COMPARTILHE: Osteoblastos e osteoclastos são dois tipos de células que formam o tecido ósseo, cada um com funções específicas. Os primeiros são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea e localizam-se na superfície do osso. Já os osteoclastos permitem a remodelação óssea.
Os osteócitos são essenciais para a manutenção da matriz óssea e sua morte é responsável pela reabsorção da matriz. Osteoblastos são células responsáveis pela síntese da matriz óssea. Essas células são capazes de armazenar fosfato de cálcio, fazendo parta de mineralização da matriz.
Os osteoblastos são células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz.
Os osteoblastos estão envolvidos no processo de formação óssea mas, também, na manutenção deste tecido, assegurando a reparação de danos e lesões, mantendo a integridade óssea. A sua atuação é posterior à dos osteoclastos, que reabsorvem a matriz óssea pré-existente, ocorrendo a síntese de novo pelos osteoblastos.
Os osteoclastos são células responsáveis pela reabsorção óssea, por meio da desmineralização e degradação da matriz óssea. Essa célula destaca-se por ser grande, apresentar vários núcleos e apresentar mobilidade.
41 curiosidades que você vai gostar
A diáfise corresponde à porção mediana e maior dos ossos longos, tendo o aspeto de um cilindro oco. Graças a este tipo de estrutura, os ossos longos apresentam uma grande resistência mecânica.
Os osteócitos são células achatadas com complexo golgiense pouco desenvolvido e pouca quantidade de retículo endoplasmático rugoso. Essas células estão presentes em regiões da matriz denominadas lacunas, de onde saem pequenos canais.
As células maiores e cheias de núcleos são chamadas de osteoclastos. Elas são responsáveis pela reabsorção do tecido ósseo destruído pelo trauma. Os osteoblastos são menores e contem um só núcleo.
A regeneração óssea guiada (ROG) é um procedimento cirúrgico que usa materiais enxertados e membranas como barreira para estimular e orientar o crescimento de novo osso em defeitos. Osso autógeno e/ou um biomaterial é colocado em uma área com osso deficiente mantendo o espaço e estimulando a formação de novo osso.
Quanto que é o vestibular da Unicamp?
Como deve ser o pagamento de aluguel?
Para que serve o exame de sangue fibrinogênio?
Qual a velocidade máxima do Tesla?
O que é soluto e solvente dê exemplos?
Qual o tempo máximo de um desmaio?
O que é socialização primária exemplos?
Qual o nível ideal de cálcio no sangue?
Qual o significado espiritual do cavalo?
Quando se começou a contar o tempo?
O que acontece se tomar 16 mg de clonazepam?
Como funciona o tratamento de lipocavitação?
Como atualizar cadastro do Auxílio Emergencial 2022?
Como ser mais criativo em 6 passos?
Qual a farmacocinética dos radiofármacos?