Em 1855, Robert R. Kalley, médico e missionário escocês, chegou ao Rio de Janeiro e, em 1858, fundou a Igreja Evangélica Fluminense, a mais antiga igreja protestante com ofícios religiosos em língua portuguesa.
O movimento protestante surgiu na tentativa de reformar a Igreja Católica, iniciada pelo monge agostiniano Martinho Lutero, no século XVI.
1ª Igreja Evangélica de estilo congregacional e de fala portuguesa no Brasil: a Igreja Evangélica Fluminense, fundada pelo missionário escocês Robert R. Kalley. Em 1913 junta-se a União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.
Hoje são milhares delas, porém iremos apresentar as maiores e mais conhecidas. A primeira e maior igreja evangélica fundada no brasil foi a Assembleia de Deus, fundada em Belém do Pará, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em 1911.
Autora de "A Primeira Igreja Protestante do Brasil: Igreja Reformada Potiguara" (Ed. Mackenzie, 136 págs., 2013, R$ 20), Jaquelini investigou a história da "tupãóka" (igreja) potiguara, que nasceu por volta de 1630, na região da atual Paraíba, em meio à ocupação holandesa.
36 curiosidades que você vai gostar
Batistas – O movimento anabatista surgiu durante a reforma protestante e fundou a sua primeira igreja em 1 de janeiro de 1525. Metodistas – Foi criada no século XVIII, na Inglaterra, e tinha a intenção de reformular a igreja anglicana.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana desembarcou no Brasil em 1824 para acompanhar os imigrantes alemães. Na segunda metade do século XIX, quem chegou foram os missionários americanos da Igreja Evangélica Luterana. Eles criaram escolas para divulgar o modo de ser protestante.
Basílica e Catedral de Roma, a primeira de todas as igrejas do mundo, ela é o primeiro sinal exterior e sensível da vitória da fé cristã sobre o paganismo ocidental.
Os livros do Novo Testamento Atos dos Apóstolos e Epístola aos Gálatas registam que a primeira comunidade da igreja cristã foi centrada em Jerusalém e tinha entre seus líderes Pedro, Tiago, João, e os apóstolos.