A redundância ou tautologia, também chamada de “pleonasmo vicioso”, é um vício de linguagem. Ocorre, portanto, devido à desatenção do enunciador. Desse modo, diferentemente do pleonasmo de reforço ou estilístico, a redundância não possui uma intenção expressiva, e seu uso é condenado pela norma culta.
O que é uma redundância:
A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".
É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”. O caso do pleonasmo vicioso é a caracterização da superabundância de palavras para expressar uma ideia ou um desejo.
Existem dois tipos de pleonasmo: o literário e o vicioso. São tipos diferentes a depender da intenção de quem enuncia o discurso e da maneira como isso é feito.
Quais são os tipos de redundância?Duplicação de dados. ... Duplicação de sistemas. ... Duplicação de redes. ... Duplicação do data center. ... Duplicação de infraestrutura física. ... Aumenta a disponibilidade dos serviços. ... Não interrompe a geração de receitas. ... Reduz as paralisações das operações.
26 curiosidades que você vai gostar
Redundância de redes envolve a contratação de pelo menos dois serviços de internet de operadoras diferentes. Na falha ou indisponibilidade de uma, a outra garante a conexão, mantendo a rede ativa. A duplicação também melhora a qualidade do serviço, evitando congestionamento, pois divide o consumo de banda larga.
Conforme falamos, redundância significa adicionar componentes ou funções críticas à infraestrutura de TI para garantir total ininterruptibilidade quando um dispositivo ou componente principal falha. Esse termo foi criado porque o objetivo é manter o tempo de inatividade de todo o sistema zerado.
Exemplos de personificação
"O cachorro dizia a todos seus amigos animais para fazerem silêncio". (De forma subjetiva, característica da personificação, foi usada a expressão dizer para atribuir ao cachorro uma característica humana). As “ondas beijavam” a areia branca da praia.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Diferença entre redundância e pleonasmo
O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
De origem grega, polys – pleon – pleonasein (muito), pleonasmo significa redundância. Esse vício de linguagem acontece quando palavras redundantes são utilizadas sem função, uma vez que o sentido da mensagem já foi alcançado antes com a apresentação de outras palavras.
ClassificaçãoSilepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino);Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural;Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.
Quando usar
No geral, a redundância deve ser evitada, pois pode passar a impressão de que o texto está fraco e vazio, por ficar dando voltas na mesma conclusão.
Significado de Repetição
substantivo feminino Ação ou efeito de repetir ou de se repetir. Grafismo. Erro caracterizado pela duplicação de palavra(s) ou frase(s). [Música] Ação que, sinalizada por um sinal na partitura, repete uma parte da música.
O que é Redundante:
Ela tem origem do latim redundare, que significa “voltar”. Uma pessoa é redundante quando conta a mesma história por diversas vezes, não modificando o que diz ou prolongando o seu discurso, fazendo com que a mensagem esteja carregada de repetições.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Muito comum em obras literárias, a personificação consiste na atribuição de conceitos, histórias e características humanas (físicas ou sentimentais) a animais ou a objetos inanimados. Ou seja, é possível identificar a personificação quando o autor humaniza um animal ou ser inanimado.
Prosopopeia ou personificação é a atribuição de características humanas a seres não humanos ou inanimados. A prosopopeia também é entendida como figura de linguagem do animismo, pois, como o próprio nome diz, trata-se de um processo de animação dos personagens em um texto literário ou campanhas publicitárias.
O que é Metonímia:
A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis. A causa pelo efeito, ou vice-versa: viver do trabalho. O inventor pelo invento: comprar um Ford.
O primeiro passo para implementar a redundância de rede no seu ISP ou empresa consiste em traçar um plano. A ideia deve analisar a infraestrutura existente, considerando, por exemplo, que mesmo uma redundância de software extensa não pode funcionar se há falhas na rede de energia.
Controle de redundância: Evita a duplicidade de informações a fim de manter o banco consistente e econômico quanto ao espaço de armazenamento gasto. Controle de Acesso: permite a configuração dos níveis de acesso de diferentes usuários.
A redundância consiste em possuir, no mínimo, duas opções ou recursos de hardware, ou dispositivo de segurança (basicamente falando), integrados ao dispositivo origem, seja ele um computador, servidor ou ambiente de dados.
Como solicitar pedido de compra?
O que são 300 mega de internet?
Como usar bepantol e hipoglos na virilha?
Qual óleo doTERRA para ansiedade?
Quantas vezes pode fazer Skincare na semana?
É necessária anuência do credor para alienação de imóvel hipotecado?
Quais são as classificações dos títulos de crédito?
É bom fazer musculação todos os dias?
É bom fazer exercícios à noite?
Como a amônia é transportada pelo organismo?
Quando a escola pode reclassificar o aluno?
Quem pode ser citado por meio eletrônico?
Pode limpar o rosto com bicarbonato?