A consistência do solo tem implicações diretas em seu manejo. Solos muito plásticos e pegajosos só podem ser trabalhados em amplitude estreita de umidade. Já os solos de boa friabilidade apresentam boas condições para aração.
Os limites de consistência do solo influenciam diretamente o momento de realizar as operações de manejo (semeadura, tratos fitossanitários e colheita). umidade do solo entre o LL e o LP, denominado como “Índice de Plasticidade (IP)” (Klein, 2014).
Consistência - a consistência diferencia a adesão e coesão de partículas do solo, que podem variar em função da textura, matéria orgânica e mineralogia e deve ser observada em campo em três condições de umidade: - Consistência seca - avalia o grau de resistência à quebra ou esboroamento do torrão.
Em um solo extremamente duro é difícil a penetração das raízes das plantas, o preparo do solo para o cultivo pelo produtor rural, ou a escavação de poços ou fundações de casas.
A textura do solo é um dos principais parâmetros utilizados como indicadores de qualidade física do solo, através da sua determinação é possível inferir sobre outros parâmetros, além de compreender o comportamento e manejo do solo, importantes para a produtividade agrícola.
45 curiosidades que você vai gostar
A textura é, basicamente, uma imagem “pegamos” ou “mapeamos” em uma forma geométrica. Ele pode ser utilizado simplesmente para adicionar cor ao elemento, ou ser usado para modificar propriedades tais como a reflectividade, opacidade (transparencia) o aliviar (colidir mapeamento) designadamente.
O conhecimento das frações granulométricas, através da análise de textura do solo, é indispensável para classificar o solo, uma vez que a classe textural varia muito pouco ao longo dos anos, o que permite afirmar que a textura do solo é muito pouco afetada pelo uso e manejo do mesmo.
Dureza é uma medida que estima o quanto um material sólido resiste a deformações permanentes quando uma força é aplicada nele. Existem diferentes modos de se avaliar a dureza dos materiais e com isso criaram-se diferentes escalas de dureza.
A porosidade do solo interfere na aeração, condução e retenção de água, resistência à penetração e à ramificação das raízes no solo e, conseqüentemente, no aproveitamento de água e nutrientes disponíveis (TOGNON, 1991).
Essas modificações na matéria orgânica podem influenciar algumas propriedades físicas do solo, como limites de consistência (Smith et al., 1985), umidade ótima de compactação (Díaz-Zorita & Grosso, 2000) e estabilidade dos agregados (Munner & Oades, 1989).
Apertar o solo entre o polegar e o indicador e tentar quebrar. Se não quebrar, tentar quebrar com as mãos. O solo macio quebra-se facilmente se pulverizando. O solo ligeiramente duro pode ser quebrado entre o polegar e o indicador.
Quando aplicado aos solos finos ou coesivos, a consistência está ligada à quantidade de água existente no solo, ou seja, ao teor de umidade.
Os limites de Atterberg ou limites de consistência são métodos de avaliação da natureza de solos criado por Albert Atterberg. Através duma série de testes e ensaios é possível definir o Limite de liquidez, o Limite de plasticidade e o Limite de contração de um solo.
Os solos podem apresentar diferentes tipos de consistência a depender da quantidade de água que possuam. Essa consistência pode ser sólida, semi-sólida, plástica ou a de um fluido denso. Existem valores de teor de umidade que separam um estado de consistência de outro, são os limites de consistência.
Quando o solo se encontra na consistência tenaz é encontrada uma resistência à ruptura dos agregados, quando ele está na friabilidade a estrutura do solo fica de fácil esboroamento, na plasticidade o solo é facilmente moldado, na pegajosidade o solo tem uma alta aderência a outros corpos e por fim na fluidez encontra- ...
Quando for utilizado o arado ou a grade, o solo deverá apresentar consistência friável e, portanto, umidade na faixa de 60% a 70% da capacidade de campo, para solos argilosos, e de 60% a 80%, para solos arenosos.
A porosidade e a permeabilidade são propriedades do máximo interesse, sob o ponto de vista prático, principalmente quando se pretende explorar um fluido que preenche os espaços intersticiais de uma rocha. Denomina-se por porosidade a relação entre o volume de espaços ocos de uma rocha e o volume total da mesma.
Conclui-se que as melhores condições do espaço poroso do solo permitiram às raízes uma maior penetração na camada compactada e, conseqüentemente, maior absorção de água e nutrientes, proporcionando aumento significativo na produção.
Os poros do solo são representados por cavidades de diferentes tamanhos e formas, determinados pelo arranjamento das partículas sólidas (HILLEL, 1972; MARQUES, 2000), e constituem a fração volumétrica do solo ocupada com ar e solução (água e nutrientes).
Tecnicamente falando, a dureza de uma água se refere à quantidade de bicarbonatos, carbonatos, sulfatos ou cloretos de cálcio e magnésio dissolvidos nela. Ou seja, quanto maior a quantidade desses sais dissolvidos na água, mais dura ela é considerada. ... Isso ajuda a evitar os transtornos causados pela dureza da água.
Uma água com dureza acima de 180 mg/L de CaCO3, pode induzir à formação de incrustações nas canalizações. Pelo contrário, uma água com dureza inferior a 60 mg/L pode ser agressiva e provocar fenómenos de corrosão nos órgãos do sistema de abastecimento de água.
Dureza é a propriedade de um material que permite a ele resistir à deformação plástica, usualmente por penetração. O termo dureza também pode ser associado à resistência à flexão, risco, abrasão ou corte.
Textura é a proporção relativa das partículas sólidas na massa do solo, ou seja, é a proporção relativa entre areia, silte e argila em um material de solo. Na fração silte encontram-se os minerais primários e, eventualmente, secundários.
A textura do solo se refere à proporção relativa das classes de tamanho de partículas de um solo. Cada classe de tamanho (areia, silte e argila) pode conter partículas de mesma classe mineral.
A textura refere-se à porcentagem de areia, silte e argila (partículas do solo) em uma amostra de terra fina seca ao ar (TFSA). Após a determinação das porcentagens das frações areia, silte e argilas, o solo é classificado quanto à sua textura utilizando-se o triângulo textural.
Quantos leões Os Mapogos mataram?
Como lidar com uma pessoa Vitimista?
Como surgiram os personagens da Turma da Mônica?
Quais são os tipos de métricas rimas e classificações que existem de um poema?
Qual a função da sinestesia no poema?
Como lidar com enteada mal educada?
O que são metais Ametais e gases nobres?
Como é classificado o verbo gostar?
O que é classificação das contas?
Como se fala barganha ou barganha?
Quais são as características do costume jurídico?
Quais são as fibras periodontais?
Como fazer fisioterapia no braço com tendinite?
O que seria uma jornada de trabalho?
Como é a pronúncia da letra A no espanhol?