No setor de saúde, a humanização é essencial para aumentar a eficácia do tratamento e a satisfação dos pacientes que, por sua vez, passam a dar mais credibilidade à instituição e, consequentemente, indicá-la para outras pessoas.
Humanização é o conjunto de valores, técnicas, comportamentos e ações que, construídas dentro de seus princípios, promovem a qualidade das relações entre as pessoas nos serviços de saúde.
Confira os principais deles!
O atendimento humanizado acontece quando há:
Oferece confiabilidade ao paciente Quando a equipe médica se mostra disponível para sanar dúvidas, além de mais presente no dia a dia do enfermo, o paciente sentirá maior confiança nas soluções e linhas de tratamento propostas.
A humanização também pode tornar o atendimento mais eficaz, pois um paciente bem informado responde mais rapidamente e de forma mais correta às solicitações médicas. Portanto, a prática favorece a diminuição da concentração de pacientes nos hospitais, reduzindo a transmissão de doenças em casos de pandemia.
“A humanização constitui um processo de cultura organizacional, de forma que fundamenta o respeito e a valorização à pessoa humana, e desenvolve ações de melhoria do atendimento ao paciente e das condições de trabalho dos profissionais”, diz ela.
Ouvir, compreender, aconselhar e respeitar as opiniões, queixas e necessidades dos pacientes. Essas são algumas das características do atendimento humanizado, um modelo de atenção ao paciente cada vez mais comum em consultórios, hospitais, laboratórios e diversos outros ambientes relacionados à saúde.
Muito mais que algo abstrato, a humanização na saúde pode ser um instrumento de transformação. E, sim, depende do uso das técnicas certas para ser posta em prática e colher resultados. O próprio Hospital Albert Einstein ensina, em um curso à distância, como deve ser o relacionamento com o paciente.
Ou seja, humanizar os serviços de saúde depende de uma visão que considera o indivíduo em sua totalidade, mas a sobrecarga de tarefas e as múltiplas responsabilidades dificultam a construção desse olhar sobre o paciente e suas necessidades. Vale destacar, ainda, que o processo de humanização não depende apenas dos funcionários ou do corpo clínico.
Ações como essa, de humanização da saúde, podem contribuir positivamente na recuperação dos pacientes. Além disso, podem vir a atrair e envolver mais pessoas interessadas em fazer parte. Isso forma vínculos e renova a esperança.
Nesse sentido, alcançar essa meta é a missão de todos os gestores, sobretudo dos estabelecimentos do nicho de medicina diagnóstica. Mediante isso, a proposta deste artigo é explicar o que é a humanização na saúde, qual a sua relevância e como esse conceito impacta diretamente a relação com o paciente.
Quais são as regras do jogo da Meia-noite?
Como podemos compensar um erro sistemático?
Como distribuir incidente de cumprimento de sentença?
Qual o objetivo do jogo de taco?
Como calcular a energia mecânica do sistema?
Como pintar cabelo branco na sobrancelha?
Qual é a definição de conhecimento científico?
Como é a estrutura do centro cirúrgico?
Qual tinta ideal para pintar copo de vidro?
Qual é a parte central do nosso esqueleto?
Como fazer pesquisa de preço no Comprasnet?
Que cor de esmalte passar em unhas curtas?
Como calcular pensão alimentícia para 2 filhos de mães diferentes?