O amaciamento enzimático da carne é um resultado da degradação parcial dos componentes da carne. A papaína proveniente do mamão, a bromelina proveniente do abacaxi e a ficina proveniente do figo possuem efetiva ação amaciante.
O amaciamento que ocorre na carne durante o período de refrigeração das carcaças é um processo bioquímico que envolve a quebra das proteínas estruturais das miofibrilas musculares. Dentre os mecanismos envolvidos no processo de maturação das carnes, a degradação das proteínas miofibrilares parece ser o mais importante.
O amaciamento térmico melhora a digestibilidade da carne e a maciez, pois o efeito do calor ao desconfigurar a estrutura da proteína expõe as ligações peptídicas, facilitando o acesso das proteases digestivas e, assim, aumentando o aproveitamento deste nutriente.
Como agem os amaciantes de carne
Os amaciantes são enzimas proteolíticas, ou seja, que atuam diretamente nas proteínas da carne, rompendo as suas ligações e, consequentemente, aumentando a sua maciez. Essas enzimas conseguem amaciar as carnes mais fibrosas e resistentes, como os cortes de segunda do boi.
Para o amaciamento da carne são utilizados métodos: mecânicos, térmicos e químicos, sendo que neste último a carne é submetida à ação de enzimas. Dentre as mais utilizadas se destacam a papaína do mamão e a bromelina do abacaxi. Estas enzimas exercem sua ação principalmente no colágeno da carne.
45 curiosidades que você vai gostar
Atualmente o amaciamento das carnes pode ser feito por amaciantes industrializados, principalmente constituídos de papaína. Estes amaciantes industrializados apresentam vantagens de serem facilmente encontrados e de custo relativamente baixo, além de fácil utilização.
Sou consumidor fanático de PICANHA, fiquei SURPRESO com que comprei na Swift além de congelada e MATURADA (pra carne ficar mais macia) ela também foi amaciada Mecanicamente, ou seja um monte de furinhos na Picana perdendo todo o sangue e acabando ficando sem gosto e depois de assada ficou seca.
Os amaciantes de carne preparados comercialmente geralmente são seguros, mas contêm vários tipos de conservantes e aditivos alimentares. Estes ingredientes indesejáveis podem causar alguns efeitos colaterais, e por isso utilizar um amaciante de carne faz mal em certas cirtunstâncias.
O Amaciante de Carne Ajinomoto® pode ser usado em todos os tipos de carnes vermelhas. O produto deve ser aplicado entre 30 min e 1 hora antes do preparo. 30 g de produto amacia 1 kg de carne.
Como descobrir o endereço MAC de um notebook?
Como consultar processo judicial pelo número?
Como descobrir o endereço de IP do roteador Tp-link?
Como usar o VoiceOver no iPhone?
Como ouvir o YouTube com a tela bloqueada?
Como saber quando meu iPhone foi ligado pela primeira vez?
Como usar um servidor proxy para a rede local?
Como configurar adaptador wireless Xbox?
Quais os dias que o carteiro passa em minha rua?
Como iniciar uma sessão de coaching?
Onde fica o código na conta de luz?
Como calcular o consumo de um módulo?