Quando os átomos ligados por covalência são iguais não há diferença de eletronegatividade. Nesse caso, dizemos que a ligação é covalente apolar. Se houver diferença de eletronegatividade entre dois átomos, com o compartilhamento desigual, a ligação será covalente polar.
Ligação covalente apolar: Quando a ligação ocorre entre dois átomos de um mesmo elemento químico, não há diferença de eletronegatividade entre eles e, por isso, a distribuição dos elétrons ao redor do núcleo de ambos os átomos é simétrica e não há formação de polos carregados positivamente ou negativamente na molécula.
Quanto maior a diferença de eletronegatividade, maior será a polaridade da ligação. Um exemplo: a molécula de água é composta por hidrogênio (H) e oxigênio (O).
Ligação polar ( ) Geralmente, acontece em moléculas de átomos diferentes. Exemplos: Observe que a ligação entre I e F é mais polar do que a ligação entre H e Cl. Se o valor for maior que 1,7, a ligação é iônica.
Moléculas polares são estruturas que apresentam dois polos e interagem por meio de forças dipolo induzido. Moléculas polares são aquelas que apresentam polos (positivo e negativo) e unem-se por meio desses polos, ou seja, polo positivo de uma molécula liga-se ao polo negativo da outra.
A ligação covalente apolar ocorre quando dois átomos com eletronegatividades iguais formam uma ligação covalente. ... Na molécula de H – H, gás hidrogênio, os átomos de hidrogênio compartilham igualmente os elétrons da ligação. É dito que os elétrons de uma ligação covalente apolar estão equidistantes dos átomos.
Ligações covalentes polares: estabelecida entre elementos químicos diferentes, ou seja, que possuem eletronegatividades diferentes. Na molécula de hidrogênio a ligação é covalente apolar, pois como não há diferença de eletronegatividade os elétrons compartilhados ficam distribuídos igualmente entre os dois átomos.
A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. Se essa distribuição for simétrica, a ...
Observe como isso é feito abaixo: Se esse valor ultrapassar 1,7, a ligação deixa de ter caráter covalente e passa a ser iônica, porque a atração do elemento sobre o par eletrônico é tão grande que a ligação covalente se rompe, tornando-se uma ligação iônica.
Ligações polares: a diferença de eletronegatividade entre os átomos da ligação é diferente de zero. Como a molécula de cloro é formada por átomos de um único elemento químico, ela não apresenta diferença de eletronegatividade, sendo assim, sua ligação é apolar.
Quantas substituições táticas pode acontecer em cada tempo de jogo?
Como as ondas sonoras são produzidas nos instrumentos de sopro?
Como sistema nervoso atua na produção desses hormônios?
Para que serve a farinha de berinjela?
Como funciona ofertas públicas?
Como funciona o modo ventilação do ar condicionado?
Qual é o barco mais rápido do GTA SA?
Quantos anos farmacêutico aposenta?
O que fazer para ter um bom café da manhã?
Como conectar Wi-fi Direct impressora HP?
Como funciona o Fórum de conciliação na Justiça Federal?
O que é ter consideração pelas pessoas?
Quanto é a assinatura da Cobasi?
Quantas cápsulas de creatina se toma por dia?
Como funciona a lei de afastamento de gestante na pandemia 2021?
Como fazer o touch screen do notebook voltar a funcionar?