O fato de "ela" não aparecer na sentença é indicativo de um sujeito oculto, e não de um sujeito inexistente. c) CORRETA. Também chamado de "sujeito oculto", o "sujeito desinencial" é aquele que não aparece de forma explícita na frase.
O sujeito será classificado como determinado elíptico (existem outras nomenclaturas, sujeito oculto ou sujeito desinencial) quando ele não for apresentando de maneira explícita na oração. Ele poderá ser reconhecido por meio da desinência verbal ou do contexto em que a oração é empregada.
Sujeito oculto ou sujeito elíptico: é aquele que não está explícito na oração, mas pode ser determinado pela flexão número-pessoa do verbo, ou por sua presença em alguma oração antecedente.
O que diferencia o sujeito oculto do sujeito indeterminado é o fato de eles poderem ser ou não identificados. O sujeito oculto é determinado, porque ele pode ser identificado. Mas, o mesmo não acontece com o sujeito indeterminado, como o seu próprio nome indica.
Sujeito determinado elíptico (oculto ou desinencial): O sujeito assim será classificado quando ele não for explicitamente citado na oração. Mesmo que ele não seja um elemento óbvio na construção frasal, será possível identificá-lo por meio da análise do contexto da oração e da desinência verbal.
38 curiosidades que você vai gostar
Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.
O sujeito é o elemento que pratica ou sofre a ação expressa pelo verbo de uma frase. Para identificá-lo, basta fazermos uma pergunta sobre tal ação; observe: “O ajudante da loja correu muito com o veículo.”
Alternativa correta: c) Gostamos de pular Carnaval. O sujeito oculto, também chamado de elíptico, desinencial ou implícito, é aquele que não está declarado na oração.
Tipos de sujeitoSujeito simples. Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. ... Sujeito composto. ... Sujeito oculto ou sujeito desinencial. ... Sujeito determinado. ... Sujeito indeterminado. ... Sujeito inexistente (oração sem sujeito)
Como funciona o corretor do teclado?
O que é controle e avaliação do planejamento estratégico?
Como funciona o controle de oscilação de reboque disponível na XLS XLT e Limited?
Para que serve o controle parental?
Como limpar e energizar jaspe amarelo?
Como descobrir a senha do meu roteador Intelbras?
Qual é a origem dos japoneses?
O que é contrato de trabalho PJ?
Quem foi o responsável pela implantação da enfermagem moderna no Brasil?
Como ocorreu a ocupação da península balcânica?
Como funciona o chip de internet ilimitada?
Como ocorreu o desenvolvimento inicial do cristianismo *?
Como ocorreu o processo de independência em Cuba?
Como ocorreu a proclamação da independência e qual é a reação de Portugal ao fato?