A molécula de Triclorometano apresenta geometria tetraédrica, com comprimento de ligação C–Cl de 173 pm e ângulo de ligação Cl–C–Cl de 108,7 °.
Para realizar a determinação da geometria molecular, é preciso escrever a fórmula da molécula, descobrir qual é o átomo central e ver quantas nuvens eletrônicas existem.
Na geometria molecular do NH4, os pares de elétrons de valência ficam orientadas para os vértices de um tetraedro que contém o átomo de N no centro e onde cada vértice está ocupado por um H, ou seja, tem geometria tetraedrica.
O3: apresenta geometria angular porque é uma molécula triatômica que possui um par de elétrons não ligantes no átomo central. O oxigênio central apresenta seis elétrons na camada de valência e utiliza dois na ligação dupla e outros dois na ligação dativa, sobrando um par.
Representação esquemática da molécula de dióxido de carbono, que apresenta geometria linear.
39 curiosidades que você vai gostar
O dióxido de carbono é uma molécula formada pela ligação covalente entre átomos de C e O, cuja fórmula molecular é CO2 e apresenta geometria linear e caráter apolar.
O trióxido de enxofre é uma molécula formada por ligações duplas covalente entre átomos de S e O, cuja fórmula molecular é SO3. Apresenta geometria trigonal plana com ângulos de 120º entre as ligações S=O, e por isso o momento dipolo da molécula é nulo, o que confere a ela um caráter apolar.
Visto que a molécula de água possui a geometria angular, por exemplo, ela forma moléculas polares.
- Geometria Linear: com ângulos de 180°, esse tipo acontece em moléculas que possuem dois átomos (moléculas biatômicas). Exemplos: XeF2 (Difluoreto de xenônio), BeF2 (Fluoreto de berílio), HCl (Ácido clorídrico), CO2 (Gás carbônico), BeH2 (Hidreto de berílio), C2H2 (Acetileno).