A principal função da somatostatina consiste em inibir a secreção de gastrina e, consequen- temente, a secreção de ácido pelas células pa- rietais. Ela inibe a secreção de gastrina tanto por mecanismos diretos, quanto por indiretos.
Inibe a liberação do hormônio do crescimento, inibe as secreções gástricas, inibe o glucagon e também reduz o fluxo sanguíneo esplâncnico, sem alterar significativamente a pressão arterial sistêmica.
A somatostatina (SS), também conhecida como hormônio inibidor da liberação de GH, é um hormônio protéico sintetizado pelas células delta presentes nas Ilhotas de Langerhans pancreáticas.
Em humanos, a somatostatina é encontrada principalmente no trato gastrointestinal, hipotálamo e nas terminações nervosas. A somatostatina inibe a secreção de gastrina, ácido gástrico e pepsina, diminui as secreções endócrinas e exócrinas do pâncreas e reduz a secreção de hormônio do crescimento.
A secreção da somatostatina é regulada pelos altos níveis de glicose, aminoácidos e de glucagon. Seu déficit ou seu excesso provocam indiretamente transtornos no metabolismo dos carboidratos.
25 curiosidades que você vai gostar
A secreção desse hormônio é estimulada pela ação da acetilcolina CUNNINGAM (1993). A somatostatina é um mensageiro químico secretado pelas células D, presentes no estômago (região do antro pilórico), intestino e pâncreas, podendo atuar de modo telécrino, parácrino e/ou neurócrino.
A somatostatina é um hormônio protéico produzido pelas células delta do pâncreas, em lugares denominados Ilhotas de Langerhans. Intervém indiretamente na regulagem da glicemia, e modula a secreção da insulina e glucagon. A secreção da somatostatina é regulada pelos altos níveis de glicose, aminoácidos e de glucagon.
Enquanto a insulina tem sua atuação voltada para a absorção de glicose pelas células do fígado, músculos esqueléticos e tecido adiposo, diminuindo sua concentração em razão da retirada de glicose do sangue. o glucagon, com atividade estimulante oposta, faz aumentar o teor de glicose na corrente sanguínea a partir da ...
A colecistoquinina (CCK) age gerando contrações da vesícula biliar e relaxando o Esfíncter de Oddi em conjunto a ação da secretina (outro hormonio secretado pelo intestino) que estimula a produção de bile. Secretina: a principal função é estimular a secreção de bicarbonato de sódio no pâncreas.
Como atualizar cadastro Auxílio Emergencial 2022?
Quais as cinco fases do processo de enfermagem?
O que torna o Brasil um país tão desigual?
Precisa de vacina febre amarela para Europa?
Como as propriedades funcionais são classificadas?
Qual a diferença entre POR e por?
Quanto tempo leva para construir uma parede?
Quantas lactase pode tomar por dia?
O que é preconceito e desigualdade social?
Como conservar patê de gato depois de aberto?
O que são fatores de estratificação?
Como fazer uma advertência por desídia?
Como saber se a pessoa vai receber o renda Brasil?
Qual o método da educação brasileira?