A forma correta de escrita da expressão é meio-dia e meia. A expressão meio-dia e meio, embora seja muito utilizada, está errada. Devemos utilizar a expressão meio-dia e meia sempre que quisermos referir a décima segunda hora do dia mais trinta minutos, ou seja, o meio-dia mais meia hora.
A expressão meio-dia e meio (12h 30min.)
O verbo SER concorda com o numeral que o acompanha, assim: “São duas horas, São três horas…”. Veja que a partir de duas horas, inclusive, usa-se o verbo SER no plural por ser tratar de mais de uma unidade de hora.
Portanto, é uma palavra variável, que pode mudar em gênero e número. Exemplos: Ao meio-dia e meia, as crianças já estavam meio cansadas. Forma incorreta: Ao meio dia e meio, as crianças já estavam meio cansadas.
“Mal” é uma palavra mais comum no nosso vocabulário do dia a dia. Vale ficar atento ainda sobre as flexões das duas palavras. “Mal”, como substantivo e no plural, torna-se “males”. “Mau”, como adjetivo no gênero feminino, vira “má” e, como plural, tem “maus” e “más”.
15 curiosidades que você vai gostar
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
Dica para empregar as palavras
Em situações em que mais ou menos se encaixar melhor o termo correto a usar será meio , onde couber a palavra metade , emprega-se o termo meia . Lembrando que na hora de aplicar essa dica você deve se atentar se são casos de adjetivos, advérbios, numerais ou substantivos.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.