A divulgação da cultura indígena pode sensibilizar a população para a importância de viver de forma sustentável e, assim, utilizar práticas conservacionistas e transmitir para as futuras gerações o conhecimento adquirido por esses povos. A valorização da cultura indígena é um dever de todos os países do mundo.
A Constituição de 1988 estabeleceu que os direitos dos índios sobre as terras que tradicionalmente ocupam são de natureza originária. ... Deve ser respeitada a sua autonomia, e os lucros, os ganhos dali provenientes devem ser geridos autonomamente pela população indígena.”
Compete à União demarcar as terras, proteger e fazer respeitar todos os bens indígenas. Nesse sentido, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem trabalhado para preservar os locais sagrados indígenas - patrimônio material - bem como a cultura, os ritos e tradições - patrimônio imaterial.
Conhecimento em prática A sede pelo conhecimento e o interesse em reavivar suas tradições, levam os alunos a quererem se infiltrar no universo do sagrado. Falar sobre os ritos, muitas vezes envolve desvendar segredos guardados apenas pelos anciãos.
Esses são elementos fundamentais para que uma população se reconheça como sociedade, como uma nação. Sendo assim, preservar a cultura ajuda a manter as tradições para que os habitantes de uma região se reconheçam nas manifestações criadas e mantidas de forma espontânea.
Modo de vida. Um outro costume que os índios tem de diferente de nós, é o modo de viver deles: vivem da caça, da pesca e coleta de vegetais silvestres, obedecendo aos ciclos de atividades de subsistência da Floresta Tropical: chuvas, enchentes, estiagem e seca.
Para o escritor indígena Daniel Munduruku, o mais importante é que os índios tenham liberdade para decidir. "Eles podem utilizar a tecnologia para mostrar sua arte e falar de seus problemas, além de ir estudar na cidade, mas o isolamento também pode ser uma escolha", ressalta.
A melhor maneira de aprender a cultura indígena é pelo contato direto com povos indígenas ou por meio de estudos antropológicos desenvolvidos por indigenistas (pesquisadores que se dedicam a entender a cultura indígena).
Antes da colonização, os índios que habitavam o território (hoje denominado Brasil) tinham uma cultura similar em alguns pontos, tais eram: organização social baseada no coletivismo; ausência de política, Estado e governo; ausência de moeda e de trocas mercantis; religiões politeístas baseadas em elementos da natureza; e ausência da escrita.
Como instalar app externo na Smart TV LG?
Como usar manjerona e manjericão?
Como não perder a qualidade do vídeo no Twitter?
Como usar o Hair Protector Truss?
Como instalar o Hyper-v no Windows 7?
Como usar o Google Tradutor offline?
Como usar o Google Tradutor no tinder?
Como instalar aplicativos novos em Android antigo?
O que fazer quando se engasgar com a própria saliva?
Como colocar o tradutor no WhatsApp no iPhone?
Como usar o Docs para transcrever áudio?
O que é e como funciona o Google Cloud?