O Triple Bottom Line é um conceito que pode fazer toda a diferença quando colocado em prática. Através dele, a empresa passa a atuar de maneira consciente e responsável, sendo possível conquistar bons resultados e desempenhar um papel relevante para o mundo.
O tripé da sustentabilidade (triple bottom line) é um conceito de gestão sustentável que tem como objetivo ampliar a visão de sucesso de empresas para além do resultado financeiro, unindo à esse primeiro mais dois pilares essenciais: o desenvolvimento ambiental e o social.
O tripé da sustentabilidade envolve três aspectos fundamentais da administração empresarial: Social, Ambiental e Financeiro. Os quais devem interagir harmonicamente a fim de garantir a integridade do planeta e da sociedade durante o desenvolvimento econômico-industrial.
Alguns anos depois (1994), John Elkington criou o Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade. O método incorpora a visão ecológica nas empresas com base em três princípios: People (Pessoas), Planet (Planeta), Profit (Lucro), também conhecido como os 3Ps da Sustentabilidade.
O tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line), criado em 1994, pelo sociólogo e consultor britânico John Elkington, também conhecido como “PPL” (pessoas, planeta e lucro), considera que uma empresa para ser sustentável precisa ser socialmente justa, ambientalmente responsável e financeiramente viável.
25 curiosidades que você vai gostar
Atitudes simples, como poupar energia, economizar água e promover coleta seletiva para reciclagem já fazem toda a diferença. E essas atitudes podem se estender ainda mais buscando parcerias que o ajudem a diminuir a poluição e gerem um ambiente de trabalho mais saudável.
O QUE É TRIPLE BOTTOM LINE
Aliando estes 3 pontos: Ambiental, Social e Econômico, o sociólogo Britânico John Elkington na década de 90, propôs um modelo de organização social, que visa a melhoria ambiental como um todo, para que seja possível economizar recursos naturais e reduzir a poluição de forma geral.
O conceito está alicerçado em três dimensões principais – a social, a ambiental e a financeira –, formando o Tripé da Sustentabilidade. Ou, como o termo é conhecido no ambiente empresarial, o tripple bottom line.
Os três pilares do Triple Bottom LinePeople. Trata-se de todo capital humano de uma empresa que está, direta ou indiretamente, relacionado às atividades desenvolvidas por uma empresa. ... Planet. É capital natural de uma empresa ou sociedade. ... Profit. É resultado econômico positivo de uma empresa.
A imagem do tripé é perfeita para entender a sustentabilidade. No tripé estão contidos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, que devem interagir, de forma holística, para satisfazer o conceito. Sem estes três pilares a sustentabilidade não se sustenta.
A sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações adotadas por companhias com o objetivo de operar de maneira mais consciente. São negócios que levam em sua essência, metas sustentáveis e socialmente responsáveis, aliadas às melhorias da sociedade e de acordo com o cenário corporativo em que estão inseridas.
Social - Refere-se ao tratamento do capital humano de uma empresa ou sociedade. Ambiental -Refere-se ao capital natural de uma empresa ou sociedade. Financeiro - Trata-se do lucro. É o resultado econômico positivo de uma empresa .
Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.
A sustentabilidade social implica em gerar renda sem perder o foco na redução das desigualdades sociais, com o propósito de melhorar a qualidade de vida da sociedade.
É possível melhorar o ambiente mudando hábitos do cotidiano. Se você seguiro roteiro abaixo, também pode colaborar.Economize água. ... Prefira produtos biodegradáveis. ... Procure alimentos orgânicos. ... Consuma menos carne. ... Não crie animais silvetres. ... Cultive áreas verdes. ... Diminua o uso de embalagens.
Responsabilidade social é um conjunto de práticas que beneficiam o meio social. Ações que uma pessoa ou empresa adotam e trazem algum benefício à sociedade. Pode ser através de proteção ao meio ambiente, educação da comunidade local, incentivo à prática esportiva ou mesmo pequenos gestos no dia a dia.
O tripé da sustentabilidade é um conceito que engloba os resultados de uma organização considerando três pilares, social, ambiental e financeiro. Isto é, o triple bottom line visa não somente os resultados de uma organização, mas também o impacto que ela causa no meio ambiente e na comunidade na qual está inserida.
Nenhuma das três dimensões centrais (a econômica, legal, ou ética) deve ser considerada como mais importante ou significante comparada com as outras.
O desenvolvimento sustentável é necessário para a manutenção das diferentes formas de vida da humanidade, assim como para a garantia de oferta de recursos ambientais para as próximas gerações.
Pontualmente, o pilar econômico nos remete a lucro e produtividade. No entanto, este vai além da relação financeira do setor empresarial, que deve ser capaz de produzir, distribuir e oferecer produtos e serviços de qualidade e eficientes, apostando em concorrência justa.
Os principais benefícios da Sustentabilidade Ambiental para a sociedade são:aumento da qualidade de vida;melhora da economia;preservação do meio ambiente e dos recursos naturais;diminuição da ocorrência de desastres ambientais.
Atualmente, essa ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente harmoniosa.
O Triple Bottom Line é um conceito de gestão que preza pela sustentabilidade de forma ampla nas empresas.
...
É preciso exercer responsabilidade e boas práticas diante dos funcionários e também estender essa atuação à comunidade.flexibilidade;remunerações justas;benefícios;inclusão e diversidade;suporte.
Tripé da Sustentabilidade
São eles: social, ambiental e financeiro. De acordo com o conceito, esses três aspectos devem sempre interagir de forma harmônica na direção de um negócio, garantindo a integridade do planeta e da sociedade durante seu crescimento econômico.
Evitar o desperdício de água ao lavar carros e calçadas, fechar a torneira ao escovar os dentes, separar o lixo, utilizar menos energia elétrica, entre outras atitudes, são práticas sustentáveis que podem ser adotadas e utilizadas no dia a dia.
Como se chama o amor de casal?
Como retirar o requerimento do Detran?
Como jogar com 23 números na Lotofácil?
Qual é o barulho da onça pintada?
Como solicitar função crédito no Banco Inter?
O que é ser um líder inovador?
Como fazer primeira Carteira de Trabalho?
O que se entende por estabelecer limites?
Quantas horas de ônibus do Rio de Janeiro até Manaus?
Como ganhar dinheiro com o jogo Tibia?
Como fazer pagamento da Coelba pela internet?