Qual a diferença entre procedimento comum e ordinário?

Pergunta de Eva Renata Pinheiro Faria Lima em 27-05-2022
(14 votos)

As diferenças do procedimento comum sumário com o procedimento comum ordinário são: - A audiência deve ser realizada no prazo máximo de 30 dias. (No rito ordinário o prazo é de 60 dias). - O número máximo de testemunhas é de cinco (art.

O que é um procedimento ordinário?

Procedimento ordinário

Procedimento será ordinário quando a pena máxima em abstrato do crime cometido for maior ou igual a 4 anos. Este procedimento se inicia com a denúncia do réu (ação penal pública), ou com a queixa-crime (ação penal privada). Neste procedimento as partes poderão arrolar até 8 testemunhas.


O que é um procedimento comum?

É o rito que se aplica a todas as causas para as quais a lei processual não haja instituído um rito próprio ou específico. No CPC/1973, o procedimento comum se subdividia em dois ritos diferentes: o ordinário e o sumário. Nota-se que a lei atual não regulou o procedimento sumário.

Qual é a diferença entre procedimento comum e procedimento especial?

Pode ser comum ou especial. Procedimento especial: é aquele disciplinado pela lei. Ex: mandado de injunção, habeas data, ação civil pública. Procedimento comum: é aquele que não há procedimento especial previsto em lei para que seja solucionado o conflito.

Quais crimes seguem o procedimento ordinário?

394, § 1º, CPP): – Ordinário – aplicável para os crimes com pena máxima igual ou superior a 04 anos. – Sumário – aplicável para os crimes com pena máxima inferior a 04 anos. – Sumaríssimo – aplicável para os crimes de menor potencial ofensivo da Lei 9.099/95 (pena máxima não superior a 02 anos) ou contravenções penais.

Diferenças entre procedimento comum ordinário e procedimento comum sumário.


23 curiosidades que você vai gostar

Quais são as características e quais crimes se aplica o procedimento comum ordinário?

§1º O procedimento comum será ordinário, sumário ou sumaríssimo: I - ordinário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade; ... - Os crimes cuja pena máxima cominada não seja superior a dois anos. - As contravenções penais.

Quais são as etapas do procedimento comum ordinário?

AS FASES DO PROCEDIMENTO COMUM (ORDINÁRIO/SUMÁRIO)1 – Recebimento da denúncia ou queixa. ... 2 – Absolvição Sumária (julgamento antecipado da lide) ... 3 – Citação e Interrogatório. ... 4 – Audiência de Instrução e Julgamento. ... 5 – Relatório. ... 6 – Ação Civil. ... 1 – OFERECIMENTO DA DENÚNCIA. ... 2 – CITAÇÃO DO RÉU.

O que é um procedimento especial?

O procedimento especial refere-se ao disciplinamento da prática de atos processuais em algumas ações específicas, sem a necessária observância das regras do procedimento comum.

Quais são os procedimentos especiais?

Segundo o CPC, há duas modalidades de procedimentos especiais, os de jurisdição contenciosa e os de jurisdição voluntária. Os de jurisdição contenciosa se referem à solução de litígios, enquanto os de jurisdição voluntária apenas à administração judicial de interesses privados não litigiosos.



Outras questões

Quanto equivale 5mcg de vitamina D?

Quais as doenças que causam olhos amarelos?

Como receber a fatura da Vivo por E-mail?

O que a onda pode transportar?

Como transformar auxílio-doença em aposentadoria?

Quanto tempo é válido o exame psicotécnico?

Porque dar doce no dia de Cosme e Damião?

Onde encontrar argilominerais?

Porquê usar repelente com Icaridina?

Quem construiu as ruínas de São Miguel?

Qual tela de TV é melhor?

Quais são as características do centro cirúrgico?

Quais as causas dos problemas sociais do Brasil?

Qual é o objetivo do grau de solvência?

Qual a maior fabricante de cimento do mundo?

Qual é a primeira placa do YouTube?

Como colocar digital no celular Samsung?

Como registrar escolha PNLD 2022?

Como acabar com o lag do PS4?

O que causa a síndrome de Tietze?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com