É um índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para medir e comparar a experiência de cárie dentária em populações, seu valor expressa a média de dentes cariados, perdidos e obturados em um grupo de indivíduos.
O índice CPOD, formulado por Klein e Palmer, em 1937, é usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar a prevalência da cárie dentária em diversos países. A sigla CPO tem origem nas palavras "cariados", "perdidos" e "obturados", e o D indica que a unidade de medida é o dente 20,21.
CPO-D. Quando a unidade de medida é o dente temos o índice CPO-D, ou seja, Dentes 'Cariados, Perdidos e Obturados. Ainda que a denominação mais correta, neste último caso seja "Restaurado", para efeitos do índice se mantém a inicial "O" como uma concessão à sua melhor sonoridade.
No Brasil, quatro levantamentos epidemiológicos em saúde bucal de base nacional foram conduzidos nesta faixa etária e evidenciaram um declínio de 58,2% no índice CPOD aos 12 anos no país, no período 1986-20033-6. Os valores foram 6,65 em 1986; 4,; 3, e 2,.
Os índices mais utilizados para medir a freqüência da cárie dentária em po- pulações são o CPO-D, para dentes perma- nentes, e o ceo-d, para dentes temporários.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que em levantamentos epidemiológicos que investigam a cárie dentária, a idade índice de 5 e 12 anos devem ser utilizadas.
Os índices mais utilizados para medir a freqüência da cárie dentária em po- pulações são o CPO-D, para dentes perma- nentes, e o ceo-d, para dentes temporários.
Para o cálculo, deve-se quantificar o número total de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados e dividir pelo número de indivíduos examinados (geralmente aos 12 anos). Além disso, deve-se planejar um estudo piloto, a fim de testar a metodologia a ser empregada.
Estima o risco de ataque da cárie dental à dentição permanente. A idade de 12 anos é adotada internacionalmente como parâmetro básico para uso do indicador.
Dados do Ministério da Saúde confirmam que 88% da população brasileira tem cárie. Cerca de 60% das crianças de cinco anos têm ao menos uma cárie e a média de dentes permanentes cariados em crianças de 12 anos é de 2,8.
Como receber um passe no basquete?
Qual o melhor conversor digital para TV analógica?
Como tratar úlcera no olho do cachorro?
Como conseguir cesta básica gratuita 2021?
Como arranjar emprego na Coreia do Sul?
Como ganhar bolsa integral no Prouni?
Como gelar uma lata de cerveja em 3 minutos?
Como comprar pacote de internet da Vivo diário?
Como garantir um ambiente ocupacional com qualidade?
Como encantar um homem por mensagem?
Como lidar com a dependência emocional psicologia?
O que fazer com a culpa de ter traído?