De um modo geral, o neoliberalismo agrava a má distribuição de renda, causando efeitos perversos e negativos no cenário social brasileiro. Ou seja, há um aumento ainda mais acentuado da pobreza, desencadeando anda mais violência, discriminação e desigualdade.
No governo Collor, no início da década de 1990, os produtos importados passaram a invadir o mercado brasileiro, com a redução dos impostos de importação. A oferta de produtos cresceu e os preços de algumas mercadorias caíram ou se estabilizaram.
As políticas econômicas de cunho neoliberal, implementadas de forma abrupta, em um curto período de tempo e num espaço marcado pela desigualdade, resultaram em mais pobreza contrariando o consenso dos organismos internacionais de que as reformas econômicas juntamente com a globalização trariam mais emprego e reduziriam ...
Esse processo é resultante do modelo neoliberal, e é a partir dele que a fragmentação dos espaços urbanos acontece, gerando desigualdades sócioespaciais (CUENYA; CORRAL, 2011). ... A interferências dos interesses do mercado torna a acessibilidade aos espaços urbanos mais crítica e complexa (ABRAMO, 2011).
Os neoliberais postulam, portanto, um tratamento específico para o sistema educacional em que parte da responsabilidade administrativa deve recair no âmbito privado. A finalidade seria provocar a competitividade, estimular o mercado da educação e manter a boa qualidade do ensino.
Da perspectiva neoliberal, a educação está submetida a uma visão de mundo nitidamente economicista. ... A educação teria como papel fundamental desenvolver habilidades que permitam ao trabalhador exercer sua função no mercado de trabalho com a competência que a produção exige.
O neoliberalismo é um modelo socioeconômico criado durante a década de 1970, na Europa, e baseado no liberalismo clássico. Em outras palavras, trata-se de uma teoria econômica para orientar as políticas baseadas no capitalismo.
De acordo com Anderson (1995), o neoliberalismo surgiu na Europa e nos Estados Unidos após a II Guerra Mundial onde o capitalismo dominava e foi uma reação contra o Estado intervencionista e de Bem-estar que se operou no campo teórico e político.
Este artigo problematiza as políticas sociais dentro do contexto de advento do neoliberalismo, em que as relações de trabalho tornam-se flexibilizadas, precarizadas e com implicações para a profissão, enquanto classe trabalhadora.
As medidas neoliberais começaram a ser implantadas no Brasil no governo de Fernando Henrique Cardoso, ainda na década de 1990. O presidente FHC, como também é chamado, tirou o Brasil de uma crise econômica que se estendia desde a década anterior, resultado da desastrosa política do milagre econômico, originada na Ditadura Militar.
Na teoria, os liberais defendiam que o liberalismo era a única saída viável para beneficiar a todos (mais ricos e mais pobres), pois essa doutrina permitiria o crescimento econômico e a expansão industrial, fazendo gerar mais emprego e renda.
Como transferir arquivos de usuários para outra unidade?
Como ser um engenheiro genético?
Como acessar os livros do PNLD?
Quais são as provas aceitas no direito brasileiro?
Quais os dois tipos de células que existem?
O que é uma associação de capacitores?
Quais são os cargos dentro de uma igreja?
Quem tem gastrite pode comer bolo de banana?
O quê Palmeiras precisa para se classificar no Paulistão?
Qual direito e violado no ato o tráfico de pessoas?
Quando começa a vigorar a nova lei de trânsito?