Os anestésicos locais bloqueiam a ação de canais iônicos na membrana celular neuronal, impedindo a neurotransmissão do potencial de ação. A forma ionizada do anestésico local liga-se de modo específico aos canais de sódio, inativando-os e impedindo a propagação da despolarização celular.
Anestésicos locais são substâncias que blo- queiam a condução nervosa de forma reversível, sendo seu uso seguido de recuperação completa da função do nervo. O local de ação dos anestésicos locais é a membrana celular, onde bloqueiam o pro- cesso de excitação-condução.
Os anestésicos locais são definidos como drogas que têm por função bloquear temporariamente a condução nervosa em parte do corpo, determinando perda das sensações sem ter perda da consciência.
A classificação dos anestésicos locais é definida quanto à estrutura química e quanto à duração de ação, sendo os principais utilizados na Odontologia lidocaína, mepivacaína, articaína, prilocaína, cloridrato de bupivacaína.
Deste modo, se aplicados no córtex motor, impedem a geração de impulsos a partir desta área; quando administrados na pele, impedem a geração e transmissão de impulsos sensoriais. Além disso, o anestésico local, quando aplicado a um tronco nervoso, bloqueia tanto fibras sensitivas como as motoras da área inervada.
40 curiosidades que você vai gostar
definição, anestesia local compreende a produção de estado de insensibilidade localizada, de caráter reversível, sem alteração do nível de consciência.
Além da sua reversibilidade, as propriedades ideais de um anestésico local são: baixa toxicidade, eficácia quando aplicado sobre a mucosa, tempo de indução rápido, duração compatível com o procedimento, esterilidade, estabilidade e isenção de reações alérgicas.
A solução anestésica mais utilizada no Brasil, segundo Almeida [2], é a prilocaína associada à felipressina (por exemplo, Citanest®). Essa preparação permite, em média, uma anestesia pulpar de 60 minutos e efeito nos tecidos moles de 180 a 300 minutos.
Anestésicos GeraisAgentes Inalatórios. Isoflurano (Quase em desuso) Enflurano. Sevoflurano (Atualmente o mais usado) ... Gases anestésicos. Óxido nitroso (ainda usado) Xenônio ( Em estudo, uma esperança, mas nada comprovado).Fármacos anestésicos intravenosos. 1 – Sedativos hipnóticos: Propofol.
Já a Tetracaína é o mais potente entre os anestésicos tópicos com duração de ação de até sessenta minutos. Isso devido à sua estrutura cilíndrica e por ser hidrofóbica, que a permite penetrar mais profundamente que outros anestésicos, uma vez que consegue desorganizar a bicamada lipídica dos tecidos.
Anestesia odontológica: quais são os tipos e indicações?Anestesia local. ... Cremes e aerossóis anestésicos. ... Anestesia geral. ... Sedação.
Para a maioria dos procedimentos odontológicos, a anestesia local é a mais utilizada. Já a sedação consciente é recomendada para casos em que o paciente tem pânico, por exemplo. A sedação pode ser feita tanto por via oral, através de comprimidos, como por uma injeção endovenosa.
A lidocaína é o “padrão ouro” na odontologia. Esse sal anestésico possui início de ação rápida, 3 a 5 minutos, sendo que sua concentração eficaz é de 2%. A meia-vida da lidocaína é de aproximadamente 90 minutos.
Na anestesia geral, o anestésico age no cérebro, bloqueando o estímulo doloroso. A indução (paciente perde a consciência em poucos segundos) é feita através da administração do anestésico intravenoso e, a seguir, pode ser feita ou o não o processo de entubação na dependência do porte cirúrgico ou local a ser operado.
A anestesia local promove bloqueio da sensibilidade em determinada região do corpo por meio do uso de medicações chamadas de anestésico local. O uso pode ser tópico (gel, spray ou pomadas) ou por infiltração (injeção da medicação na pele e subcutâneo).
Os efeitos adversos mais freqüentes dos anestésicos são sonolência, dormência perioral, parestesia da língua, tontura, diminuição da excitabilidade e contratilidade cardíaca e a presença de patologias prévias apresentam-se como fator de risco para esses eventos.
Quais são os tipos de anestesia geral?Anestesia inalatória. Neste caso, o paciente inala gases que contêm o medicamento anestésico. ... Anestesia endovenosa. Esta técnica é realizada por meio da injeção do anestésico diretamente na veia do paciente. ... Anestesia balanceada. ... Medicação Pré-Anestésica. ... Indução. ... Manutenção. ... Recuperação.
Um dos medicamentos anestésicos mais utilizados na anestesia geral é o Propofol (Provive). Comercialmente conhecido por Diprivan, o fármaco é muito utilizado na realização de cirurgias e outros procedimentos dolorosos, deixandoo paciente inconsciente e sedado.
Exemplos: exemplos de anestésicos injetáveis incluem Tiopental, Propofol, Etomidato ou Quetamina. Além disso, os efeitos de outros medicamentos podem ser aproveitados para potencializar a anestesia, como os sedativos, os analgésicos opióides ou os bloqueadores musculares, por exemplo.
Quais são as melhores pomadas anestésicas para tatuagem?Pomada Emla. É composta por xilocaína e prilocaína, apenas 2 gramas são indicadas em uma única aplicação, utilize cerca de uma hora antes de fazer a tatuagem.Pomada com xilocaína. ... Pomada Medicaína. ... Pomada Anestop. ... Pomada TKTX.
A anestesia peridural, também chamada de anestesia epidural, é um tipo de anestesia que bloqueia a dor de apenas uma região do corpo, geralmente da cintura para baixo que inclui abdômen, costas e pernas, mas a pessoa ainda pode sentir o toque e a pressão.
A grande vantagem da anestesia geral é que ela permite a realização de cirurgias mais complexas ou de grande porte. Quando são afetadas diversas partes do corpo, essa é a mais indicada. O paciente fica totalmente desacordado, imóvel e pode precisar de intubação, com respirador artificial.
A ação do óxido nitroso basicamente é para que o paciente diminua a ansiedade, sendo assim, provocando um efeito relaxante durante os procedimentos odontológicos. Porém, somente a inalação do gás não substitui o uso dos anestésicos locais – anestésicos injetáveis. O uso do óxido nitroso é uma das sedações mais seguras.
Sedação consciente: anestesia com óxido nitrosoDiminuição da ansiedade do paciente.Maior segurança no consultório.Maior facilidade na realização de tratamentos numa única sessão.Melhor recuperação e pós-operatório.
Um fármaco que induz a sedação mínima em Odontologia é o óxido nitroso, que deprime levemente o sistema nervoso central, com via de administração inalatória, resultando em analgesia, diminuição da ansiedade e sedação, com baixo potencial de toxicidade quando administrado com 50% de oxigênio.
Quais as características da placa de identificação do veículo de experiência?
Para quem ligar em caso de abelhas?
O que é condição termo é encargo?
O que é ter uma crença religiosa?
São parentes em linha colateral ou transversal?
Qual o valor da taxa de sepultamento?
O que um psiquiatra avalia Na primeira consulta?
Como fazer uma rotina de horários?
Qual madeira é feito o violão?
O que é Teoria Comportamental na educação?
Porque não pode passar Nívea no rosto?
Que fatores podem afetar negativamente o crescimento da economia brasileira?
Quais as 5 melhores cervejas do Brasil?
Qual a raça de cão mais feia do mundo?
Quantos km para perder 500 calorias?