A vitamina B6, ou piridoxina, está presente em alimentos como peixes, fígado, batata e frutas, e desempenha funções no organismo como manter o metabolismo e a produção de energia adequados, proteger os neurônios e produzir neurotransmissores, substâncias importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.
A deficiência de vitamina B6 causa neuropatia periférica e uma síndrome semelhante à pelagra, com dermatite seborreica, glossite e queilose; em adultos, pode causar depressão, confusão, anormalidades no eletroencefalograma e convulsões.
A vitamina B6 atua como coenzima em diversas reações metabólicas do organismo, participando da produção de energia por atuar no metabolismo dos aminoácidos, gorduras e proteínas. Além disso, também participa da produção de neurotransmissores, substâncias que são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.
Um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, concluiu que tomar vitamina B6 antes de dormir pode ajudar a se lembrar dos seus sonhos.
As vitaminas do complexo B ajudam a regular a produção de energia no organismo, fortalecer o sistema imunológico e manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino.
39 curiosidades que você vai gostar
Carnes como a vitela, carne de galinha, fígado de vaca e porco. Entre os peixes, a vitamina B6 pode ser fartamente encontrada na truta, atum, arenque, halibut e salmão. As nozes como avelã e amendoim também tem uma boa quantidade da piridoxina. Pão, trigo, cereais integrais como a aveia também é rica em vitamina B6.
Falta de vitamina B6: sintomas e principais causasAnemia;Cansaço e sonolência;Distúrbios no sistema nervoso, como confusão mental e depressão;Dermatite e rachaduras nos cantos da boca;Inchaço na língua;Falta de apetite;Enjoo;Tonturas e vertigens;
Cloridrato de piridoxina (vitamina B6)
Pode causar neuropatia sensorial ou síndromes neuropáticas (doenças nos nervos) quando tomada em doses de 50mg a 2mg por dia por tempo prolongado, progredindo desde andar vacilante e pés entorpecidos até adormecimento e desajeitamento das mãos, os quais são reversíveis.
Como suplemento nutricional: Pode ser indicado tomar de 40 a 200 mg de suplemento por dia; Deficiência causada pelo uso de isoniazida: Tomar de 100 a 300 mg/dia. Em caso de alcoolismo: Tomar 50 mg/dia, durante 2 a 4 semanas.
Quais as 6 perguntas do consumo consciente?
Como calcular a massa específica aparente?
Como calcular os dias trabalhados no mês?
Quais são os principais problemas socioambientais identificados nos biomas da sua região?
Quais os cuidados de enfermagem com diazepam?
Pode beber coca zero na dieta low carb?
Como entrar em contato com a Consul?
Qual a curva do disjuntor geral?
São vantagens da centralização exceto?
Para que serve o queijo minas?
Qual o conceito de sociedade para Durkheim?
Quais as desvantagens do gotejamento?