A administração de medicamentos na assistência à saúde deve basear-se em boas práticas para promover a segurança do paciente e evitar eventos adversos. O uso dos “certos” foi criado na década de 60, inicialmente como “5 certos” para otimizar a verificação pela equipe de Enfermagem na administração de medicamentos.
Para que ocorra uma administração segura de medicamentos os profissionais da área de enfermagem devem atender a seis certos: 1º medicamento certo, 2º dose certa, 3º paciente certo, 4º via certa, 5º hora e 6º registro certo.
Paciente certo
Dividir as responsabilidades em etapas facilita, e muito, na hora de evitar qualquer erro na administração de um medicamento. Por isso, o primeiro certo está relacionado com a identificação do paciente.
Isso porque a administração correta de medicamentos promove uma melhor assistência ao paciente, causando menos danos a sua saúde e, principalmente, garantindo o seu bem-estar.
A fim de prevenir erros de medicação, enfermeiros comumente utilizam a prática de verificação dos cinco certos, que estão intimamente relacionados, sendo eles: paciente, droga, dose, via e hora certa(7).
44 curiosidades que você vai gostar
É fundamental que seja garantida a segurança ao paciente na administração de medicamentos e, para tanto utiliza-se a regra conhecida como os “NOVE CERTOS”:1 – usuário certo; 2 – dose certa; 3 – medicamento certo; 4 – hora certa; 5 – via certa; 6 – anotação certa; 7 – orientação ao paciente; 8 – compatibilidade ...
São elas:Identificar o paciente corretamente.Melhorar a eficácia da comunicação.Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância.Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto.Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde.
Enteral vem do grego enteron (intestino): são as vias oral, sublingual e retal. Parenteral vem de para (ao lado), mais enteron. Ou seja, uma via que não é a enteral. São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.
Antes da administração o enfermeiro checa o nome do paciente, o nome do medicamento, a dose e a via de administração. A administração é realizada com o rodízio dos locais de aplicação, tendo como objetivo proporcionar maior comodidade e conforto para os pacientes.
Como conversar com um homem frio?
Como se comportar como uma realeza?
Como se formaram os oceanos no planeta Terra?
Como foi feita a divisão das regiões brasileiras?
Qual era o papel dos faraós no antigo Egito?
O que o advogado faz no inventário extrajudicial?
Quando se formou o Canon do Novo Testamento?
O que é o fundo de previdência?
Como conseguir recursos do Finep?
Como fazer uma escala de folga 5x1?
Como foi feito o filme do Jurassic World?
Como funciona o intestino do ser humano?
Como formar uma equipe multidisciplinar?
Onde foi filmado o céu da Meia-noite?