A leitura é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios.
A leitura desenvolve a concentração, o foco seletivo e a imaginação, ajudando a manter o cérebro saudável e jovem. Além disso, também melhora a memória e ajuda a prevenir o Alzheimer.
Interpretar dados e fatos, organizar o pensamento, formular sínteses e encadear ideias são habilidades importantes que se desenvolvem com o hábito da leitura e que, por consequência, aprimoram a escrita. Você também pode aperfeiçoar o seu estilo conforme o tipo de livros que lê.
Atribui-se à leitura um valor positivo absoluto: ela traria benefícios óbvios e indiscutíveis ao indivíduo e à sociedade – forma de lazer e de prazer, de aquisição de conhecimentos e de enriquecimento cultural, de ampliação das condições de convívio social e de interação.
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.
25 curiosidades que você vai gostar
Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento.
A leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. Dessa forma, o aluno adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento. Além de questionar e formular argumentos bem fundamentados.
Conheça 5 dos principais benefícios da leitura constante Aumenta o foco e a concentração. Fortalece o pensamento crítico. Exercita o cérebro. Estimula a criatividade. Aprimora a escrita.
3 A Literatura proporciona o aprendizado, de uma forma lúdica e segura, ao mesmo tempo em que permite o acesso das novas gerações aos valores acumulados pelo processo civilizatório e universalmente aceitos como válidos, como a honestidade, o respeito ao próximo, a importância da cultura, enfim a transmissão de valores ...
A leitura é muito importante, pois faz o aluno adquirir subsídios de como escrever. Para aprender a ler, etapa considerada decisiva no processo de alfabetização/letramento, é preciso uma prática constante de leitura de textos diversificados.
Esse processo de leitura organizado por Freire, denominado como o “ato de ler”, busca a percepção crítica, a interpretação e a “reescrita” do lido pelo indivíduo. Tal abordagem nos mostra que, o que antes era tratado e realizado de forma autoritária, agora é concebido como “ato de conhecimento”.
Freire, no livro A importância do ato de ler: em três artigos que se completam, enfatiza a necessidade de promovermos a leitura crítica, do mundo e da palavra, pois estes são o ponto de partida e o ponto de chegada para uma verdadeira educação política transformadora.
Freire (2000) destaca que a participação dos pais no processo de formação do leitor é de suma importância, referindo-se a sua própria experiência ao relatar que foram seus pais que o inseriram no mundo da leitura, porém, ao chegar na escola, a educadora deu continuidade ao processo, relacionando a leitura de mundo com ...
Em outro trecho, Freire também diz que “o ato de ler implica na percepção crítica, interpretação e da re-escrita do lido”. A partir deste ponto, Freire segue construindo a noção de que a educação é um ato fundamentalmente político.
A leitura para Freire (2003) consiste em ler a realidade com um aguçado olhar e lançar-se às mudanças, tendo em vista que nosso mundo hodierno é marcado pelo abismo da desigualdade. Enfim, conhecer é ler e ler é transformar.
Ler é procurar buscar criar a compreensão do lido; daí, entre outros pontos fundamentais, a importância do ensino correto da leitura e da escrita. É que ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa em torno da compreensão. Da compreensão e da comunicação. (FREIRE, 2001, p.
Paulo Freire afirma que a “leitura do mundo precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1989), com isto, quer dizer que apoio na realidade vivida é a base para qualquer construção de conhecimento.
O professor é também mediador de leitura do mundo, ao oferecer aos alunos a oportunidade de explorar a realidade circundante, seja dos colegas, da escola, do bairro, do país ou do mundo em que vive. Essa leitura não pode ser meramente redundante, mas deve destrinchar os ocultos e fazer refletir sobre o aparente.
Questão 5 Qual é o papel do professor nas práticas de leitura? Assinale a alternativa correta. e) O papel do professor é criar oportunidades para desenvolver e aprimorar os processos de construção de sentidos que ocorrem na interação autor-texto-leitor.
O professor deve incentivar os alunos a descobrir os estilos literários dos quais mais gostam, além de incentivar que eles escolham livros na biblioteca para levar para casa. Assim, quando houver alguma leitura obrigatória na ementa, será possível abordá-la como atividade atrativa e lúdica para o aluno.
Dessa forma, o professor atribui à Literatura a função psicológica (CANDIDO, 2002), pois ele acredita que a literatura dá ao ser humano o poder de fabulação (fan- tasiar, sonhar), a função de conhecimento do mundo e do ser (CANDIDO, 2002), já que é a partir dela que o aluno se identificará com o outro e se compreender ...
É a palavra que colhe o sentido do vivido, recolhe experiências, reúne em um mesmo tempo e espaço o eu, os outros e o mundo, produzindo um rico diálogo, uma comunicação. ... As palavras são geradoras de outras palavras a partir de seus sentidos.
“Uma forma de fazer a leitura do mundo é por meio da leitura do espaço, o qual traz em si todas as marcas da vida dos homens”. A frase é da educadora Helena Copetti Calai que defende, no texto “Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental”, a leitura de mundo na vida.
Assim, ler o mundo é estudar a sociedade; é estudar o processo de humanização do homem a partir do «território usado». Interpretar o mundo sob o ponto de vista geográfico, é entendê-lo como um mundo datado. O carácter histórico da geografia nos possibilita entender o espaço-mundo como «uma historia do presente».
Os livros são bem ou mal escritos.” “Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós.” “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.” “A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.”
Quais são os cursos da Universidade de Oxford?
Qual a diferença entre máscara e creme de tratamento?
Como fazer bigorna no minecraft?
Qual a origem do samba e suas variações?
O que é verbo de ligação de um exemplo?
Como desativar as notificações de um site?
Quem foi o primeiro médico do Brasil?
Com quantos meses pode se saber o sexo do bebe?
Quanto tempo dura um preenchimento de lábios?