Com a cartografia é possível estudar e monitorar fenômenos naturais, alterações no meio ambiente e na atmosfera, fazer a previsão do tempo, planejamentos ambientais e de rotas da aviação, observar vulcões, erosões de solo, inundações e saber os níveis do desmatamento.
O sistema cartográfico contemporâneo nasceu nas escolas de Alexandria e Atenas. A primeira tentativa de representar o mundo foi babilônica, mas sua concepção de mundo era limitada à região entre os rios Eufrates e Tigre, o que não diminui a importância do feito.
A geocartografia trabalha a partir da cartografia topográfica, reduzindo escalas, simplificando conteúdos nas minúcias topográficas e generalizando alguns dos aspectos do desenho.
Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O primeiro atlas da história moderna surgiu no século XVI, em 1570.
Nessa época, os árabes foram os principais responsáveis por qualquer desenvolvimento na área e foram, inclusive, responsáveis por trazer a bússola para o ocidente propiciando os mecanismos para o desenvolvimento de mais um tipo de carta pelos genoveses, as Cartas Portulanas, utilizadas para navegação.
Com o passar dos anos, a cartografia se formalizou e evoluiu como ciência, dando origem à arte de representar a superfície da Terra por meio de desenhos. A criação de mapas já era comum em povos primitivos. Hoje, a cartografia é entendida como a ciência que trata da concepção, estudo, produção e utilização de mapas, plantas, cartas, seções, ...
Podemos dizer que a cartografia surgiu por volta do ano de 2.500 a.C. quando foi confeccionado pelos Sumérios, o que é considerado o primeiro mapa da história: uma placa de barro cozido com inscrições em caracteres cuneiformes (escrita suméria) onde foi representado o lado setentrional da região mesopotâmica.
O sistema cartográfico contemporâneo nasceu nas escolas de Alexandria e Atenas. A primeira tentativa de representar o mundo foi babilônica, mas sua concepção de mundo era limitada à região entre os rios Eufratese Tigre, o que não diminui a importância do feito.
Com isso, o uso do ferramental da cartografia histórica se torna decisivo para o concreto entendimento de fatos tanto remotos, quanto atuais devido a comparações, analogias e paralelos traçados entre o presente e o passado. Dentre outras possibilidades é possível analisar o que foi alterado, não só geograficamente, mas também socialmente.
Qual o valor da anuidade do cartão Santander SX?
Qual o valor do real brasileiro em euros?
Como funciona o cartão de crédito Americanas?
Qual a nota mínima para passar em Direito no Enem?
Como funciona o ban de Pokémon GO?
Como deixar a letra bonita no WhatsApp?
Como utilizar a nota do ENEM para estudar no exterior?
Como treinar as expressões faciais?
Como funciona cartão de ponto?
Como devo tomar metformina para emagrecer?
Como mudar o piso no The Sims?
Como funciona o cartão de crédito da Nubank?
Como voltar para a versão antiga do Outlook?
Qual o melhor horário para tomar nozes da Índia?