Dentro dos tipos de emoções, a tristeza é uma das emoções mais negativas que podem ser sentidas pelas pessoas. Ou seja, tem a função de comunicar situações ruins e desagradáveis que estão sendo vividas. Esse sentimento também costuma estar associado a eventos difíceis.
O que é a tristeza? A tristeza é um dos seis sentimentos fundamentais que todo ser humano é capaz de sentir, assim como, a felicidade, a raiva, o medo, a repulsa e a surpresa. Ou seja, como qualquer outro sentimento, ela é uma resposta a algo que acontece em nossa vida ou ao nosso redor.
Qual é a função das emoções?Conheça a função das emoções nas nossas relações com o mundo.1) Facilitar nosso desenvolvimento social. ... 2) Facilitar a comunicação não verbal. ... 3) Indicar situações de perigo. ... 4) Indicar sensação de bem-estar. ... 5) Desenvolver vínculos e empatia. ... 6) Busque ajuda para lidar com emoções exageradas.
Segundo ele, a tristeza desperta reflexão, o medo protege do perigo, a raiva gera indignação e nos leva a corrigir erros, e o nojo alerta que algo está “fora do lugar”. De quebra, Barros aponta o lado perigoso da alegria.
É importante identificar esse sentimento, portanto, porque ele mostra que estamos nos vendo sem saída. A tristeza nos põe reflexivos, e a partir daí conseguimos pensar se de fato é algo sem solução. Se não for, serviu o alerta. Se for, a tristeza nos ajuda a digerir aquela perda.
40 curiosidades que você vai gostar
Tipos de sentimentos
Os positivos são: honestidade, justiça, verdade, beleza, vigor, poder, ordem, inteligência, humor, etc. Os negativos são: tristeza, pena, morbidez, feiura, falsidade, caos, engano, fraqueza, etc.
E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.
As emoções fornecem informações sobre a importância dos estímulos exteriores e interiores do organismo, e também, sobre as situações-problema onde os indivíduos se encontram envolvidos num determinado contexto.
As emoções são informações muito úteis, pois funcionam como uma espécie de “radar interno”, nos permitindo saber como estamos nos sentindo no momento presente. Se prestarmos atenção, elas podem funcionar como “guias” para a nossa vida, nos auxiliando a agir em diversas situações.
Como funciona o colar que brilha no escuro?
Quantos gramas tem uma colher de sopa de margarina?
Como funciona nocaute no boxe olímpico?
Qual o valor de aviso prévio indenizado?
Quanto tempo demora para confirmar o pagamento pelo cartão de crédito?
Quem sistematizou e organizou o judô?
Como dormir com barulho de obra?
O que se entende por memória não volátil?
O que é o provimento de um recurso?
Como saber se o problema é na caixa de marcha?
Qual a melhor pomada para dores nas articulações?
Como conservar queijo capa preta?
Qual a idade que uma mulher para de crescer?