O osso é uma fonte rica em fatores de crescimento, importantes na regulação do processo de remodelação óssea(38). Os osteoclastos, além de sua função osteolítica, desempenham importante papel no desenvolvimento e crescimento ósseos, ao liberar esses fatores da matriz extracelular mineralizada.
Osteoblastos e osteoclastos são dois tipos de células que formam o tecido ósseo, cada um com funções específicas. Os primeiros são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea e localizam-se na superfície do osso. Já os osteoclastos permitem a remodelação óssea.
Os Osteoclastos são células originárias do tecido hematopoiético, sendo derivadas de colônias de células formadoras de macrófagos. Sua função básica é a de reabsorção da matriz óssea óssea, além da regeneração e da remodelação do tecido ósseo.
Os osteoblastos são células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz.
Os osteócitos são células situadas no interior das lacunas da matriz; os osteoblastos são células relacionadas à síntese da parte orgânica da matriz e estão localizados na sua periferia; e os osteoclastos são células móveis, ocorrendo, portanto, em várias partes do tecido.
39 curiosidades que você vai gostar
Os osteoblastos estão envolvidos no processo de formação óssea mas, também, na manutenção deste tecido, assegurando a reparação de danos e lesões, mantendo a integridade óssea. A sua atuação é posterior à dos osteoclastos, que reabsorvem a matriz óssea pré-existente, ocorrendo a síntese de novo pelos osteoblastos.
Os osteoclastos estão presentes na superfície de ossos quando há remodelação óssea por isso quando estão ativos repousam diretamente na área de osso a ser reabsorvida. Partes dos osteoclastos ficam localizadas em depressões, denominadas lacunas de Howship (lacuna de reabsorção).
O esqueleto humano apresenta como principais funções a sustentação do corpo, proteção dos órgãos internos, reserva de sais minerais e produção de células sanguíneas.
Os ossos dão estabilidade e protegem órgãos importantes do corpo humano. Temos, em geral, 206 ossos com tamanhos muitos diferentes. Desde o fêmur, o maior osso, até o estribo, que fica dentro do ouvido.
Qual é a diferença entre arrependimento e remorso?
Onde ocorre a glicólise anaeróbia?
Qual a forma correta de abreviar horas?
Quais são os tipos de candidíase?
Como saber se sou prioridade no relacionamento?
O que evitar comer quando se tem gastrite?
O que é análise na psicologia?
Quanto tempo antes da colonoscopia devo tomar o manitol?
Quanto tempo leva a cicatrização do piercing no nariz?
Onde é o Lollapalooza Brasil 2022?
Como saber qual é o tipo de conjuntivite?
Qual o segundo sobrenome do Brasil?
Qual o custo de operar vendido?
Quais são as competências tributárias?