As bactérias tem uma estrutura celular bem característica de células procarióticas: sem núcleo revestido de membrana (o núcleo dos procariontes é chamado de nucleóide), com plasmídeos, ribossomos, enfim, detalhados e ilustrados a seguir.
A maioria das células bacterianas possui parede celular, localizada externamente à membrana plasmática, formada por peptideoglicano ou mureína, que garante proteção e forma à célula. Além da parede, algumas bactérias possuem uma cápsula polissacarídica que envolve essa estrutura.
Cápsula.Fímbria.Nucleóide.Plasmídeo.Pilus.Ribossomos.Flagelo.Citoplasma.
Principais características das bactérias
As bactérias são microrganismos unicelulares que possuem membrana e citoplasma, mas que não têm núcleo definido. O material genético é o ácido desoxirribonucleico (DNA) que se encontra disperso no citoplasma. Há bactérias parasitas que causam doenças como cólera e pneumonia.
Quais as principais características de uma bactéria que a colocam num reino separado dos demais seres vivos? R: As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio, podendo ser eles extremos ou não como: mar, água doce, solo, ar e inclusive no interior de muitos seres vivos.
29 curiosidades que você vai gostar
A célula bacteriana, por ser procariótica, não possui organelos membranares nem DNA organizado em verdadeiros cromossomas, como os das células eucariotas.
A célula dos seres humanos é uma célula eucarionte e a célula das bactérias é procarionte, portanto nossas células não são iguais às células das bactérias.
As bactérias podem ser classificadas de acordo com vários critérios, sendo um deles a parede celular. De acordo com as características da parede celular desses organismos, podemos classificá-los em bactérias gram-positivas, gram-negativas e micoplasma.
De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo.
→ Tipos morfológicos básicos
Entre os tipos fundamentais, podemos citar: Bacilos: Bactérias com formato de um pequeno bastão. Cocos: Bactérias de formato esférico. Espirilos: Bactérias em forma de sacarrolha.
Tipos de agrupamentos bacterianos
As células bacterianas podem apresentar forma esférica (coco), de bastonete (bacilo), espiralada (espirilo) e de vírgula (vibrião). Os agrupamentos são desdobramentos dos formatos das células, como dois cocos unidos (diplococo), por exemplo.
Os vibriões apresentam formato de bastão curvado, como uma vírgula.
Quanto à tolerância ao pH, as bactérias podem ser classificadas em três categorias: neutrófilas, acidófilas e alcalinófilas.
Se considerarmos a forma de obtenção de alimento, podemos classificar as bactérias em autotróficas e heterotróficas. Entre as autotróficas, existem as fotossintetizantes (ou fotoautotróficas) e as quimiossintetizantes (ou quimiautotróficas).
Os microrganismos pertencem a três dos cinco reinos: as bactérias são do reino Monera, os protozoários e algas microscópicas são Protistas e os fungos microscópicos como leveduras e bolores pertencem ao reino Fungi. A célula é uma estrutura típica microscópica comum a todos os seres vivos.
Elas auxiliam: digestão de ruminantes, tratamento de esgoto, produção de antibióticos, fabricação de laticínios etc. As bactérias não são somente organismos causadores de doenças! Elas contribuem, e muito, para melhorar a qualidade ambiental e de vida de diversas espécies.
A principal característica dos seres procariontes, como as bactérias, é a ausência da carioteca, membrana nuclear que separa o DNA ou material genético do restante do conteúdo celular.
As bactérias são seres procariontes, ou seja, não possuem a membrana nuclear, mais corretamente chamada de carioteca.
A maioria das bactérias cresce melhor dentro de variações pequenas de pH, sempre perto da neutralidade, entre pH 6,5 e 7,5.
Esses resultados diferem dos encontrados em alguns trabalhos, nos quais, segundo Moreira & Siqueira (2002), em várias referências é mencionado que fungos são mais adaptados a pH menores que 5,0 e bactérias, a valores de pH entre 6 e 8.
Termófilos são microrganismos que conseguem sobreviver e se multiplicar em altas temperaturas, geralmente em uma faixa entre 40 a 70 ˚C. Grande parte dos membros desse grupo vivem em águas quentes associadas a atividades vulcânicas ou fontes hidrotermais.
Fermentam carboidratos e reduzem nitratos a nitritos. A estrutura de membrana se assemelha àquela de outros bacilos gram-negativos. Seu exemplo mais típico é o vibrião colérico (Vibrio cholerae, bactéria causadora da cólera). Esta espécie produz uma enterotoxina, importante para sua patogenicidade.
Causa. O vibrião da cólera é Gram-negativo e tem a forma de uma vírgula com cerca de 1-2 micrómetros.
Foi descoberto em 1883 por Robert Koch, e deve seu nome à sua aparência quando observado ao microscópio óptico. As cerca de 30 espécies incluídas nesse gênero são bastonetes gram-negativos, anaeróbios facultativos, móveis, curvados em forma de vírgula, possuindo de 1,4 a 2,6 micrômetros de comprimento. O V.
Classificação das bactériasCocos: bactérias que apresentam formato esférico. ... Bacilos: bactérias que apresentam formato de bastão. ... Espirilos: bactérias com formato helicoidal e rígidas.Espiroquetas: bactérias com formato helicoidal e flexíveis.Vibrião: bactérias que apresentam formato de vírgula.
Como se escreve o som que a cabra faz?
Como saber se o notebook é usado?
Quando o motor da geladeira está fraco?
Como saber se Office 365 e 32 ou 64 bits?
Como saber se o notebook está carregando desligado?
Como é feita a leitura da pressão arterial?
Como investigar síndrome de Cushing?
Como saber se o motor diesel está fumando?
O que come a aranha viúva negra?
O que acontece se o pH da piscina estiver baixo?
O que significa sonhar caminhando na areia da praia?
Como é que se escreve flauta em inglês?