O multiculturalismo, como campo teórico, se constitui numa tentativa de compreender o processo de construção das diferenças dentro da diversidade cultural que se apresenta em sociedades plurais. Trata-se, portanto, de um currículo de caráter inclusivo e emancipatório, traçado entre lutas e reivindicações.
Consiste em um estudo das questões culturais que perpassam na escola, no tratamento didático- metodológico com as diferenças, e no reconhecimento da diversidade cultural como parte integrante do contexto escolar de saberes e práticas docentes.
O currículo tem historia, produz identidades transmite visões. O objetivo central do currículo é, garantir a aprendizagem do aluno em uma perspectiva multicultural e valorizando o conhecimento que o alunos traz a escola, em sua realidade e vivências.
O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. ... A ideia de um grupo multicultural pressupõe que os grupos culturais estariam interligados, em função do contato que as culturas têm entre si.
O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.
44 curiosidades que você vai gostar
Uma das principais características do multiculturalismo é que tende a combinar elementos de diversas culturas em uma nova e diferente expressão cultural.
O Multiculturalismo é a teoria que defende a valorização da cultura dos diversos grupos que compõem a humanidade, que defende que ser diferente não significa ser nem melhor nem pior do que ninguém, que é contra a uniformização ou padronização do ser humano, que valoriza as minorias e suas especificidades e que entende ...
O multiculturalismo favorece a mudança nas relações vividas pelos indivíduos, inserindo dentro do contexto as questões como identidade, diferenças de classe, gênero e etnia, entre outros.
O Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas e de etnias que ocorre no território do país. Trata-se da miscigenação de culturas que ocorre no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa ao país. Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade cultural.
Uma sociedade multicultural é aquela que, em um mesmo território, abriga povos de origens culturais distintas entre si. As relações entre esses grupos podem ser aceitação e tolerância ou de conflito e rejeição.
Como articular currículo e multiculturalismo? ... Os professores devem discutir sobre as questões voltadas ao pluralismo cultural, entre outras questões como diversidades racial, étnica e sexual, enfim, discutir sobre as diferenças as quais os seres humanos possuem.
A questão do multiculturalismo deve ser levada para discussões dentro de sala de aula para criar um ambiente que aceite melhor as diferenças e assim despertar problematizações como as questões de racismo e preconceito entre os alunos, além de poder avaliar e entender o propósito cultural ou político envolvido, ...
Por ser o currículo um dispositivo educativo que representa uma hibridização de conhecimentos e valores éticos, culturais e sociais, ele precisa ser proposto pelo trabalho pedagógico, uma vez que educação e currículo devem ser vistos e considerados como ferramentas indispensáveis ao desenvolvimento do processo social e ...
O multiculturalismo na escola pode ser entendido como possibilidade de inclusão de todos à educação, independente das diversidades e dos grupos minoritários, geralmente excluídos e marginalizados. Um currículo ampliado abrangerá as necessidades dos grupos minoritários e reconhecerá a singularidade dos indivíduos.
A escola precisa estar sempre preparada para reflexão que possibilite aos envolvidos com a educação, compreenderem as implicações étnicas e assim possam respeitar e promover as diferenças proporcionando para que ocorra cada vez mais o respeito pelos direitos humanos e a valorização da diversidade.
Para melhor compreensão Santos, (2006) define o multiculturalismo como um reconhecimento efetivo e respeitoso das outras culturas. E tudo para ser exitoso, se começa pelo respeito, um princípio essencial na construção do processo escolar. tem buscado a construção de um currículo emancipatório e independente.
O Brasil é um país multiétnico, formado por uma vastidão de povos e culturas diferentes. Essa mistura resultou num país com enorme diversidade cultural. A diversidade cultural brasileira deriva da intensa e complexa diversidade étnica.
Ênfase especial é dada às relações branco-negro e à produção de culturas negras na América Latina, África e, em geral, diáspora africana. Porém relações étnicas e raciais em outras partes do mundo também são contempladas.
No Brasil, os povos indígenas, os europeus e os africanos foram os primeiros grupos que atuaram na formação da cultura nacional, conferindo à sociedade brasileira muitos de seus valores, tradições e manifestações artísticas. Esse encontro fez do Brasil um país multicultural.
Assim também, o multiculturalismo pode possuir uma lado negativo, obscuro – não em decorrência de seus objetivos, mas por ter o fator humano agregado. As pessoas não conseguem olhar por cima dos ombros de sua própria cultura e julgar o próximo com a régua da cultura dele e não da sua.
Trata-se de um texto teórico baseado em uma revisão de literatura que foca os diferentes tipos de multiculturalismo: Multiculturalismo Conservador, Multiculturalismo Liberal ou Humanista, Multiculturalismo Liberal de Esquerda e o Multiculturalismo Crítico ou Intercultural.
Multiculturalismo, ou pluralismo cultural, é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo; porém, alguns países europeus advogam discretamente a adoção de uma política multiculturalista.
Conforme Mclaren (1997) o multiculturalismo estaria sustentado em quatro vertentes: o conservador; o liberal por ingenuidade; o liberal de esquerda e o multiculturalismo crítico.
O desafio de um multiculturalismo prescritivo está na dificuldade em compatibilizar a reivindicação de uma diferença que é um valor para o coletivo e, ao mesmo tempo, combater as relações de desigualdade e de opressão que se constituíram exatamente a partir dessas diferenças.
Conforme exposto podemos considerar que a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas discussão de diferentes saberes no ambiente escolar, através do conteúdo cultural podemos exemplificar vários temas,nas diferentes disciplinas do currículo escolar.
Quais as consequências das irás?
Qual é o melhor esporte para perder barriga?
Quais os benefícios da Lei Geral das Micro e pequenas empresas?
Quando acabou o câmbio Powershift?
Como transformar cinzas em adubo?
Quais documentos são válidos como identidade?
Quanto custa para validar um diploma nos EUA?
Quanto tempo dura o gas helio no balao?
Como é feito o prensado paraguaio?
Quais são os dois nomes pioneiros da arte contemporânea brasileira?
Quantas pessoas para beber 50 litros de chopp?
Qual é a relação neurológica da experiência religiosa?
Pode tomar a clara do ovo crua?
O que significa o símbolo da águia?
Quais são os fluxos de informações?