Introdução. Os ossos do crânio fazem parte do esqueleto axial, conjunto de ossos que protege o sistema nervoso central. O neurocrânio é a parte do crânio que envolve o encéfalo e as meninges cranianas, sendo formado por 8 ossos: frontal, parietais (2), occipital, temporais (2), etmoide e esfenoide.
A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).
Os ossos móveis são a mandíbula e os do ouvido (bigorna, martelo e estribo). A abóbada craniana envolve e protege o cérebro, fazendo parte também da cavidade do nariz e das órbitas. Como a craniossinostose é peculiar ao crânio, somente os ossos cranianos serão abordados.
A estrutura craniana é formada por 22 ossos, sendo oito deles da caixa craniana e 14 da face. “Entretanto, a contagem pode aumentar para 28 se considerarmos os três ossículos de cada orelha, que não ajudam a compor o crânio, mas estão contidos nele, no interior dos ossos temporais”, conclui Cardoso.
A base do crânio é dividida em três fossas, anterior, média e posterior. O limite da fossa anterior é feito pela pequena asa do esfenóide (porção medial) e, lateralmente, pelo osso frontal. O limite entre as fossas média e posterior é dado pela borda saliente do rochedo, uma parte do osso temporal.
O crânio possui um teto, denominado calvaria e uma base, composta pelo osso esfenoide, occipital e temporal. Dentre os ossos que fazem parte do neurocrânio, ainda podemos citar os ossos etmoide e parietal.
mandíbula
A mandíbula é o único osso do crânio que apresenta articulação móvel.
O crânio é uma caixa óssea que tem como função proteger o cérebro e os órgãos do olfato, da visão e da audição, além dos órgãos externos do sistema respiratório e digestório. Ele é formado por 28 ossos....Fossas cranianas.
Fossa craniana | Descrição |
---|---|
Fossa craniana anterior | Composta pelos ossos frontal, esfenoide e etmoide. |
O crânio possui a função de proteger o encéfalo e garantir a mastigação, em razão da presença da mandíbula, entre outras funções. Podemos classificar os ossos que formam o crânio em dois grupos: ossos faciais e cranianos.
O Crânio - Divide-se, para estudo, em ossos da face e ossos do crânio propriamente dito. Ele pode ser dividido em calota craniana ou calvária e base do crânio. A calvária é a parte superior do crânio e é formada pelos ossos: Frontal, Occipital, e Parietais. A base do crânio forma o assoalho da cavidade craniana.
Veja no quadro abaixo os principais ossos do neurocrânio: Apresenta uma perfuração grande e oval responsável por permitir a comunicação do cérebro com o canal vertebral. É um osso irregular ímpar que fica localizado na base do crânio antes dos temporais e da porção basilar do osso occipital.
*Ossos ímpares são ossos situados na linha média e que não possuem outro semelhante no corpo. Ossos pares são ossos situados lateralmente e que possuem outro semelhante do lado oposto. * Em antropologia são empregados como pontos de mensuração. * Em antropologia são empregados como pontos de mensuração.
Anatomia do crânio Ossos do crânio: neurocrânio e viscerocrânio. O crânio é separado por três partes, que são neurocrânio, viscerocrânio e ouvido médio. Conheça abaixo cada uma delas. Neurocrânio. O neurocrânio corresponde à
Qual o valor do seguro desemprego para quem ganha 1100?
O que fazer quando encontrar uma lacraia?
Pode colocar água quente na garrafa pet?
Quando inicia o 6 mês de gestação?
O que posso comer depois de extrair um dente?
Faz parte da classe de risco 9?
É normal sentir ansiedade todo dia?
Qual MEI para transporte de cargas?
Como Melhorar a espada no Minecraft?
O que o símbolo da radiação significa?
O que é preciso para solicitar a curatela do idoso?
Quanto de força g um ser humano suporta?