Muitas pessoas sofrem com problemas como depressão, ansiedade e TDAH, além de problemas de cunho puramente emocional, e os jogos eletrônicos ajudam a ocupar o tempo dessas pessoas, além de servir como um foco de atenção.
Os jogos de maneira geral, podem trazer muitas contribuições à formação do aluno, propiciando o desenvolvimento de diversas capacidades cognitivas, afetivas e sociais. Além disso, os jogos eletrônicos proporcionam momentos de lazer e de descontração, fazendo parte das diversas etapas da vida(MAGAGING, 2010).
Os jogos eletrônicos trazem muitos benefícios aos seus usuários, desde que tenham como objetivo principal influências positivas e utilizados corretamente. Eles melhoram o raciocínio, a lógica, a percepção motora, auxilia na tomada de decisão, além de melhorar as estratégias de seus jogadores.
Os jogos têm um papel no desenvolvimento psicomotor e no processo de aprendizado social da criança, através dos jogos é possível exercitar os processos mentais e o desenvolvimento da linguagem e hábitos sociais. ... O jogo é uma atividade própria da criança e esta centrada no prazer que proporciona a ela.
É através do faz-de-conta que a criança realiza sonhos e fantasias, revela conflitos interiores, medos e angústias, aliviando tensões e frustrações. Ao reproduzir os diferentes papéis, de pai, mãe, professor, aluno etc., a criança imita situações da vida real.
INFLUÊNCIAS NEGATIVAS Entre os principais indícios do vício em games pode-se citar: baixo rendimento escolar, não ter o controle sobre a quantidade de tempo de jogo, exclusão social, priorizar o jogo a outras atividades sociais.
Hoje, os jogos eletrônicos são cada vez mais comuns e figuram entre as atividades de lazer predileta de muitas pessoas, o que não necessariamente implica em um problema. Modalidades como a de eSports, com destaque a jogos tais quais Dota e League of Legends, têm virado, inclusive, profissão para alguns de seus membros mais talentosos.
Como tratar quem tem vício em jogos eletrônicos? Passar horas sem realizar quaisquer outras atividades além de jogar, deixar de se reunir com os amigos, isolar-se da família e apresentar comportamentos agressivos quando distante dos games podem ser sintomas de um caso de vício em jogos eletrônicos.
Com o tempo, a tendência é que vício em jogos eletrônicos seja tratado e se torne mais viável, aos poucos, uma reaproximação dos jogos, mas sem uso prolongado.
O diagnóstico do vício em jogos eletrônicos é feito por psiquiatra. O reconhecimento do vício enquanto um dos transtornos presentes no CID-11, desse modo, incentiva que mais médicos se debruçam sobre o tema e proponham métodos de tratamento eficazes para ele.
Como consultar a margem Consignavel do Exército?
Como funciona uma UPA 24 horas?
Como saber a marca da tela do celular Xiaomi?
Qual a idade do Whisky White Horse?
Como funciona o capitalismo resposta?
Qual a hora certa de colher o abacate do pé?
Como melhorar a energia do ambiente de trabalho?
Como funciona o calendário em outras culturas?
Como saber se minha amiga está de olho no meu marido?
Como saber se minha conta está bloqueada judicialmente?
Como saber a diferença de fuso horário?
Como descobrir se tenho alopecia androgenética?
Como consultar o PIS de 1971 a 1988?
É possível ter apendicite duas vezes?
Como colocar música no vídeo do feed Instagram?