Espessura mínima da laje maciça e) 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN; f) 15 cm para lajes com protensão apoiadas em vigas, l/42 para lajes de piso biapoiadas e l/50 para lajes de piso contínuas; g) 16 cm para lajes lisas e 14 cm para lajes-cogumelo.
Se a viga estiver em balaço, conhece-se o comprimento do balanço lb. A espessura de viga – bw, que deve ser sempre igual ou maior que 12 cm – pode ser considerada como a espessura da parede que a viga suporta, retirando-se o revestimento. ... Esta altura h pode ser usada em toda a viga, mesmo nos menores vãos.
Conhecendo os tipos mais comuns de laje
Geralmente utilizam ferragem treliçada, com vigas triangulares.
A laje é transformada em um piso de concreto armado sólido e monolítico utilizando concreto aplicado no local da construção. A espessura final da laje é de 12 a 30 cm dependendo da dimensão do vão e da exigência de carga.
A Viga W é utilizada principalmente em casas, galpões, quadras, pontes, ferrovias e outros projetos. ... Possui abas paralelas que permitem melhores ligações, encaixes e acabamentos estruturais. Já a Viga I possui um melhor encaixe entre as peças, com acabamento mais bonito e preciso.
15 curiosidades que você vai gostar
A laje para forro H8 só pode ser utilizada em vãos pequenos. Ele suporta somente o peso do telhado, caixa d água e pessoas fazendo manutenção. Já a laje para piso H12, é utilizada na divisão dos andares em casas com mais de um pavimento (sobrados).
As lajes de piso têm espessura mínima de 8 cm, caso a laje seja de cobertura esse limite é reduzido para 7 cm, lajes que suportam veículos possuem o limite mínimo de 10 cm, o limite será elevado para 12 cm, caso o veículo tenha peso acima de 30 KN.
Um dos cuidados é com a espessura do concreto sobre a laje, que deve ter pelo menos 3 centímetros. No caso da inserção de tubulações na laje, a espessura cresce para 4 centímetros, se os tubos possuírem diâmetro máximo de 12,5 milímetros.
A altura das vigas deve ser preferencialmente modulada de 5 em 5 cm, ou de 10 em 10 cm. A altura mínima indicada é de 25 cm. Vigas contínuas devem ter a altura dos vãos obedecendo uma certa padronização, a fim de evitar várias alturas diferentes.
O uso de vigas-faixa tem se mostrado bem aceitável pelos projetistas de estruturas, pois proporcionam um único horizonte de fôrmas e escoramento, sem contar a facilidade do embutimento de tubulações horizontais na parte inferior da laje.
O vão máximo recomendado para vigas de concreto armado é de 12 metros. Acima disso, passa a ser uma estrutura muito pouco econômica e existem outras soluções melhores. Em contrapartida, o vão mínimo recomendado é de 3 metros.
Dimensões mínimas
A seção transversal das vigas não deve ser inferior a: 15cm em vigas-parede; 12cm nas demais vigas.
A espessura das formas para pilares são padronizadas de 2,5mm a 6mm, de acordo com o diâmetro e a pressão de concreto a ser suportada. Já o comprimento varia de acordo com a necessidade da obra, podendo chegar a 8 metros. Para colunas maiores, pode-se usar seções separadas de tubos de papelão.
Um ponto de negligência ainda comum hoje em dia são as dimensões mínimas de um pilar, desde de 2014 a NBR 6118 não permite mais a utilização de pilares com dimensões mínimas de 12 cm. ... Apenas em casos específico é possível a utilização de pilares de 12 cm e ainda atendendo a todos os requisitos da NBR 6118/14.
Não esquecer que a altura do concreto deve ser no mínimo de 4 cm e no máximo de 5 cm. O concreto deve cobrir completamente todas as tubulações embutidas na laje.
As lajes treliçadas (tanto de isopor quanto de cerâmica) são mais indicadas para obras residenciais, comerciais ou industriais de pequeno e médio porte, com vãos máximos de 12 metros.
A laje h8 tem altura de 5 centímetros no concreto, no isopor 11 centímetros e suporte de peso por metro cúbico de 10 a 12 kg. Pode ser utilizada em obras maiores, porém o importante é o espaço entre cada apoio, em que as vigas serão descarregadas nos pilares.
Já se a carga pesar cerca de 400 quilos e o máximo do vão for 5 metros, é necessário optar por uma laje com treliças h12. É aconselhável que na medida em que a carga for acrescida sobre a laje ou vão, é preciso que aumente a capa do revestimento em concreto.
Laje treliça H8 são geralmente utilizadas como laje forro, vencem pequenos vãos e suportam baixas sobrecargas. Laje treliça H10 são utilizadas tanto como laje piso quanto laje forro, quando o vão ultrapassa o limite da H8.
De modo geral, no projeto de uma viga de concreto armado, o dimensionamento à flexão e o deslocamento vertical (flecha) determinam as dimensões da seção transversal e a armadura longitudinal. O dimensionamento da viga ao esforço cortante é normalmente feito na seqüência, determinando- se a chamada armadura transversal.
O cálculo da área de fôrmas para vigas é bastante simples, basta encontrar seu perímetro e multiplicar pela extensão. Lembrando que, para obter um resultado mais preciso, é necessário descontar a altura das lajes adjacentes, pois a própria laje fará o fechamento do topo da viga.
Que metáforas podemos encontrar no poema Tecendo a manhã?
O que é Eneagrama na psicologia?
Pode passar Maizena na brotoeja?
Qual é a voz mais aguda feminina no canto lírico?
Como cuidar de uma biblioteca?
O que acontece quando o exame do cotonete da Positivo?
Qual o suco de uva mais saudável?
Qual é a região mais rica da Alemanha?
Como é o caderno do professor?
Como criar uma pasta segura no celular?
Qual é o sinônimo de desordenadamente?
Qual a indicação do Corticorten?