"A recomendação para ficar confortável com o biquíni ou a calcinha sem deixar a região exposta é depilar três dedos acima do clitóris e deixar dois dedos nas laterais. Os pelos não podem ser muito curtos, por isso, devem ter dois dedos de altura."
A depilação pode ser dispensável
Não é preciso depilar só porque tem consulta marcada. “Os pelos ajudam na manutenção do ambiente vaginal normal, além disso, sua presença não atrapalha em nada o exame ginecológico”, conta o médico.
Não se preocupe com a depilação
A verdade é que as mulheres têm medo de serem julgadas por acharem que os médicos olham para elas como homens, mas isso não é uma verdade. Você pode se depilar ou não, faça aquilo que você está acostumada e que a deixará mais à vontade na frente do ginecologista.
Para fazer o exame preventivo precisa se depilar? Não, para realizar o Papanicolau não é necessário se depilar.
Não necessariamente. A higiene está relacionada em primeiro lugar à limpeza da área, e não com a quantidade de pelos. "Pode-se ter uma higiene excelente mesmo com os pelos", explica a ginecologista Sueli Raposo, do laboratório Exame, em Brasília.
44 curiosidades que você vai gostar
1) A mulher pode depilar completamente a região íntima. 2) A remoção de pelos não aumenta a chance de infecções genitais, desde que a higiene local seja adequada.
“O organismo funciona como um todo, não é uma questão especificadamente da pele ou da área que tem os pelos”, comenta. Mas o que acontece é que se o pelo tiver maior em comprimento, ele retém mais líquido, secreção, e a chance de uma infecção (se não houver higiene) é maior.
Usar o creme normal para acalmar a pele recentemente depilada – tal como o gel de banho também muitos dos cremes de corpo contêm fragrâncias intensas, o que pode irritar a zona depilada. O ideal é aplicar um creme que acalme a pele, hidratantes suaves à base de aloe vera ou óleo de coco são boas escolhas.
Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada). Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve procurar o serviço de ginecologia.
O Papanicolau deve ser realizado entre o décimo e o vigésimo dia depois do primeiro dia de menstruação.
...
Preparo do exame de papanicolauNão ter tido relação sexual nas 72 horas anteriores ao exame;Não utilizar duchas de higiene íntima;Não utilizar cremes ou lubrificantes vaginais.
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.
Como funciona anulação do divórcio?
Qual o valor da pensão para 2022?
O que mantém o fluxo sanguíneo nas artérias e nas veias?
Qual é a força intermolecular mais intensa?
Como funciona a moeda Ethereum?
Qual a reação da força normal?
O que é memória cache e qual a sua função?
O que significa renúncia excedente 60 salários?
Quanto tempo o ceratocone evolui?
De quem é a competência para celebrar tratados internacionais?
Por que é bom cobrir o umbigo?
O que fazer quando se está com tontura e enjoo?