O dióxido de enxofre, também conhecido como anidrido sulfuroso, é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um de enxofre; a sua fórmula química é SO₂. É um gás denso, incolor, não inflamável e altamente tóxico e a sua inalação pode ser fortemente irritante.
Para montar uma fórmula estrutural, é fundamental saber a quantidade de elétrons que cada átomo necessita para alcançar a estabilidade. Os compostos moleculares, ou covalentes, são formados por meio de ligações covalentes, aquelas nas quais não temos o envolvimento de metais (com exceção do Berílio) em sua formação.
SO2 (Dióxido de enxofre):
Inicialmente, o enxofre realiza duas ligações covalentes comuns, compartilhando dois pares de elétrons com um dos átomos de oxigênio, ficando ambos estáveis com 8 elétrons. Veja que nesse caso temos três átomos na molécula, podendo, então, haver a migração da ligação de um átomo para o outro.
O dióxido de enxofre é uma molécula formada pelas ligações duplas covalente entre átomos de S e O, cuja fórmula molecular é SO2 e apresenta geometria angular e caráter polar.
Fórmula molecular: CO2 Fórmula estrutural: O=C=O. ... Já o carbono possui 4 elétrons na camada de valência sendo que 2 fazem ligação com um oxigênio e 2 com o outro oxigênio.
16 curiosidades que você vai gostar
A fórmula estrutural é dividida em: plana, condensada, condensada linear e de Lewis.
A classificação estrutural representa, de acordo com o organograma, os vários níveis de divisão interna do organismo produtor: coordenadorias, departamentos, divisões, centros, setores e cada um dentro da estrutura executam determinadas atribuições.
Uma molécula pode ser classificada quanto ao número de átomos presentes, quanto à geometria e quanto à polaridade. Uma molécula pode ser representada graficamente por uma fórmula molecular, a qual contém o número de átomos presentes na molécula.
É um produto derivado da reação de diferentes processos, tais como: a combustão do carvão e dos hidrocarbonetos, a fermentação dos líquidos e a respiração dos seres humanos e dos animais. Também se encontra em fraca concentração na atmosfera terrestre.
b) Eletrônica: essa fórmula indica os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação dos pares eletrônicos, e também os elementos e o número de átomos envolvidos. É conhecida também como fórmula de Lewis. Exemplo: H• •O• •H (água).
02 C No SO2 , todas as ligações são covalentes polares e a geo- metria da molécula é angular, sendo, portanto, polar.
O trióxido de enxofre é uma molécula formada por ligações duplas covalente entre átomos de S e O, cuja fórmula molecular é SO3. Apresenta geometria trigonal plana com ângulos de 120º entre as ligações S=O, e por isso o momento dipolo da molécula é nulo, o que confere a ela um caráter apolar.
Apresenta geometria molecular linear.
A ligação metálica é a que se estabelece entre os metais. Os átomos metálicos possuem baixa eletronegatividade, e grande tendência a perderem elétrons da última camada, transformando-se em cátions.
A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.
O dióxido de enxofre apresenta geometria angular porque possui as seguintes características: Molécula triatômica (três átomos);
Podemos encontrar a fórmula molecular através das outras fórmulas dos compostos orgânicos. Veja como isso é feito em cada caso: Fórmula estrutural plana: Basta contar a quantidade em que cada elemento aparece, escrever o símbolo do elemento e o índice no lado inferior direito.
6. Diferente (<>) Símbolo responsável para retornar a confirmação se o valor ou referência é diferente de outra, como por exemplo: =A2<>B2 o resultado trará VERDADEIRO ou FALSO, quando o valor de A2 for diferente de B2.
Observação: Todo hidrocarboneto termina com o sufixo “o”. O que diferencia um hidrocarboneto do outro é o infixo, que indica o tipo de ligação. No caso dos alcanos, o infixo é “an". Fórmula Geral: CnH2n + 2 (em que n = qualquer número inteiro).
O gás carbônico é utilizado para alguns organismos realizarem a fotossíntese. O gás carbônico é um gás do efeito estufa. O carbono é encontrado nos seres vivos, atmosfera, ambientes aquáticos, solo e rochas.
Tipos de moléculas
Moléculas discretas: são as moléculas formadas por um número pequeno ou restrito de átomos. Estão presentes no estado gasoso e também no estado condensado; Molécula gigante: são as moléculas formadas por aglomerado de átomos ou íons.
Tipos de moléculas
Quando a molécula é composta por um número pequeno e restrito de átomos, sendo presente tanto no estado gasoso como no estado condensado, ela é chamada de discreta. Já quando ela é formada por um aglomerado de átomos ou íons, e existe apenas no estado condensado, é denominada de gigante.
Molécula é um conjunto de átomos, iguais ou diferentes, unidos por ligações covalentes. Essas espécies químicas são eletricamente neutras e representam a unidade formadora de uma substância. Existem moléculas simples, como o oxigênio (O2) do ar que respiramos.
Fórmula estrutural é a representação utilizada para demonstrar cada uma das ligações covalentes existentes entre os átomos de uma molécula. Fórmula estrutural do medicamento esomeprazol. Fórmula estrutural é uma das três formas de se representar um composto molecular (formado por ligações covalentes).
Como aumentar velocidade internet?
Como saber se a infecção de urina ou gravidez?
Em que década surgiu o esquema tático WM e quais são suas características?
Como identificar HPV no homem?
Como calcular o peso de uma peça?
Em que ano o Santos foi campeão do mundo?
O que é melhor para o motor gasolina ou etanol?
Como deixar o homem louco com palavras?
Quais são as três habilidades do Administrador explique?
Qual foi o fato que contribuiu para o aumento da população no Centro-oeste?
Quais são os 4 principais compostos orgânicos?
Como deve ser o ensino de Ciências nos anos iniciais?
Como saber se a raiz está morta?
Como ensinar o bebe a dormir no berço?