Para calcularmos a área da superfície da esfera utilizamos a seguinte fórmula: ASE = 4 . π . r²
Dito isso, o volume da esfera refere-se ao espaço interno dessa figura geométrica, sendo calculado a partir da fórmula Ve = 4. p. r³/3. ... No cálculo do volume da esfera é levando em consideração o raio e o número pi.
A fórmula para o volume de uma esfera é V = 4/3 πr³. Veja-a sendo usada em um exemplo em que temos o diâmetro da esfera.
altura = h. raio da base = r. Relação: r2=h(2r−h)
Exemplo: Um cilindro circular equilátero tem a altura é igual ao diâmetro da base, isto é h=2r.
40 curiosidades que você vai gostar
Por exemplo, para descobrir o volume de meia esfera que possui volume igual a 8, basta multiplicar 8 por ½ ou dividir esse valor por 2, para obter 4. Não se esqueça de usar unidades cúbicas (como 31 m3, por exemplo).
Encontre o raio com a ajuda do diâmetro.
Sendo assim, a fórmula é r = D/2. Essa fórmula é idêntica ao método usando para calcular o raio de um círculo usando seu diâmetro. Caso tenha uma esfera com um diâmetro de 16 cm, encontre o raio dividindo 16/2, chegando ao resultado final de 8 cm.
A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo pela porcentagem. Dessa forma: 160 x 25% = 160 (25/100) = 160 x 0,25 = 40.
Fuso Esférico: o fuso esférico é a parte da superfície formada pelo giro de uma semicircunferência em graus em torno do diâmetro da esfera.
A área de uma figura é a medida equivalente a sua superfície. Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).
Para calcular o volume da esfera, utiliza-se a seguinte fórmula:Ve = 4.п.r3/3.1. ( ... 2. ( ... 3. ( ... (UF-CE) Um vaso em forma de cilindro circular reto tem medida de raio da base 5 cm, altura de 20 cm e contém água até a altura de 19 cm (despreze a espessura das paredes do vaso). ... 5. (
O raio de um círculo é sempre igual à metade do comprimento de seu diâmetro.Por exemplo, se o diâmetro for igual a 4 cm, o raio será igual a 4 cm ÷ 2 = 2 cm.Em fórmulas matemáticas, o raio é representado por r e o diâmetro, por d.
EXERCÍCIOS: 4) (UFPA) A área total de uma semi-esfera de raio 5 cm é: 25 π/3 cm²
Assim, o volume é calculado utilizando a medida do raio, a medida equivalente a um ponto na superfície da esfera ao centro.
...
Volume da Cunha EsféricaVC: é o volume da cunha;π: é o número pi (3,14);r: é a medida do raio da esfera;α: é o ângulo da cunha esférica.
O volume da pirâmide depende diretamente da área da sua base e da sua altura, então, o volume de uma pirâmide qualquer é igual à área da base vezes a altura da pirâmide dividido por três.
A área do cilindro (área total) corresponde a medida da superfície dessa figura, sendo calculada a partir da soma das duas bases mais a área lateral. Para tal, utilizamos a seguinte fórmula: área total = 2x área da base + área lateral.
Além do raio, a esfera possui elementos importantes, como os polos, o equador, o meridiano e os paralelos. Podemos também dividir a esfera em partes como o cunho e o fuso esférico. A área total e o volume de uma esfera são calculados por fórmulas específicas que dependem apenas do valor do raio dessa figura.
Como lavar colchão de espuma com água?
O que usar para limpar quadro?
Como limpar persianas de alumínio com gordura?
Quem tem direito a carteira de identidade militar?
Como fazer para esconder a Digital?
Como fazer RG de pessoa com deficiência?
Quais os fatores que estão levando os povos indígenas ao genocídio?
Como remover a pintura de uma tela?
Como realçar os olhos verdes nas fotos?
Como tirar fotos para vistoria de seguro?
Como deixar relógio na tela da TV Samsung?
Quanto tempo fica uma digital em um papel?
Como tirar o gosto ruim da pts?
O que tira giz de cera de mesa de plástico?
Como imprimir colorido em uma folha preta?