A transpiração também é importante para garantir a circulação de seiva bruta no corpo da planta, uma teoria chamada de tensão-coesão. De acordo com essa teoria, a água do xilema é praticamente puxada para repor a água perdida na transpiração.
A TRANSPIRAÇÃO OCORRE EM QUALQUER PARTE DA PLANTA QUE ESTEJA ACIMA DO SOLO. ENTRETANTO, A MAIOR PARTE DA TRANSPIRAÇÃO ACONTECE NAS FOLHAS. A MAIOR PERDA DE ÁGUA OCORRE PELOS ESTÔMATOS, PEQUENAS ABERTURAS CIRCUNDADAS POR CÉLULAS-GUARDA SITUADAS NA EPIDERME (A “PELE” DA PLANTA).
Os estômatos são fundamentais para a ocorrência da fotossíntese, pois permitem que o gás carbônico seja disponibilizado para as células. Os estômatos também estão relacionados com a perda de água por transpiração. Estômatos são encontrados nas partes aéreas do vegetal, principalmente nas folhas.
Quando estão com mais água do que necessitam, as plantas eliminam o excesso pela transpiração, soltando vapor de água na atmosfera. As plantas, como os outros seres vivos, absorvem oxigênio do ar e eliminam gás carbônico por meio da respiração.
O suor é a forma mais rápida e eficiente de controlar a temperatura interna do nosso organismo, que precisa ser mantido na faixa dos 36,5 ºC para funcionar direito. Acima dos 45 ºC, o calor mata as células e “cozinha” os órgãos internos.
O processo também é menos eficiente durante o dia, uma vez que o trânsito de água é mais rápido e a pressão é pequena. Vale destacar que algumas plantas não apresentam esse processo, como é o caso dos pinheiros.
Para resolver essa questão, algumas plantas realizam suas trocas gasosas durante a noite. → A transpiração é um processo ruim para a planta? A transpiração, se ocorrer em excesso, pode ser extremamente prejudicial, pois a perda exagerada de água pode levar a planta à desidratação.
Assim como as pessoas e animais, os vegetais passam pelo processo de transpiração que, para eles, é a perda de água na forma de vapor. Este, no entanto, é um dos maiores problemas enfrentados pelos vegetais. O processo envolve a entrada da água no corpo da planta, que se dá por meio de absorção na raiz, e é conduzida até as folhas pelo xilema.
Assim como na respiração, a principal parte do vegetal que é responsável por realizar a transpiração é a folha. A morfologia e fisiologia desta parte da planta passaram por muitas adaptações com o passar dos tempos. Com o intenso calor e tempo seco de alguns lugares, os vegetais passaram a evoluir obtendo, desta forma, ...
Existem, no entanto, duas maneiras de transpiração foliar. A primeira é pela cutícula da folha e a segunda pelos estômatos. Transpiração cuticular. O primeiro tipo citado, também conhecido como transpiração cuticular, corresponde a apenas 10% da perda de água, derivada da perda de agua dos poros existentes nas cutículas.
Como publicar artigo científico em revista de enfermagem?
O que pode levar uma empresa a não divulgar o seu nome em um anúncio de emprego?
Qual o assunto mais interessante para conversar com o Crush?
Como puxar assunto no WhatsApp com sua melhor amiga?
Como é feito os óculos bifocais?
Como puxar a linha da bobina para fora?
Como puxar papo com alguém de Aquário?
Como enviar mensagem para o programa Encontro?
Como mandar uma mensagem anônima no Instagram?
Como excitar o signo de Touro?
Como entrar em contato com o SPTV?
Quantas vezes por dia um bebê de 3 meses mama?
Como conectar no roteador da Vivo?
Como retomar o contato com um cliente?