Os poliquetas são extremamente importantes na avaliação do estado de sanidade do Mar, Estuários e Lagoas Costeiras, não só pela sua abundância nestes ecossistemas, mas também pelas suas respostas aos diferentes tipos de poluição. Os poliquetas (Classe Polychaeta) constituem o maior grupo incluído nos Anelídeos.
Poliquetas (poli = muito e chaeta = cerdas): são animais que se diferenciam dos outros anelídeos por possuírem, principalmente, segmentos que apresentam expansões laterais (parapódios) com grande quantidade de cerdas.
Os poliquetos errantes geralmente são espécies móveis, pelágicas, mas alguns rastejam sob rochas e conchas. ... Como outras espécies da família Amphinomidae, são chamados "vermes de fogo" pois possuem cerdas urticantes, que podem causar não apenas desconforto, mas também infecções.
Anelídeos – Importância ecológica e econômica. As minhocas da classe dos oligoquetas são de grande importância ecológica, principalmente por ser detritívora, ou seja, se alimentam de restos de vegetais e animais mortos, reciclando assim a matéria orgânica.
O verdade papel dos Osedax na degradação de vertebrados marinhos é importante para a tafonomia de vertebrados marinhos. Buracos similares aos feitos por espécies de Osedax tem sido achadas em ossos de pássaros marinhos antigos e plesiossauria, sugerindo que o gênero teve um leque maior de comida.
Algumas espécies apresentam respiração cutânea, outras, no entanto, apresentam respiração branquial. Em muitos poliquetas, observa-se a presença de estruturas chamadas de parapódios, que atuam, entre outras funções, como brânquias.
Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação. ... Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas.
Anelídeos (Filo Annelida) são animais de corpo segmentado que vivem em diferentes ambientes, como água doce e solo úmido. Atualmente são conhecidas cerca de 16.500 espécies, sendo a minhoca a representante mais conhecida. São animais triblásticos, celomados e que apresentam simetria bilateral.
Os parapódios podem ser birremes ou unirremes. ... Os parapódios possuem diversas formas e funções, podendo servir para locomoção, proteção, podem ajudar a criar correntes de água para os organismos que constroem tubos, e podem ainda possuir regiões modificadas em brânquias que auxiliam nas trocas gasosas.
Os poliquetas, de acordo com a forma corporal, possuem protonefrídios ou metanefrídios; podendo também existir os dois tipos combinados.
Podem ser de vida livre (rastejadores ou pelágicos) ou sedentários (cavadores, tubícolas ou perfuradores); porém, nem sempre é possível distinguir o hábito de vida. Muitas espécies de poliquetas são coloridas e algumas são iridescentes.
Muitos poliquetas apresentam parapódios e cerdas bem desenvolvidas, permitindo-lhes rastejar sobre superfícies ou mesmo nadar. Estes são representados pelas famílias Nereididae, Phyllodocidae, Polynoydae, Alciopidae e Tomopteridae.
Predadores das Poliquetas são: Camarão bailarino, Peixe Anjo, Caranguejo, Peixes das espécies de Puffers e outros que ainda não conheço.
Por que alguns homens ficam calvos?
Como é determinado o grau de insalubridade?
Qual a diferença entre desinfecção de alto nível e esterilização?
Quando usar o Double é o float?
Quais as diferenças do tecido epitelial?
Qual é a estrutura de um plano de negócios?
O que foi o comitê de salvação nacional?
O que são produtos verdes exemplos?
Como é feito o corte do freio da língua?
Onde atua o advogado tributarista?
Para que serve o colírio Liris?
Quantos gramas de cianeto mata uma pessoa?
Tem alguém registrado como Lúcifer?