O volume de um cilindro é π r² h, e sua área de superfície é 2π r h + 2π r². Saiba como usar essas fórmulas para resolver um problema de exemplo.
Fórmula: Como Calcular?
Em qualquer região circular basta dividirmos o comprimento da mesma, pela medida do diâmetro, que encontraremos o valor correspondente a 3,14 aproximadamente. Com base nessa descoberta, o comprimento de uma região limitada por uma circunferência é calculada através da expressão matemática C = 2 * π * r.
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).
No cilindro é possível calcular diferentes áreas: 1 Área da base (Ab): essa figura é formada por duas bases: uma superior e outra inferior; 2 Área lateral (Al): corresponde a medida da superfície lateral da figura; 3 Área total (At): é a medida total da superfície da figura.
Meça a altura do cilindro. A altura é a distância entre as bordas das duas bases. Anote a medida. No nosso exemplo, vamos usar a altura de 10 centímetros. Multiplique a área da base pela altura. O volume do cilindro é como o volume da base circular estendido por toda a altura do mesmo.
Note que ao longo de todo o comprimento do cilindro, a medida do diâmetro será sempre a mesma. No cilindro é possível calcular diferentes áreas: Área total (At): é a medida total da superfície da figura.
Leia os artigos: 1. Calcule o volume de um cilindro cuja altura mede 10 cm e o diâmetro da base mede 6,2 cm. Utilize o valor de 3,14 para π. Primeiramente, vamos encontrar o valor do raio dessa figura.
Como cuidar de suculentas em vasos de vidro?
Qual o oposto da palavra frugal?
O que é uma pessoa que tem entusiasmo?
Como gerar um boleto no Agibank?
Como gerar um boleto do Bradesco?
Como colocar um desenho em escala no AutoCAD?
Como plotar no AutoCAD no layout?
O que é chance Dupla casa ou fora?