Junta de dilatação é um dos elementos que compõem a superestrutura das pontes e viadutos rodoviários, esta apresenta espaço a ser ou não preenchido por material elástico (fig. 1), que possui a função de absorver os movimentos provocados por dilatações e retrações dos materiais envolventes.
As juntas de dilatação correspondem ao espaçamento deixado entre placas de concreto que compõem o revestimento, isso ocorre para que a expansão térmica seja possível, garantindo assim mais flexibilidade à obra, já que os materiais, seja concreto ou metal, dilatam com o calor e contraem com o frio.
IMPORTÂNCIA DO USO DE UMA JUNTA DE DILATAÇÃO PARA PONTES. Ao utilizar uma junta de dilatação para pontes, garante-se a segurança frente a vários tipos de movimentação, como compressão, tração, cisalhamento, rotação e recalque diferencial, mesmo que as movimentações ocorram simultaneamente.
Tipos de junta de dilatação para piso de concretoJuntas de controle ou retração. Esse tipo de junta é aplicado para criar marcas leves no concreto. ... Juntas de expansão. Essa alternativa é escolhida para separar o piso de outros elementos da estrutura de uma construção. ... Juntas de construção.
Juntas de dilatação: locais para aplicação
As juntas de dilatação podem ser aplicadas nas seguintes situações: Construção civil (horizontais e verticais); Em pontes (juntas abertas, enterradas, asfaltos, compressão, placas metálicas, dentada);
36 curiosidades que você vai gostar
Juntas de dilatação, também conhecidas como juntas de movimento são dispositivos criados para absorver a variação volumétrica dos materiais, e também usadas para mitigar os efeitos da vibração e movimentações inerentes à cada tipo de estrutura.
Quando não há juntas para dilatação, o piso começa a apresentar fissuras e rachaduras. A importância maior das juntas de dilatação, porém, é na estrutura. Movimentações não controladas podem comprometer a segurança estrutural e por isso em todo bom projeto elas são devidamente dimensionadas e previstas.
Existem quatro tipos de juntas:Juntas de Assentamento.Juntas de Movimentação.Juntas de Dessolidarização.Juntas de Dilatação ou Estrutural.
A norma NBR 13755 (1996) especifica quatro principais tipos de juntas:Junta de assentamento ( entre peças)Junta de movimentação (criando panos de peças para movimentação)Junta de dessolidarização (no encontro com diferentes elementos e panos da fachada)
O que acontece quando dois ímãs se atraem?
Onde está o diamante Cullinan?
Quais tipos de estruturas organizacionais?
Como criar um passo a passo de um processo?
Como é a estrutura da traqueia?
É possível financiar um veículo com score baixo?
Por que existem tantas diferenças no jeito de falar dos brasileiros?
O que são supercondutores como se explica o fenômeno da supercondutividade?
Qual o objetivo de ensinar Ciências no ensino fundamental?
Qual a regra de transição para aposentadoria especial?
O que acontece se colocar banana na geladeira?
Quando entra em vigor o novo piso salarial da enfermagem?
Quais são as três dimensões da cognição?