A forma correta de escrita da palavra é rubrica, uma palavra paroxítona, com a sílaba bri como sílaba tônica: ru-BRI-ca.
É absurdo afirmarmos que o “certo” é rubrica (=a sílaba tônica é “bri”), porque não tem acento na escrita. O fato é o inverso: devemos escrever sem acento, porque rubrica é um vocábulo paroxítono (pronúncia normal para uma palavra terminada em “a”).
Quer se trate de um nome, quer se trate de um verbo, a palavra correcta é rubrica, sem qualquer acentuação. Trata-se de uma palavra grave e por isso devemos pronunciar /rubríca/ e não /rúbrica/.
Geralmente, para fazer a rubrica, se adota apenas o primeiro nome ou a união das primeiras letras do nome e dos seus sobrenomes. Como resultado, a rubrica fica com o aspecto de um pequeno desenho ou apenas de algumas letras unidas.
Significado de Rubrica
Título atribuído aos capítulos dos livros de direito canônico ou civil, normalmente grafados com letras vermelhas. Liturgia. Nota que, normalmente escrita com tinta vermelha, orienta o modo de celebrar ou de dizer o ofício; o conteúdo dessa nota. Apontamento; pequeno comentário; nota sucinta.
39 curiosidades que você vai gostar
- Não precisa assinar, basta uma... «rubrica» ou «rúbrica»? A forma correta é rubrica. Esta é uma palavra grave, ou seja, com acento tónico na penúltima sílaba (-bri-) e, em geral, as palavras graves não levam acento gráfico.
Toda e qualquer verba prevista como despesa em orçamentos públicos e destinada a fins específicos. Qualquer tipo de pagamento que não tenha dotação específica só pode ser realizado se for criada uma verba nova ou dotação nova para suprir a despesa.
Como fazer assinatura digital no WordAbra o documento. Assim como ocorre com o PDF, o documento Word também precisa estar aberto para ser assinado. ... Insira a assinatura. ... Preencha as informações. ... Insira a assinatura propriamente dita. ... Preencha a assinatura digital. ... Confirme. ... Salve sua assinatura digital.
Tente colocar as seguintes ideias em prática:Use elementos repetidos. As três formas ovais nessa assinatura criam um efeito de eco e ajudam a manter o desenho unificado.Deixe que as letras capitais englobem as minúsculas. ... Envolva a assinatura com voltas. ... Aumente a base das letras.
As rubricas são usadas nos roteiros de cinema ou teatro para indicar gestos ou movimentos dos atores, em pautas musicais ou em textos litúrgicos, para orientar as celebrações. Rubrica também corresponde a uma anotação em vermelho, nos livros religiosos, para orientação litúrgica.
Embora muitos pronunciem com timbre fechado, oficialmente devemos falar fornos com timbre aberto (/ó/).
Por considerar a palavra já integrada a nosso idioma, a forma correta registrada é re-cor-de (com e final e sem acento gráfico), devendo ser pronunciada rimando com acorde, concorde e discorde. Apesar da influência do termo em inglês e do uso generalizado, evite a pronúncia proparoxítona da palavra: re-cor-de.
caroço. O plural pronuncia-se com vogal aberta: caroços /ó/.
Como assinar PDF online:Carregue seu PDF em nossa ferramenta Assinar PDF.Crie uma assinatura eletrônica para colocar em seu documento.Adicione texto e data, se necessário.Clique em "Finalizar e assinar" e faça o download do documento assinado.
Rubrica orçamentária é uma verba prevista como despesa em orçamentos públicos e destinada a significados específicos. Rubricas legais são os percentuais mínimos do orçamento público a serem destinados a setores específicos (como saúde e educação).
São valores monetários autorizados, consignados na Lei Orçamentária Anual (LOA) para atender a uma determinada programação orçamentária.
Cada item de gasto presente na LOA é chamado de “dotação orçamentária” ou “rubrica orçamentária”. Essas rubricas são alocadas e detalhadas por órgãos da administração pública e executadas por unidades orçamentárias, que nada mais são do que as responsáveis pela realização do gasto público.
recorde m (plural: recordes m)
O primeiro deles é “RECORDE”. Muita gente costuma dizer “RÉCORDE”, com o “RE” como sílaba forte e ainda acentuando o “É”, mas aqui a tonicidade está em “COR”, e, por isso, a palavra não tem acento.
Que ultrapassa o que foi feito; que atinge o máximo das possibilidades (ex.: número recorde; valores recorde).
Segundo o Vocabulário de Rebelo Gonçalves (Coimbra, 1966), pronuncia-se: /cô-ro/ - /có-ros/, /côr-vo/ - /cór-vos/, /fôr-no/ - /fór-nos/.
Como saber se o bebê aspirou leite para o pulmão?
Porque enterrar uma pessoa a 7 palmos?
Onde pesquisar se tenho dinheiro a receber?
Como era a maquiagem dos anos 20?
Qual o papel da religião no mundo de hoje?
O que são e como se reproduzem os vírus?
Quais são os principais tipos de compressores?
Qual é o animatronic mais forte do FNaF 4?
Por que coloca vinagre no feijão?
O que brincar quando não tem nada para fazer?
Como por o bot de musica no discord?
Como o handebol era jogado quando foi criado?
O que fazer nos tempos livres?