O cabo crossover, conhecido também como cabo de rede cruzado ou carinhosamente como cabo cross é responsável por enviar e receber dados. Considerado necessário para a conexão entre dois computadores, seu objetivo é a transmissão de dados, porém esse cabo de rede parece ter os seus dias contados.
Existem dois padrões para a ordem dos fios dentro do conector: o EIA 568B (o mais comum) e o EIA 568A....Para o EIA 568A, a ordem das cores dos fios da esquerda para a direita é a seguinte:
A conectorização UTP sempre é realizada com algumas ferramentas, como decapadores de cabos, alicates de corte, ferramentas de impacto (punch down), alicates de “crimpe” ou outros tipos de ferramenta para o auxílio na conexão dos fios.
No entanto, o cabo tipo crossover não serve a esse propósito, devendo ser utilizado o cabo do tipo "direto", também conhecido como "patch cable". Em resumo, para ligar computador a computador, usa-se cabo crossover.
Nada mais nada menos, o crossover é um cabo de rede do tipo Cat5 ou Cat6, a sua diferença está na combinação de cada ponta. Ou seja, ele é composto do mesmo tipo de cabeamento de rede utilizado para conexões comuns, a diferença está nos seus pares invertidos, para que possa enviar e receber dados. Entenda na imagem a seguir:
A diferença entre eles é que o cabo crossover tem a disposição de seus fios de maneira diferente em uma ponta em relação à outra, enquanto que o cabo direto tem a disposição dos fios iguais em cada extremidade. OBS.: o cabo crossover também deve ser usado quando é necessário conectar um hub a outro.
Você lembra o que ele é e como funciona? Nada mais nada menos, o crossover é um cabo de rede do tipo Cat5 ou Cat6, a sua diferença está na combinação de cada ponta. Ou seja, ele é composto do mesmo tipo de cabeamento de rede utilizado para conexões comuns, a diferença está nos seus pares invertidos, para que possa enviar e receber dados.