Funciona como um comprovante do contrato de compra e venda. Por meio de duplicatas, você consegue receber antecipadamente os valores das vendas da sua empresa. A medida funciona como um adiantamento de capital feito pelo banco.
É importante destacar que o Desconto de Duplicatas não é uma operação de compra e venda. Portanto, a intuição financeira tem o direito de regressar, caso o título não seja pago pelo devedor.
A duplicata é um documento emitido junto da nota fiscal por uma empresa que vende uma mercadoria ou presta um serviço a outra. Ela funciona como prova do contrato de compra e venda entre as partes, na qual consta o valor a ser pago e o vencimento do título. A duplicata funciona como um título de crédito.
Os valores de face das duplicatas descontados, de acordo com os preceitos contábeis, devem ser registrados numa conta do passivo circulante. Esta conta passiva recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.
Para ajudar você a entender como calcular uma duplicata, vamos usar o exemplo de uma empresa X que deseja fazer um desconto de R$ 5.000, no prazo de 60 dias, com uma taxa de desconto ao mês de 2%. Como sabemos, a duplicata tem, além da taxa de desconto que são os juros, a taxa administrativa.
Por que ocorre edema na insuficiência cardíaca?
Como se chama a cultura de café?
Quais times se classificam para a Champions League?
Qual o nome da depilação íntima?
O que é preciso para trabalhar na Claro?
Como é chamado a esterilização masculina?
Como tirar o cheiro de comida queimada do microondas?
Como pagar boleto com 48 dígitos?
Como pagar boleto no app Santander?
O que Débora Duarte e de Lima Duarte?
Qual o valor para tirar o CRN?
Qual material é mais utilizado na fabricação das limas?
Qual valor do exame médico para renovação de CNH SP?
Como conseguir uma vaga no Fundação Bradesco?
Qual o nome da entrada da laringe?
É possível pagar um cartão de crédito com outro?