As ferrovias transportam cargas que em sua maioria são matéria-prima para aparatos básicos da sobrevivência humana. Por isso, elas têm forte participação tanto na economia nacional quanto mundial, consequentemente tornando o mercado brasileiro mais competitivo.
O surgimento do transporte ferroviário esteve estritamente ligado à Revolução Industrial (século XVIII e XIX), sendo este um dos principais inventos daquela época, juntamente com a máquina de tear movida a vapor. O meio de transporte emergiu na Europa, mais precisamente, na Inglaterra, no século XIX.
O objetivo de construção das ferrovias era agilizar o escoamento da produção de café, diminuindo o tempo de transporte entre os locais de produção e os portos de onde a mercadoria era exportada. As ferrovias eram uma das condições gerais de produção necessárias ao crescimento econômico do país.
O modal ferroviário tem uma importância considerável para o mercado brasileiro, pois através dele é possível transportar um volume expressivo de cargas por longas distâncias. ... É a melhor opção para produtos que exijam um transporte rápido, como por exemplo, produtos eletrônicos.
Vale destacar, ainda, que a malha ferroviária é a principal responsável pelo abastecimento dos portos nacionais, contribuindo para a exportação de insumos agrícolas, minérios, milho, grãos e soja, os quais resultaram em US$ 210 bilhões para o Brasil em 2020, o equivalente a 14,6% do PIB.
45 curiosidades que você vai gostar
As principais vantagens do transporte ferroviário são: grande capacidade no transporte de cargas e passageiros; maior economia que o rodoviário; possuir diversas opções energéticas (vapor, diesel, eletricidade);
É perceptível os danos que a construção de uma ferrovia traz no ambiente, devido a via se estabelecer em áreas florestais, reservas indígenas, habitat de animais silvestres e de microrganismos vivos.
A produção de café no Brasil se intensificou por volta de 1820. Entre as décadas de 1830 e 1840, ele ficou em primeiro lugar entre os produtos exportados pelo país. O transporte de mercadorias nessa época era realizado com a ajuda de burros e carroças.
Garantiu o acúmulo de capitais para a urbanização de algumas localidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e cidades do interior paulista, além de prover inicialmente os capitais necessários ao processo de industrialização do país e criar as condições para o desenvolvimento do sistema bancário.
Quais são as três espécies de improbidade administrativa de acordo com a Lei 8.429 92?
Como fazer a limpeza de um curativo?
Quais são os recursos não renováveis?
Como saber se o risco é pequeno médio ou grande?
O que diz o artigo 205 do Código Civil?
O que é paráfrase de um texto?
O que é betume na construção civil?
Quanto tempo demora para sair o número do CREA?
Quais são os tipos de decisões na administração?
Como cobrar de alguém um dinheiro de forma educada?
O que é fecundação interna e externa?
Qual o valor da entrada para financiar um imóvel?
Quais são os três tipos de redação?
Para que serve a massa corrida?