano do brasileiro, além de si mesmo, é no vocabulário. E de uma maneira como quase ninguém percebe, porque já se tornou corriqueiro. As expressões que nasceram nos estádios foram incorporadas no linguajar comum.
Com base no que foi dito acima, é possível concluir que o futebol é parte integrante da identidade nacional brasileira, de modo que qualquer coisa que se enuncie sobre o nosso futebol já é uma forma de construir discursivamente a identidade do Brasil, principalmente durante uma Copa do Mundo.
A identidade nacional é um conceito que indica a condição social e o sentimento de pertencer a uma determinada cultura. ... É um tema relacionado com a identidade cultural, ou seja, o conjunto das características de um povo, oriundas da interação dos membros da sociedade e da forma de interagir com o mundo.
Além de divertido, o esporte faz bem à saúde. Jogar futebol regularmente melhora a resistência cardiovascular e estimula a circulação sanguínea. Por consequência, reduz o risco de várias doenças, como diabetes e pressão alta.
Médio Atacante, Médio ou Médio-centro ou Meia-armador, Meia de ligação ou Apoiador. O meia-armador ou meia de ligação são considerados os jogadores mais importantes de uma equipe, já que são responsáveis pela criação de lances ofensivos das equipes.
O futebol seguiu sendo fundamental para a sociedade brasileira. Protagonista em mudanças políticas, econômicas, sociológicas e antropológicas. O que acontecia em campo e nas arquibancadas era influenciado pelos rumos do país, mas também ajudava a reger o caminho. Algo que se repete também de maneira tão forte no âmbito cultural.
E era natural que tomasse aqui o caráter particularmente brasileiro que tomou. O desenvolvimento do futebol, não num esporte igual aos outros, mas numa verdadeira instituição brasileira, tornou possível a sublimação de vários daqueles elementos irracionais de nossa formação social e de cultura”.
O sociólogo descreveu a importância do futebol para a história contemporânea do Brasil em 1947. Relacionou a transformação da sociedade desde o início da República, tornando-se cada vez mais urbana, com a incorporação do futebol como paixão nacional a partir de 1895.
A identidade cultural não está distante da definição de identidade, pois ela é a identificação essencial da cultura de um povo. O que um povo produz linguística, religiosa, artística, científica e moralmente compõe o seu conjunto de produção cultural.
Como funciona empresa de intermediação?
Como preparar sinergias de óleos essenciais?
Quais são as capitais mais importantes do Brasil?
Quais os encargos de uma empresa Simples Nacional?
Quais são as principais características da indústria de transformação?
Quais sinais comprovam um quadro de depressão e ansiedade?
Quanto é o juros de 60 milhões?
Como montar um prato saudável para o almoço?
Como se escreve Atividade-meio?
Quantos almirantes o Luffy derrotou?
O que é a recepção no handebol?
Quando ocorre a reação de Maillard?
É possível impugnar a arrematação?
Quem faz Pedagogia pode atuar em quais áreas?
Qual papel usar para colocar dentro da caixa de presente?