A forma "podia" pertence ao pretérito imperfeito do modo indicativo, que designa um fato passado mas não terminado, dando ideia de continuidade, de um processo que no passado era constante. ... A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados.
presente: posso, podes, pode, podemos, podeis, podem; pretérito imperfeito: podia, podias, podia, podíamos, podíeis, podíamos; ... futuro do presente: poderei, poderás, poderá, poderemos, podereis, poderão; futuro do pretérito: poderia, poderias, poderia, poderíamos, poderíeis, poderiam.
Quanto à utilização do pretérito imperfeito do indicativo (devia) ou do futuro do pretérito (deveria), depende do que se pretende dizer. Devia usa-se quando não se tem certeza: “Você devia estar doente”. Deveria usa-se quando é uma sugestão que seria interessante: “Você deveria ter ido ao médico”.
Podíamos vem do verbo poder. O mesmo que: conseguíamos, lográvamos, suportávamos, aguentávamos, tolerávamos, expúnhamos.
Podíamos está no pretérito imperfeito do indicativo e poderíamos está no futuro do pretérito do indicativo. O pretérito imperfeito do indicativo se refere, principalmente, a um fato que tinha uma ocorrência habitual no passado, expressando uma ideia de continuidade e de duração no tempo.
42 curiosidades que você vai gostar
Significado de Poderiam
Poderiam vem do verbo poder. O mesmo que: conseguiriam, lograriam, suportariam, aguentariam, tolerariam, exporiam.
Tanto podemos escrever em enviar-nos como em nos enviar. Com uma diferença: em enviar produz um em-en, ou seja, uma cacofonia – que se desfaz pela colocação do pronome entre a preposição e o verbo.
Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).
Por exemplo: Naquela época os estádios eram mais seguros, eu podia ir em todos os jogos do meu time. A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados. ... Se ele tivesse estudado mais, poderia ter passado no concurso.
De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.
Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que. Indica também o ato de haver a possibilidade e de estar com dívidas.
Ser obrigado a pagar; possuir obrigações com: devia uma fortuna ao pai; continua devendo ao governo; quem deve teme. Sentir obrigação ou agradecimento por; estar sujeito a: devia várias obrigações à mãe; deve a bondade à mãe.
Apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito. O segundo verbo não sofre flexão. Sendo assim, o correto é devem ser.
Puderam, poderam ou poderãoPuderam e poderão são formas verbais corretas do verbo poder. Poderam está errado. Puderam indica passado.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo poder na 3ª pessoa do plural. Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Podiam está no pretérito imperfeito do indicativo e poderiam está no futuro do pretérito do indicativo.
IndicativoPresente. euposso. tupodes. elepode. nóspodemos. ... Pretérito Imperfeito. eupodia. tupodias. elepodia. nóspodíamos. ... Pretérito Perfeito. eupude. tupudeste. elepôde. ... Pretérito Mais-que-perfeito. eupudera. tupuderas. elepudera. ... Futuro do Presente. eupoderei. tupoderás. elepoderá ... Futuro do Pretérito. eupoderia. tupoderias. elepoderia.
Exemplos: Eu pude, tu pudeste, ele/ela pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam. Meu amigo não pôde vir ontem, pois tinha que estudar para o exame de espanhol. Pode – A forma “pode”, sem acento circunflexo no “o”, indica que a ação ocorre no momento em que se fala.
Assim sendo, “pôde” e “pode” existem na Língua Portuguesa, mas devem ser utilizados de maneiras diferentes. “Pôde”, com acento circunflexo, é o pretérito perfeito do verbo “poder”; já a forma “pode”, sem acento, é a forma do presente do indicativo do mesmo verbo.
As duas formas são corretas. Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: - Irei de férias quando puder.
– Se há dois verbos na frase que pedem coisas diferentes, não dá para usar nem “aonde”, nem “onde”. Exemplo: “Vou aonde você está” ou “Vou onde você está”. Os verbos “ir” e “estar” exigem construção diferente (um indica movimento e outro permanência). Além disso, o verbo “estar” não admite a preposição “a”.
Está é a forma verbal do verbo estar conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). É usado maioritariamente para indicar o presente do indicativo: ele está, ela está, você está.
Flexão de estar. Associa-se à uma característica de um ser, que pode ser momentânea ou permanente. Exemplo de uso da palavra Estarem: O mérito de estarem recebendo prêmios, é todo deles.
OBS.: Os únicos pronomes de tratamento que admitem crase antes de si são senhora e senhorita .
6) Nesse quadro de exemplos de utilização intercambiável do pronome pessoal oblíquo átono ou do pronome pessoal oblíquo tônico se inclui a resposta à indagação da leitora, em que estão corretas ambas as variáveis da frase que ela apresentou: (i) "Enviem-me a resposta" (correta); (ii) "Enviem para mim a resposta" ( ...
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
Onde comprar papel envelhecido?
Como separar a palavra substituíram?
Quantas parcelas tem o prato cheio?
Como separar a sílaba da palavra caô?
O que é um religioso hipócrita?
Como medir defasagem no osciloscópio?
Qual é a sílaba tônica de casamento?
Como faço para saber se existe uma empresa com o mesmo nome?
Como separar a palavra Bailao?
Qual é a sílaba mais forte da palavra estátua?
Como se separa a palavra violino?
Como saber o resultado do Encceja 2008?
Como separar a sílaba da palavra ausência?
Como saber se eu ficaria bonito de barba?
Como ir de Copenhaga para Oslo?
O que muda no hemograma de uma grávida?