Proporcionar às crianças momentos para brincar e explorar o espaço garante não apenas o desenvolvimento físico, mas também emocional e cognitivo. Incentivar o movimento corporal na Educação Infantil é crucial para que bebês e crianças aprimorem a noção espacial e a autonomia sobre o próprio corpo.
Pelo movimento a criança conhece mais sobre si mesma e sobre o outro, aprendendo a se relacionar. O movimento é parte integrante da construção da autonomia e identidade, uma vez que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância.
O corpo é uma forma da criança expressar a sua individualidade, reconhecer a si mesma e perceber as coisas que a cerca. O movimento, como fora visto e vivenciado, ajuda a criança a adquirir conhecimento do mundo que a rodeia através do seu corpo, de sua percepção e sensações.
O movimento do corpo humano, desde a prática de exercícios físicos regulares, até simples atitudes no dia a dia, podem salvar sua qualidade de vida. Conforme foi descrito logo acima, se movimentar ajuda a melhorar todo o corpo. Desde o funcionamento dos órgãos, até a melhora das funções cognitivas e mentais.
“O indivíduo age no mundo através de seu corpo, mais especificamente através do movimento. É o movimento corporal que possibilita às pessoas se comunicarem, trabalharem, aprenderem, sentirem o mundo e serem sentidos”, aponta. ... “Sabem pouco sobre o movimento, a voz, sobre usar o corpo nas relações.
42 curiosidades que você vai gostar
Segundo a BNCC, através do campo de experiência do corpo, gestos e movimentos, as crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções do seu corpo. Com isso, elas desenvolvem, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que oferece risco à sua integridade física.
OUTRAS SUGESTÕES:Criar um corpo humano usando o tangram-Traços, sons, cores e formas.Nomear as partes do corpo oralmente e apontá-las em esquema corporal previamente montado- Escuta, fala, pensamento e imaginação.Observar o corpo no espelho e nomear oralmente suas partes - Corpo, gestos e movimentos.
Cabe à escola proporcionar possibilidades de o educando utilizar o corpo e o movimento como formas de interação social, relação interpessoal e conhecimento do mundo, garantindo que a aprendizagem se concretize no corpo e pelo corpo.
Os campos de experiência da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) têm como objetivo o desenvolvimento da criança e a centralização do aprendizado no aluno. A BNCC, em fase de implementação, define as diretrizes para o campo da educação básica brasileira.
A partir de vivências, erros e descobertas, a aprendizagem se torna mais consistente e significativa para a vida das crianças. Assim, elas adquirem não apenas conteúdos teóricos, mas também desenvolvem importantes habilidades e competências socioemocionais que contribuem para a sua formação integral.
Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.
Dos campos de experiência na educação infantil, esse se caracteriza por estimular bastante as crianças. Isso porque elas passam a se relacionar melhor com o corpo por meio de brincadeiras e outras atividades desenvolvidas na escola.
Um movimento corporal saudável com o próprio corpo e seu uso na aprendizagem são práticas que deveriam ser cultivadas por toda a vida escolar. O uso do corpo permitirá que essa lembrança seja prazerosa e a criança poderá contar com um aprendizado significativo.
A habilidade EF01CI02 consiste em: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
Objetivos de aprendizagem: Identificar e nomear as partes do corpo como: cabeça, tronco e membros. Representar graficamente a cabeça, localizando nelas suas pates e associando suas funções.
Convide todo o grupo para sentar no tapete da sala. Conte para as crianças que vocês irão conversar sobre as partes do corpo e descobrir o que é possível fazer com mãos, pés, boca, cabeça, dentre outras, por meio de algumas brincadeiras com imagens, vídeos e músicas.
O movimento é percebido como uma linguagem, o que implica uma cultura corporal, definida como tudo que o homem pode expressar através do corpo. Dessa forma, são conteúdos específicos da Educação Física os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes e as lutas.
Manter-se ativo produz inúmeros benefícios, dentre os quais os mais visíveis são a prevenção (e cura) de diversas doenças, emagrecimento, aumento da resistência física e da autoestima, alívio do estresse e o fortalecimento da musculatura, evitando dores nas articulações.
O aumento da massa óssea e muscular, assim como da força e flexibilidade muscular, garante a prevenção de osteoporose e sarcopenia, ao mesmo tempo que suporta a coluna vertebral e músculos em geral. Ser ativo também ajuda a prevenir quedas e fraturas na terceira idade.
Como eu faço água aromatizada?
Como colocar fórmula de moeda no Excel?
Quantos litros cabem em um dm3?
Como ligar uma mesa de som em uma caixa amplificada?
É possível transformar uma empresa limitada em MEI?
Qual é a representação decimal?
Como funciona conversor digital para TV?
O que significa dizer que um curso e diurno?
Como transformar minha empresa em uma holding?
Como lançar notas e faltas na SED?
O que acontece com um fuzileiro naval depois de formado?
O que é preciso para ser um assistente social?
Como mudar o sinal de uma fração?
Como é o contrato de advogado associado?
Como funciona curso de graduação à distância?
Como criar um CNPJ para startup?
Como usar o limite crediário do cartão de crédito?