De um modo geral, o neoliberalismo agrava a má distribuição de renda, causando efeitos perversos e negativos no cenário social brasileiro. Ou seja, há um aumento ainda mais acentuado da pobreza, desencadeando anda mais violência, discriminação e desigualdade.
No governo Collor, no início da década de 1990, os produtos importados passaram a invadir o mercado brasileiro, com a redução dos impostos de importação. A oferta de produtos cresceu e os preços de algumas mercadorias caíram ou se estabilizaram.
As políticas econômicas de cunho neoliberal, implementadas de forma abrupta, em um curto período de tempo e num espaço marcado pela desigualdade, resultaram em mais pobreza contrariando o consenso dos organismos internacionais de que as reformas econômicas juntamente com a globalização trariam mais emprego e reduziriam ...
Esse processo é resultante do modelo neoliberal, e é a partir dele que a fragmentação dos espaços urbanos acontece, gerando desigualdades sócioespaciais (CUENYA; CORRAL, 2011). ... A interferências dos interesses do mercado torna a acessibilidade aos espaços urbanos mais crítica e complexa (ABRAMO, 2011).
Os neoliberais postulam, portanto, um tratamento específico para o sistema educacional em que parte da responsabilidade administrativa deve recair no âmbito privado. A finalidade seria provocar a competitividade, estimular o mercado da educação e manter a boa qualidade do ensino.
Da perspectiva neoliberal, a educação está submetida a uma visão de mundo nitidamente economicista. ... A educação teria como papel fundamental desenvolver habilidades que permitam ao trabalhador exercer sua função no mercado de trabalho com a competência que a produção exige.
O neoliberalismo é um modelo socioeconômico criado durante a década de 1970, na Europa, e baseado no liberalismo clássico. Em outras palavras, trata-se de uma teoria econômica para orientar as políticas baseadas no capitalismo.
De acordo com Anderson (1995), o neoliberalismo surgiu na Europa e nos Estados Unidos após a II Guerra Mundial onde o capitalismo dominava e foi uma reação contra o Estado intervencionista e de Bem-estar que se operou no campo teórico e político.
Este artigo problematiza as políticas sociais dentro do contexto de advento do neoliberalismo, em que as relações de trabalho tornam-se flexibilizadas, precarizadas e com implicações para a profissão, enquanto classe trabalhadora.
As medidas neoliberais começaram a ser implantadas no Brasil no governo de Fernando Henrique Cardoso, ainda na década de 1990. O presidente FHC, como também é chamado, tirou o Brasil de uma crise econômica que se estendia desde a década anterior, resultado da desastrosa política do milagre econômico, originada na Ditadura Militar.
Na teoria, os liberais defendiam que o liberalismo era a única saída viável para beneficiar a todos (mais ricos e mais pobres), pois essa doutrina permitiria o crescimento econômico e a expansão industrial, fazendo gerar mais emprego e renda.
O que faz a Bolsa subir ou descer?
Qual é o verdadeiro filme de Jesus?
Como são dadas as relações sociais para Max Weber?
Como saber se o sangue é alcalino?
O que acontece quando o nariz está entupido?
Qual correto extender ou estender?
Qual é o significado da palavra encontrou?
Quem usa mais o lado direito do cérebro?
Como escreve finzinho de tarde?
Como funciona o km da rodovia?
O que quer dizer fim de expediente?
Como se joga o jogo da cobrinha?
Quanto posso dar de lance embutido?
Como se faz o jutsu possessão das sombras?