Resumo sobre modo subjuntivo O modo subjuntivo é usado para expressar dúvida, incerteza, suposições a respeito de uma ação verbal tida como incerta ou muito distante de ocorrer.
O modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. Uma característica particular desse modo verbal é sua dependência em relação a outro verbo. Logo, é muito comum ver o modo subjuntivo em orações subordinadas.
Gramática. O modo subjuntivo é uma flexão verbal associada à expressão de um fato incerto ou futuro. Ele também pode ser utilizado para indicar um desejo ou uma condição. O modo subjuntivo está associado à incerteza.
O modo imperativo é um dos modos verbais de conjugação da língua portuguesa, assim como o modo indicativo e o modo subjuntivo. O modo imperativo é usado para expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de ordens, pedidos, sugestões ou conselhos.
Modo usado para dar uma ordem ou advertência
Não é possível conjugar verbo na 1ª pessoa do singular (eu) em nenhum dos dois tempos verbais usados no modo imperativo, porque não há como dar uma advertência, direção ou ordem a si mesmo. Exemplos de frases no modo imperativo: Não corra! Faça aqui a sua inscrição.
18 curiosidades que você vai gostar
O imperative, ou imperativo, é usado para dar ordens, instruções, fazer pedidos e até mesmo aconselhar alguém. É uma forma verbal utilizada diariamente e que muita gente acaba não conhecendo.
Exemplos de verbos no subjuntivo
Verbo usar: que ele use, se nós usássemos, quando eles usarem,... Verbo ser: que eles sejam, se nós fôssemos, quando eu for,... Verbo ter: que nós tenhamos, se eles tivessem, quando eu tiver,... Verbo sair: que tu saias, se eu saísse, quando nós sairmos,...
O modo subjuntivo composto apresenta três tempos verbais:pretérito imperfeito.pretérito mais-que-perfeito.futuro.Conjugação dos verbos no modo subjuntivo composto.
As formas nominais do verbo são:Infinitivo: forma que expressa a ação em si.Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação.Particípio: forma que expressa o resultado da ação.Infinitivo impessoal:essa forma manifesta a ação. ... Ajudar é a melhor forma de gratidão.Rir é o melhor remédio.
Indica um fato duvidoso, hipotético, que pode ter se realizado no passado. Desejo de que algo já tenha ocorrido. Se conjuga o verbo HABER no Presente do Subjuntivo + o Particípio do verbo principal.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O futuro do subjuntivo é um tempo derivado do pretérito perfeito do indicativo. Exemplos: Quando eu falar com a Maria, isso será resolvido. Quando ele tomar os remédios, os sintomas melhorarão.
As Formas Nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio. São chamadas de nominais pelo fato de desempenhar um papel semelhante aos dos substantivos, dos adjetivos ou dos advérbios e, sozinhas, não serem capazes de expressar os modos e tempos verbais.
Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Ex: Os jogadores andam pelo gramado cansados.
Frase Nominal: é a frase construída sem verbos. Exemplos: Fogo! Cuidado!
Os tempos verbais primitivos dividem-se em presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, e infinitivo impessoal. Já os tempos verbais derivados são formados a partir dos primitivos. Modo indicativo: Presente, Pretérito e Futuro. Pretérito: Imperfeito, Mais que perfeito e Perfeito.
Tempos no modo indicativo
O modo indicativo apresenta seis tempos verbais. Esses tempos verbais se referem a ações que podem ocorrer no momento da fala (presente), antes do momento da fala (pretérito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito) ou que ainda não ocorreram (futuro do presente e do pretérito).
Terminações do presente do subjuntivo (verbos regulares)ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -e. (Tu) radical + -es. (Ele) radical + -e. (Nós) radical + -emos. (Vós) radical + -eis. ... ª conjugação (-er) (Eu) radical + -a. (Tu) radical + -as. (Ele) radical + -a. (Nós) radical + -amos. (Vós) radical + -ais. ... ª conjugação (-ir)
O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”. O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.
1. Que impera ou manda; que exprime ordem, exortação ou pedido (ex.: frase imperativa). 4. [ Gramática ] Modo do verbo que exprime ordem, exortação ou pedido.
As frases imperativas são utilizadas para emissão de ordens, conselhos e pedidos. Levam ponto final ou ponto de exclamação e também podem ser afirmativas ou negativas. Imperativas afirmativas: Desista!
Agora que você já sabe como um verbo no imperativo costuma aparecer quando usado para dar ordens, sugestões, conselhos ou instruções, vamos ver alguns exemplos de frases. Pay attention to what I m saying. – Preste atenção ao que eu estou dizendo. Bring me some water, please.
Gerúndio. O gerúndio ocorre quando se quer indicar a continuidade de uma ação verbal, e costuma ser reconhecido pela terminação –ndo. Geralmente, essa forma nominal do verbo conhecida vem acompanhada de um verbo auxiliar.
Uma das características dessa forma nominal é que o particípio dos verbos transitivos, no geral, tem a função de passivo, já dos verbos intransitivos, tem a função de ativo. Por exemplo: Ativo – Passado o susto, todos o apoiarão. Passivo – Fechado o tempo, arrumaram as malas.
O futuro do subjuntivo é formado a partir da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, eliminando-se a terminação -am e adicionando o sufixo adequado.
Porque colocar escorpião no álcool?
Como ativar teclas F1 a F12 Dell?
Como editar uma planilha no Excel?
Como faço para ativar o gerenciador de tarefas?
O que é o homem de acordo com a filosofia?
Como guardar a polpa do abacate?
Qual a importância do profissional biomédico para a hemoterapia?
Como compartilhar planilha Excel com outras pessoas?
O que você entende pelo senso de asseio?
Como funciona o termostato do freezer Consul?
Porque não consigo copiar e colar no Excel?
Como se contamina com a Taenia solium?
Como ativar o suporte de virtualização no firmware?
Como funciona o tensor do violão?
Como uma pessoa adquire vermes?
Como mudar o horário de fazer cocô?