Os vídeos das performances do grupo Nana Otafrija, que dançam enquanto carregam caixões em cerimónias fúnebres, tornaram-se virais na Internet. O negócio criado há 15 anos por Benjamin Aidoo ajuda a empregar uma centena de jovens.
No caso dos dançarinos, eles são carregadores privados, contratados pela família do falecido ou falecida. Eles são naturais de Gana, país situado no Golfo da Guiné, África Ocidental.
O meme do caixão está relacionado a pandemia da Covid-19, um dos motivos por ter-se popularizado pode estar ligado ao fato de que o meme tenta aliviar de forma humorada o clima tão pesado que estamos vivenciando atualmente, com tantas matérias/noticiários de pessoas infectadas e mortes.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o líder do grupo Benjamin Aidoo, acompanhado pelos carregadores de caixão, faz uma homenagem aos profissionais da saúde de todo o mundo. Ele também aproveita para lançar o apelo: “Fiquem em casa”. Em Gana, na África, os funerais são eventos sociais muito importantes.
"Os carregadores de caixões elevam o ânimo nos funerais em Gana com danças loucas. As famílias pagam cada vez mais dinheiro pelos seus serviços para que se possam despedir dos seus entes queridos desta forma", explica um documentário da BBC.
Um vídeo de 2019, no qual o caixão cai dos ombros dos dançarinos durante a execução, fez a tradição de Gana ser descoberta pelo mundo. Na ocasião, o caixão se abriu e o corpo do morto se espatifou no chão. A partir dali começaram as primeiras montagens, que se transformaram em memes nos dias atuais.
Mas de onde surgiu algo assim, a imagem de seis homens negros dançando com um caixão, que só poderia supor uma descarada falta de respeito nas sociedades ocidentais? A origem imediata encontra-se em uma série de vídeos velhos recuperados para maior glória pública durante estes dias.
Quem são esses dançarinos? A primeira coisa a se pensar é quem são e de onde vêm os dançarinos animados dos vídeos? Bom, isso é fácil de responder: eles são pallbearers, um tipo de profissional que não tem uma tradução específica em português, mas é o termo usado em inglês para “carregadores de caixão”.
Pelo vídeo acima, é possível perceber que a procissão do caixão é acompanhada por centenas, se não milhares, de pessoas. Por aqui, algo assim só ocorre em mortes de celebridades.
Como foi feito o túnel do Canal da Mancha?
Qual a importância de se avaliar a ação humana nos ecossistemas?
Como foi feito Game of Thrones?
Quem nasce surdo aprende a falar?
Como funciona a temperatura do ar condicionado?
Como funciona Os simulados do Descomplica?
Como funciona o seguro de vida de uma empresa?
Como habilitar a conta PagSeguro?
Como a atividade física é definida?
Quanto tempo dura a massa fresca na geladeira?
Como habilitar o modo de desenvolvedor?
Como funciona sistema de aquecimento de água solar?
Qual era o segredo da floresta?
Como funciona a nota do Enem para bolsas?