Esse é o principal objetivo da transparência na administração pública: Dar a qualquer cidadão o direito e a possibilidade de ter clareza de como o dinheiro pago nos impostos é utilizado: pagar funcionários públicos, executar obras, quitar dívidas, entre outros usos.
A transparência na gestão pública possibilita a fiscalização da sociedade, além de estender a participação popular na tomada de decisões. Além do aspecto ético e legal sobre compartilhar dados públicos com a sociedade, administrar o poder público de forma transparente se mostra também uma atitude estratégica.
A transparência beneficia a sociedade e o servidor.
Assim, é possível que a população possa avaliar exatamente onde foram empregados os gastos públicos, por exemplo, permitindo que ela seja capaz de avaliar o desempenho do político em que votaram. Esse ponto é extremamente positivo para futuras eleições.
Trata dos procedimentos a serem observados pelo Estado para garantir o acesso a informações previsto na Constituição Federal de 1988. Elaborada pela UFMG em parceria com o Senado Federal explicando os detalhes da Lei de Acesso à Informação.
A transparência permite que o cidadão acompanhe as ações do Estado, analise as informações e exerça o seu direito de fiscalização das contas públicas, favorecendo o crescimento da cidadania, trazendo a publico as informações antes restritas ao órgão.
24 curiosidades que você vai gostar
O principal objetivo do Portal da Transparência é ser uma ferramenta que permita ao cidadão conhecer, questionar e atuar, também, como fiscal da aplicação de recursos públicos. Acreditamos no papel da sociedade na fiscalização do Estado, ou seja, no Controle Social.
O controle social é um complemento indispensável ao controle institucional realizado pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos. Essa participação é importante pois contribui para a boa e correta aplicação dos recursos públicos, fazendo com que as necessidades da sociedade sejam atendidas de forma eficiente.
Transparência não é apenas disponibilizar dados, mas fazê-lo em linguagem clara e acessível a toda a sociedade interessada. Dessa forma, dar transparência é chamar a sociedade para participar dos rumos do Estado, é motivar a decisão tomada e também divulgar todos os atos, salvo as exceções normativas.
A noção de transparência também é utilizada em sentido figurado para fazer alusão à característica de uma pessoa ou organização que não oculta nada (não tem nada a esconder). Uma pessoa transparente mostra-se tal como é e não tem segredos.
A transparência é a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal, a ocultação de alguma fraqueza pessoal, a ocultação de alguma miséria pessoal. Por meio da transparência, a pessoa é o que é, nem melhor e nem pior! A transparência revela tanto o que a pessoa é, como o que a pessoa tem!
A transparência nas relações de trabalho é capaz de gerar mais engajamento dos colaboradores, assim como amplia a confiança nos gestores. De fato, a confiança impacta na produtividade dos profissionais. E isso pode ter resultados nos lucros da sua empresa.
Confira alguns benefícios: Gestão mais respeitada: quando os gestores tomam medidas de transparência dentro da empresa, o trabalho passa a ser mais respeitado por toda a equipe e o fluxo de atividades se torna mais eficiente e sustentável; Confiança entre stakeholders: transparência transmite confiança.
Quando a empresa é conduzida de maneira transparente, os colaboradores passam a confiar mais na gestão. Dessa forma, se favorece também o engajamento com as tarefas do dia a dia e com as metas estabelecidas.
Trata-se de transparência passiva, pela qual qualquer pessoa identificada pode pedir acesso a uma informação específica aos órgãos e entidades da Administração, e por qualquer meio legítimo. Os dois modelos são regulados por leis próprias no Brasil, de forma que passaremos a explicar um pouco melhor sobre elas.
Com a publicação da Lei Complementar 131/2009 – Lei da Transparência, diferentes mecanismos de transparência na gestão pública municipal passaram a ser instituídos em escala local, facilitando o processo de troca de informação com a população. ...
Ao auxiliar no acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos públicos destinados a determinada política pública, o cidadão colabora para uma atividade estatal mais eficiente, eficaz e realmente efetiva.
Utilize a empatia e seja sim transparente, mas isso não quer dizer que tenha que ser uma pessoa franca e direta a todo o momento. Você pode ser transparente e agir com delicadeza ao mesmo tempo, estabelecendo uma relação de confiança e respeito com as pessoas com que você se relaciona.
Por que estar completo em si é fundamental para que um relacionamento seja saudável.
...
Conversem para que os dois estejam de acordo com a total transparência. ... Dê prioridade ao seu cônjuge. ... Nas redes sociais e no trabalho, seja claro sobre seu estado civil. ... Fale sobre tudo, frequentemente. ... Não tenha medo!
A Transparência, como usada na ciência, na engenharia, nos negócios, nas humanidades e em outros contextos sociais, está operando de tal maneira que é fácil para os outros verem quais ações são executadas. Transparência implica abertura, comunicação e responsabilidade.
O princípio da transparência, de acordo com a lei, é a “garantia, aos titulares, de informações claras, precisas e facilmente acessíveis sobre a realização do tratamento e os respectivos agentes de tratamento, observados os segredos comercial e industrial”.
A Lei da Transparência (LC 131/2009) foi criada para divulgar em tempo real a receita e despesas de toda entidade pública (com o prazo máximo de 24h) em um site na internet.
De acordo com o IBGC, a transparência “consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos”. Mas ela não se encaixa apenas no quesito econômico, preocupação de muitas pessoas.
Tipos de Controle Social
Existem dois tipos de controle, o formal e o informal. O controle formal corresponde as leis e regras institucionalizadas, já o controle informal corresponde as normas de conduta social que são reconhecidas e compartilhadas em uma sociedade, como por exemplo crenças, costumes, valores e etc.
A expressão controle social tem origem na sociologia. De forma geral é empregada para designar os mecanismos que estabelecem a ordem social disciplinando a sociedade e submetendo os indivíduos a determinados padrões sociais e princípios morais.
Além disso, esses mesmos mecanismos servem como forma de intervenção diante das possíveis mudanças que porventura venham a se desenrolar no meio social. Nesse caso, as ferramentas de controle social induzem a conformidade do sujeito com a sua nova realidade, seja de forma positiva, seja de forma negativa.
Como identificar a problemática de um texto?
Como saber se uma pessoa viu meu Stories mais de uma vez?
Como falar menos da minha vida?
Quais são os tipos de dígrafos?
Como distribuir tomadas nos cômodos?
Como parar de cobrar as coisas?
Qual a relação entre o ciclo do carbono e o aquecimento global?
O que marca o surgimento da literatura no Brasil?
Como recuperar o nível do Candy Crush?
Estou recebendo muitas ligações de cobrança?
Quantas combinações são possíveis com 8 números?
Como parar de perder tempo com Instagram?
Quanto de proteína preciso para hipertrofia?
Como desvincular redes sociais do e-mail?
Como saber quantas parcelas falta da minha moto Honda?
O que é uma estrofe de um texto?