Envolvem o aprendizado emocional marcante Ela, na verdade, está diretamente relacionada às emoções e pode gerar marcar permanentes. Como a infância é o período para se deparar com as primeiras emoções, também é um caminho de gerar os primeiros aprendizados.
Ela ressalta que a primeira infância é um período crucial do desenvolvimento cerebral, com a aquisição de capacidades fundamentais para o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas.
É nessa fase que a criança se desenvolve em todos os aspectos, desde físicos até sociais, emocionais e cognitivos. O cérebro está mais receptivo a novos estímulos e, consequentemente, para adquirir novas habilidades.
Desenvolvimento psicossocial e cognitivo infantil
É na primeira infância que o indivíduo aprende muito e de forma rápida. ... As brincadeiras são de extrema importância para a realização de conexões de neurônios, desenvolvimento da cognição, aprendizado e interação social.
As infâncias precisam ser compreendidas como uma etapa da vida em si, e não a preparação para algo futuro. A criança, mesmo dependente, sem o domínio completo da linguagem formal, sem uma coordenação motora aperfeiçoada, e ainda construindo seus saberes, é um sujeito completo e tem tantos direitos quanto um adulto.
34 curiosidades que você vai gostar
Antigamente crianças saiam para brincar na rua e corriam, pulavam, se divertiam, hoje se vê elas com celular, tablet, ou vendo TV. A infância é muito importante para o desenvolvimento e o aprendizado, por isso precisam brincar e ser estimuladas a correr e praticar esportes.
Compartilhar: A infância nem sempre recebeu tanta importância quanto hoje. Ser criança no século 21 significa ter uma série de direitos como educação, saúde, nutrição e o fundamental direito à vida. Mas séculos antes, durante a Idade Média, a criança não recebia o mesmo tratamento.
O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças de pouca idade tem um impacto direto em seu desenvolvimento e na pessoa adulta que elas se tornarão. Por isso a importância de entender bem a necessidade de investir nas crianças bem pequenas para maximizar seu futuro bem-estar.
Desenvolvimento na Primeira Infância (DPI) refere-se à forma como uma criança cresce e aprende durante os primeiros anos da sua vida.
O que faz da infância um momento-chave para o desenvolvimento cerebral é que serão essas conexões formadas no início da vida que criarão uma base para as futuras ligações neurais. ... Assim, o cérebro passa a ter menor capacidade de se reorganizar e se adaptar a novos e inesperados desafios.
A primeira infância é a fase da vida entre zero e seis anos de idade. O papel dessa época da vida no desenvolvimento mental, emocional, de aprendizagem e de socialização da criança talvez seja tão ou mais importante que a evolução física e neurológica.
Primeira infância: a fase mais importante do desenvolvimento infantil. A primeira infância é um período fundamental e completamente decisivo na formação do ser humano, e as experiências nele vividas impactam diretamente em seu potencial ao longo de toda a vida.
Também, desenvolvimento infantil pode ser caracterizado como “um processo que vai desde a concepção, envolvendo vários aspectos, indo desde o crescimento físico, passando pela maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva da criança”.
Fases do desenvolvimento infantil (segundo Jean Piaget)
A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases no que diz respeito à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
Nutrição e cuidados de saúde adequados, ambiente familiar afetivo, seguro e estimulante, relações estáveis e incentivadoras, além da oferta de educação de qualidade, fornecem o alicerce para que cada criança viva bem no presente e alcance seu pleno potencial no futuro.
A boa relação emocional entre pais e filhos no desenvolvimento na primeira infância – até os 3 anos – tem o maior impacto. Ao confiar no adulto, a criança aprende a regular suas emoções, explorar o mundo com confiança e se comunicar. ... E quanto melhor estimulado, mais habilidades e competências terá o futuro adulto.
Podemos citar que as crianças de antigamente não tinham tantos brinquedos como as de hoje e por isso tinham que usar mais a criatividade para cria-los. Podemos citar como exemplos de brincadeiras mais antigas como: roda peão, esconde - esconde, bola de gude, pular corda, pular tabua, pé de lata, amarelinha, etc.
Antigamente as brincadeiras eram nas ruas, com o pião, amarelinha, passa anel, mamãe da rua, pega-pega, pique esconde, cobra-cega, empinar pipa e muitas outras. Hoje em dia, por mais que algumas dessas brincadeiras ainda estejam presentes na vida das crianças, ocupam menos tempo do que outras.
A infância da contemporaneidade está moldando novas formas de subjetividades, estamos falando da cultura do capitalismo, do individualismo, de um novo status que a infância adquire a partir dos moldes que a sociedade produz. Nessa sociedade não se permite lugar para a falta, para o fracasso, para a perda.
Dito isso, veja a seguir quais são as fases do desenvolvimento infantil e suas principais características.Fase 1 – Sensório-motor. ... Fase 2 – Pré-operatório. ... Fase 3 – Operatório concreto. ... Fase 4 – Operatório formal. ... Desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional. ... Bebês – zero a 1 ano e 6 meses.
Segundo Piaget os estágios do desenvolvimento da criança aparecem em uma ordem necessária. Esses estágios não podem ser interrompidos, pois um prepara o outro e são construídos de acordo com as idades e o desenvolvimento de cada indivíduo, que depende da interação do sujeito com o meio em que está inserido.
Primeiro mês de vida – Desenvolvimento do bebê mês a mês
Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira.
As fases da vidaA vida e as divisões. A vida se inicia pelo nascimento do ser vivo e se encerra com a sua morte, mas esse espaço que fica entre o início e o final possui algumas divisões, que são as chamadas fases da vida. ... A infância. ... A adolescência. ... A idade adulta. ... A velhice.
As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice.
Infância, fase adulta e velhice: fases da vida. Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra. O período entre o nascimento e a morte varia bastante, de acordo com a espécie e diversos outros fatores, como a qualidade de vida.