Qual a importância dos 5 certos da enfermagem?

Pergunta de Matheus Pires em 03-10-2025
(72 votos)

A administração de medicamentos na assistência à saúde deve basear-se em boas práticas para promover a segurança do paciente e evitar eventos adversos. O uso dos “certos” foi criado na década de 60, inicialmente como “5 certos” para otimizar a verificação pela equipe de Enfermagem na administração de medicamentos.

O que são os 5 certos da enfermagem?

Para que ocorra uma administração segura de medicamentos os profissionais da área de enfermagem devem atender a seis certos: 1º medicamento certo, 2º dose certa, 3º paciente certo, 4º via certa, 5º hora e 6º registro certo.


Qual a importância do paciente certo?

Paciente certo

Dividir as responsabilidades em etapas facilita, e muito, na hora de evitar qualquer erro na administração de um medicamento. Por isso, o primeiro certo está relacionado com a identificação do paciente.

Qual a importância da via de administração de medicamentos?

Isso porque a administração correta de medicamentos promove uma melhor assistência ao paciente, causando menos danos a sua saúde e, principalmente, garantindo o seu bem-estar.

Quais são os 5 certos?

A fim de prevenir erros de medicação, enfermeiros comumente utilizam a prática de verificação dos cinco certos, que estão intimamente relacionados, sendo eles: paciente, droga, dose, via e hora certa(7).

Quantos CERTOS você usa para administrar medicamentos?


44 curiosidades que você vai gostar

Quais os 9 acertos da enfermagem?

É fundamental que seja garantida a segurança ao paciente na administração de medicamentos e, para tanto utiliza-se a regra conhecida como os “NOVE CERTOS”:1 – usuário certo; 2 – dose certa; 3 – medicamento certo; 4 – hora certa; 5 – via certa; 6 – anotação certa; 7 – orientação ao paciente; 8 – compatibilidade ...

Quais são as 6 metas de segurança do paciente?

São elas:Identificar o paciente corretamente.Melhorar a eficácia da comunicação.Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância.Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto.Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde.

O que é via de administração?

Enteral vem do grego enteron (intestino): são as vias oral, sublingual e retal. Parenteral vem de para (ao lado), mais enteron. Ou seja, uma via que não é a enteral. São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

Qual o papel da enfermagem na administração de medicamentos?

Antes da administração o enfermeiro checa o nome do paciente, o nome do medicamento, a dose e a via de administração. A administração é realizada com o rodízio dos locais de aplicação, tendo como objetivo proporcionar maior comodidade e conforto para os pacientes.



Outras questões

Qual o melhor vinho para quem está de dieta?

Como falar de suas fraquezas em uma entrevista?

Quantos kg de massa magra por mês?

Pode acender vela para os mortos?

O que pode ser dor no osso?

Qual a contra indicação do inhame?

Como acessar Telecine degustação?

Quais são os livros que todos devem ler?

Qual é o pé esquerdo?

Quantas doenças a V10 protege?

O que um canceriano gosta de ouvir na hora H?

Qual a diferença de hipertermia e Hiperpirexia?

O que é método global parcial e misto?

Qual piercing demora mais para cicatrizar?

Pode tocar em cogumelo?

Quem estava certo em Capitão América Guerra Civil?

Faz mal tomar antibiótico uma hora antes?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com