A interdisciplinaridade constitui-se uma forma de estruturar e organizar maior quantidade de conhecimento de abrangência, facilitando a compreensão de múltiplas causas que afetam determinada realidade. Ela se torna importante, uma vez que unifica a forma de ver o sujeito atendido.
O principal objetivo da interdisciplinaridade é conferir ferramentas para enriquecer a visão de mundo dos alunos. A partir dessa abordagem, indivíduos de todas as idades compreendem que um mesmo fato ou tema pode ser observado e estudado a partir de diferentes pontos de vista.
Nas práticas interdisciplinares o assistente social pode aprimorar seus conhecimentos, já que a complexidade da realidade que enfrenta não poderá ser compreendida e transformada sem aperfeiçoamento permanente e olhos bem abertos para tudo aquilo que se passa à sua volta.
A atuação multiprofissional trás consigo inúmeros benefícios para o idoso, como: melhor controle alimentar e controle do peso, diminuindo fatores de risco para doenças do coração, reabilitação de doenças musculares e articulares, atividade física com melhora do condicionamento físico, assistência as questões sociais e ...
A importância da interdisciplinaridade na educação
A interdisciplinaridade garante interação entre os alunos, seja entre eles ou com o professor. Além disso, o trabalho interdisciplinar permite a experiência e o convívio grupal.
38 curiosidades que você vai gostar
A grande vantagem é a quantidade de informações e vivencias que o aluno terá com a diversividade de conhecimentos a sua disposição, e uma desvantagem é a fragmentação do conhecimento passado, pois não há tempo sulficiente para absorveção das mesmas.
Dentre as desvantagens, a situação gira em torno de profissionais mal formados e despreparados para trabalhar interdisciplinaridade. Segundo Paviani (2008) o professor tem o papel explicito de intervir e provocar nos alunos avanços que não ocorreriam espontaneamente.
A equipe multidisciplinar
O tratamento realizado por uma equipe multidisciplinar confere uma abordagem integral, porque o paciente estará envolvido com profissionais de diversas áreas que poderão fazer um trabalho integral, auxiliando nos aspectos – biológicos, psicológicos, sociais e outros.
Equipe interdisciplinar é formada por vários profissionais de diversas áreas da saúde que trabalham em conjunto, muitas vezes coordenada por um médico, permitindo atendimento global de acordo com as necessidades dos pacientes.
São elas: a vertente humanista, a vertente da complexidade e a vertente social crítica.
É por isso que no entendimento de Gattás et al (2006) a interdisciplinaridade é vista como: Uma postura profissional que permite transitar o “espaço da diferença” com sentido de busca e de desvelamento das diferentes formas de se abordar a realidade.
Consideramos, então, a Interdisciplinaridade como um conceito de análise porque trata de como o assistente social utiliza ou incorpora esse conhecimento à sua prática profissional, e como acontece a relação e encontro com outros sujeitos profissionais.
Serviço Social e Interdisciplinaridade Aproximações entre o Serviço Social e a Interdisciplinaridade: A interdisciplinaridade se manifesta na profissão por meio da interlocução com outras fontes de conhecimento, como a psicologia, a sociologia e o direito e em ações práticas.
A interdisciplinaridade constitui-se uma forma de estruturar e organizar maior quantidade de conhecimento de abrangência, facilitando a compreensão de múltiplas causas que afetam determinada realidade. Ela se torna importante, uma vez que unifica a forma de ver o sujeito atendido.
A interdisciplinaridade, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”.
Enquanto uma atividade interdisciplinar integra diferentes áreas do conhecimento com um objetivo comum, em um projeto multidisciplinar, ainda que haja um tema que norteie todo o planejamento, cada componente curricular traz o conteúdo para dentro do seu contexto.
A interdisciplinaridade é uma forma de ensino, e ocorre quando se relacionam os conteúdos de diferentes disciplinas, para estudar um tema com o objetivo de capacitar o aluno, e aplicar os conhecimentos específicos de cada área na análise e verificação desse tema.
A atuação conjunta proporciona diversos benefícios ao paciente, nos principais pilares do envelhecimento com saúde e qualidade de vida ao longo de todo o processo do envelhecimento biopsicosocial, com melhor controle e diminuição de fatores de riscos para diversas doenças.
Quando bem-estruturada, a equipe multidisciplinar de saúde pode ser usada como estratégia para tornar o atendimento mais qualificado, efetivo e seguro para o paciente. Além disso, é possível promover diferentes ações que resultem em benefícios clínicos, humanísticos e econômicos para a instituição.
A avaliação investiga questões cognitivas e funcionais através de testes específicos como o Mini exame do estado mental, teste de fluência verbal, teste de equilíbrio (Time up and go), escala de depressão geriátrica, avaliação social, estado nutricional entre outros.
A análise das respostas desses professores e professoras revelou que as principais dificuldades são: falta de tempo para se reunir com os colegas, pesquisar e se dedicar a leituras; a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas; as dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ...
A interdisciplinaridade é dita como a conectora entre os saberes, promovendo um diálogo por copropriedades entre as disciplinas. A transdisciplinaridade também almeja promover uma conexão, porém é um conceito diferente que visa um estudo homogêneo que ultrapassa as disciplinas escolares.
A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo. Ela implica na articulação de ações disciplinarares que buscam um interesse em comum.
Os autores pontuam, ainda, quatro obstáculos que a interdisciplinaridade enfrenta nesse campo: a tradição positivista e biocêntrica; os espaços de poder que o encastelamento disciplinar propicia; a falta de comunicação entre as instituições de ensino e pesquisa; as dificuldades próprias à interdisciplinaridade - ...
A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas tornando o conhecimento mais significativo, mais amplo e mais útil ao aluno. A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas.
Como tirar cheiro de tinta de porta de madeira?
Como saber se é um Golden Retriever?
Como usar o Print Screen no notebook Samsung?
O que fazer para tirar cheiro de queimado da cozinha?
Como focar para aprender inglês?
Como usar leite para tirar o Chumbado do cabelo?
Como saber se o cachorro é de raça pastor alemão?
Como fazer a higiene íntima feminina?
Como usar o aparelho Dermotonus?
Como tirar o cheiro de naftalina de roupa sem lavar?
Como usar Prezi offline grátis?
Como saber se a pessoa precisa usar óculos?
Como ligar para caixa postal da Claro?