Quando os átomos ligados por covalência são iguais não há diferença de eletronegatividade. Nesse caso, dizemos que a ligação é covalente apolar. Se houver diferença de eletronegatividade entre dois átomos, com o compartilhamento desigual, a ligação será covalente polar.
Ligação covalente apolar: Quando a ligação ocorre entre dois átomos de um mesmo elemento químico, não há diferença de eletronegatividade entre eles e, por isso, a distribuição dos elétrons ao redor do núcleo de ambos os átomos é simétrica e não há formação de polos carregados positivamente ou negativamente na molécula.
Quanto maior a diferença de eletronegatividade, maior será a polaridade da ligação. Um exemplo: a molécula de água é composta por hidrogênio (H) e oxigênio (O).
Ligação polar ( ) Geralmente, acontece em moléculas de átomos diferentes. Exemplos: Observe que a ligação entre I e F é mais polar do que a ligação entre H e Cl. Se o valor for maior que 1,7, a ligação é iônica.
Moléculas polares são estruturas que apresentam dois polos e interagem por meio de forças dipolo induzido. Moléculas polares são aquelas que apresentam polos (positivo e negativo) e unem-se por meio desses polos, ou seja, polo positivo de uma molécula liga-se ao polo negativo da outra.
A ligação covalente apolar ocorre quando dois átomos com eletronegatividades iguais formam uma ligação covalente. ... Na molécula de H – H, gás hidrogênio, os átomos de hidrogênio compartilham igualmente os elétrons da ligação. É dito que os elétrons de uma ligação covalente apolar estão equidistantes dos átomos.
Ligações covalentes polares: estabelecida entre elementos químicos diferentes, ou seja, que possuem eletronegatividades diferentes. Na molécula de hidrogênio a ligação é covalente apolar, pois como não há diferença de eletronegatividade os elétrons compartilhados ficam distribuídos igualmente entre os dois átomos.
A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. Se essa distribuição for simétrica, a ...
Observe como isso é feito abaixo: Se esse valor ultrapassar 1,7, a ligação deixa de ter caráter covalente e passa a ser iônica, porque a atração do elemento sobre o par eletrônico é tão grande que a ligação covalente se rompe, tornando-se uma ligação iônica.
Ligações polares: a diferença de eletronegatividade entre os átomos da ligação é diferente de zero. Como a molécula de cloro é formada por átomos de um único elemento químico, ela não apresenta diferença de eletronegatividade, sendo assim, sua ligação é apolar.
Como desenhar um esquema elétrico?
Como ligar para a polícia sem ser identificado?
Como tirar mancha de roupa suor?
Como funciona a prancha Titanium?
Como usar o removedor de manchas do Lightroom?
Quanto custa em média o cento do salgado?
Como tirar manchas de espinhas do rosto em pele negra?
Como escrever por extenso números grandes?
Como medir com o osciloscópio?
Como inserir o código da operadora de forma automática?
Como ligar um cabo de rede em dois computadores?
Como tirar mofo de tecido com bicarbonato?